primeiro, que seja aquele que

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Missão.
Advertisements

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
ESTA VIÚVA POBRE DEU MAIS DO
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
O Maior.
Judas procurava uma oportunidade para O entregar.
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Igreja-Mãe.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
A eucaristia Começar.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
VÓS ABANDONAIS O MANDAMENTO DE DEUS PARA SEGUIR A TRADIÇÃO DOS HOMENS.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
Tema do 22º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
Alegrai-vos e exultai-vos,
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com Ele. O Evangelho apresenta-nos o.
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis ; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15.
Tema do 25º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 25º Domingo do Comum convida os crentes a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria.
Tema do 28º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que.
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
Transcrição da apresentação:

primeiro, que seja aquele que O filho do homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM Aprofundando os textos bíblicos: 23 DE SETEMBRO DE 2012 Aprofundando os textos bíblicos: Sabedoria 2,12.17-20 Salmo 54(53) Tiago 3,16-4,3 Marcos 9,30-37

Jesus revela que seu messianismo se concretiza no serviço até a doação da própria vida: O Filho do Homem será entregue às mãos dos homens, e eles o matarão. Mas três dias após sua morte, ele ressuscitará (v.31). Os discípulos, preocupados em saber quem é o maior, não compreendem a mensagem do Messias sofredor. Querer ser o maior é ocupar o lugar de Deus. Cristo, com as predições da paixão, anuncia o caminho oposto através do despojamento e obediência até a morte na cruz.

Sentado, como Mestre, ele proclama a novidade: Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos (v.35). Jesus exorta a transformar a ambição do poder em atitude de serviço. Jesus coloca uma criança no meio dos discípulos, abraçando-a com amor, pois a criança desprotegida de ambição, é modelo de simplicidade e acolhimento à boa nova de Cristo. O verdadeiro discípulo acolhe Jesus como o Messias Servo, que enfrenta a morte para comunicar a vida plena a toda a humanidade.

A 1ª leitura ,Sabedoria 2,12.17-20 mostra que o justo, perseguido e humilhado, mas defendido por Deus, prefigura Jesus que em sua morte é socorrido pelo Pai. Avisa os cristãos de que escolher a “sabedoria de Deus” provocará o ódio do mundo. Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem a “sabedoria de Deus”: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida.

No Salmo, 54(53) a pessoa, em meio às aflições, clama por justiça e é levada pela confiança a fazer promessa de oferecer sacrifícios de ação de graças.

Na 2ª leitura, Tiago 3,16-4,3 a verdadeira sabedoria, que vem do alto, edifica a comunidade. A exorta os cristãos a viverem de acordo com a “sabedoria de Deus”, pois só ela pode conduzir o homem ao encontro da vida plena. Ao contrário, uma vida conduzida segundo os critérios da “sabedoria do mundo” irá gerar violência, divisões, conflitos, infelicidade, morte.

O Evangelho Marcos 9,30-37 apresenta-nos uma história de confronto entre a “sabedoria de Deus” e a “sabedoria do mundo”. Jesus, imbuído da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projeto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, imbuídos da lógica do mundo, não têm dificuldade em

entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto. Jesus avisa-os, contudo, de que só há lugar na comunidade cristã para quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres.

Atualizando Jesus, escolhendo ser o último e o servo de todos, ensina a viver o amor que supera as divisões e injustiças sociais. Seguindo seu exemplo e Palavra, possamos nos converter de toda a ambição de poder para sermos construtores de um mundo novo de paz e justiça.

A palavra de Deus na celebração Na celebração, Jesus se faz servo e entrega-se totalmente: “Eis o meu corpo, eis o meu sangue, dados por vós”. Nele, nos tornamos uma oferta agradável a Deus. Que a participação na mesa eucarística nos ajude a “colher os frutos da redenção na liturgia e na vida” (oração pós-comunhão). TEXTOS EXTRAIDOS DA : REVISTA DE LITURGIAIr. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi PORTAL DAHONIANOS Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ! Marineves Jesus de Lima