SESSÃO 8 EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES: ALAVANCANDO A CAPACIDADE INOVADORA NUM MUNDO GLOBAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
COMPETITIVIDADE GLOBAL
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
CAPÍTULO 8: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Estratégia Empresarial
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Planejamento Estratégico do PGQP
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA Contábeis 01 Plínio Borges 06/23857 Ivan Teléscio 05/84568 Verônica Paula 06/43904 Tiago Lucas 05/94261.
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
GLOBALIZAÇÃO – Produção
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
Arranjos Produtivos Locais-APLs e Desenvolvimento Regional (Endógeno)
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
dos Objectivos à Concretização
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
DESAFIOS DA EMPRESA BRASILEIRA NA COMPETIÇÃO GLOBAL
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Conferência Anual AIP/AJEco “Que futuro para a indústria portuguesa?” Centro de Congressos de Lisboa 15 de Dezembro de 2005 PORTUGAL E O INVESTIMENTO INTERNACIONAL.
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
TECA – Tecnologias para agricultura
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
CAPÍTULO 4 PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. 4.1 INTRODUÇÃO.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
CAPÍTULO 10: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
Transcrição da apresentação:

SESSÃO 8 EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES: ALAVANCANDO A CAPACIDADE INOVADORA NUM MUNDO GLOBAL

INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE PLAYERS NÃO TRADICIONAIS NOVAS ‘ONDAS’ DE INVESTIDORES INTERNACIONAIS INVESTINDO PARA OBTER CONHECIMENTO E LEGITIMIDADE COMPETINDO PELA BASE DA PIRÂMIDE EXEMPLOS INDIANOS E CHINESES

O CASO WIPRO

EMPRESAS METANACIONAIS Características Básicas Aprender no Mundo Vender no Mundo

Inserir-se em ‘bolsas’ de novos conhecimentos 6 LIÇÕES DA PERIFERIA Tornar-se um prospector global de conhecimento Inserir-se em ‘bolsas’ de novos conhecimentos Atrair o conhecimento especializado de vários locais do Mundo Combinar conhecimento em produtos e serviços inovadores Difundir a compreensão da inovação na empresa Alavancar a inovação para o mercado mundial

AS CAPACIDADES DA METANACIONAL SENSING novo conhecº rapidamente PROSPECÇÃO ACESSO MOBILISING conhecº disperso MOVER CAPACIDADES FUNDIR CAPACIDADES OPERATIONALISING eficientemente as inovações APLICAR às actividades correntes ALAVANCAR as capacidades

BORN GLOBALS Um novo tipo de empresa Uma lógica de actuação global (no sourcing de conhecimentos, de inputs e/ou nas vendas) desde o início Contraria a visão tradicional do processo de internacionalização da empresa

O QUE NOS DIZ A LITERATURA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO? EXISTÊNCIA DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, DISTINTIVAS O QUÊ? Produtos... ... mas cada vez mais – Serviços COMO? Exportação como forma inicial de internacionalização... ... mas cada vez mais – Conjugação de Formas Diversas de Actuação ONDE? Proximidade Geográfica e Psicológica

A LÓGICA INCREMENTAL A GEOGRAFIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO PADRÃO DE CONTIGUIDADE GEOGRÁFICA E PSICOLÓGICA

O QUE OBSERVAMOS EM PORTUGAL? (I) INTER-ACÇÃO ENTRADA-SAÍDA DE INVESTIMENTO PORQUÊ? CRESCIMENTO DA EMPRESA NUMA PERSPECTIVA INCREMENTAL MOTIVAÇÃO SECUNDÁRIA: REATAMENTO DE LAÇOS E EXTENSÃO DE REDES DE COOPERAÇÃO

O QUE OBSERVAMOS EM PORTUGAL? (II) COMO? EXPORTAÇÃO COMO FORMA DOMINANTE mas... CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO DO INVESTIMENTO NO ESTRANGEIRO NA SEGUNDA METADE DOS ANOS 90 AS EMPRESAS COM INVESTIMENTOS NO EXTERIOR TÊM NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS E DE CAPACIDADES SUPERIORES À MÉDIA IMPORTÂNCIA CRESCENTE DOS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS COM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

O QUE OBSERVAMOS EM PORTUGAL? (III) ONDE? PROXIMIDADE GEOGRÁFICA E PSICOLÓGICA Geografia : Europa Língua Portuguesa

INTERNACIONALIZAÇÃO RÁPIDA MAS... SOB O PADRÃO DOMINANTE VÃO SURGINDO NOVAS EXPERIÊNCIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO RÁPIDA PORQUÊ?

UM NOVO CONTEXTO UM TEMPO QUE ‘ACELEROU’ UM MUNDO QUE ‘ENCOLHEU’ O INCREMENTALISMO JÁ NÃO É O QUE ERA !!!

UM MUNDO QUE ‘ENCOLHEU’ GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS E DOS PADRÕES DE CONSUMO GLOBALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS O PODER DAS IMAGENS DE MARCA ALIANÇAS COMO FORMA DE PRESENÇA MUNDIAL DISPERSÃO DOS CENTROS DE INOVAÇÃO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

UM TEMPO QUE ‘ACELEROU’ A REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS A COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA A RESPOSTA RÁPIDA A REPLICAÇÃO IMEDIATA A IMPORTÂNCIA DO INTANGÍVEL

DUAS PERSPECTIVAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO B TEMPO (ANOS) ESPAÇO (PROXIMIDADE) ABORDAGEM INCREMENTAL TEMPO (ANOS) ESPAÇO AS ‘BORN GLOBALS’

BORN GLOBALS: DEFINIÇÃO DIFERENTES PROPOSTAS: EM BUSCA DE UM CONSENSO DEFINIÇÃO OPERACIONAL (Baseada em Andersson & Wictor, 2001) “Empresas cujas vendas no exterior atingiram pelo menos 25% do volume de negócios no prazo de 3 anos após a sua criação e que, desde o início, procuram obter uma vantagem competitiva significativa através da utilização de recursos e da venda de outputs em múltiplos países”

BORN GLOBALS PORTUGUESAS EXEMPLOS ALTITUDE Software para Call Centers BIOTECNOL Desenvolvimento de matérias primas farmacêuticas (recombinação de proteínas) CALZEUS Calçado para teen-agers CHIPIDEA Concepção de chips para aplicações específicas CRITICAL Software para prevenção de acontecimentos críticos Y DREAMS Informação de geo-referenciação para aplicação em sistemas multi-média

QUADRO DE ANÁLISE CAPACIDADES DO EMPREENDEDOR RECURSOS INTENSIVOS EM CONHECIMENTO CAPITAL RELACIONAL IDEIA ESPECÍFICA DE NEGÓCIO NICHO GLOBAL

O PROCESSO EMPREENDEDOR

CAPACIDADES DO EMPREENDEDOR VISÃO DO NEGÓCIO IMPULSO INTERNACIONAL: ‘O MUNDO COMO ESPAÇO DE ACTUAÇÃO’ NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO ELEVADO PERSUASÃO: CAPACIDADE DE MOBILIZAR OUTROS

INTENSIDADE EM CONHECIMENTO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO E COMPLEXO (FREQUENTEMENTE ANCORADO EM INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA) RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO (APLICAÇÕES, PERCEPÇÃO DOS CLIENTES) FILOSOFIA DE MUDANÇA E MELHORIA CONTÍNUA PROPORÇÃO SIGNIFICATIVA DE RECURSOS ENVOLVIDOS EM ACTIVIDADES DE I&D

O PAPEL DO CAPITAL SOCIAL INTERNACIONALIZAÇÃO ‘FORMATAÇÃO’ DE OPORTUNIDADE LANÇAMENTO DE PROJECTO EMPRESARIAL Acordos de cooperação intern. Reputação internacional Identificação de oportunidades Espaços de aprendizagem Janelas de Oportunidade Redes de colaboração Opinião de pares Desenvolvimento/ validação de ideias Competências complementares Formação de equipas Mobil. Recursos financeiros Credibilidade

ASPECTOS ESPECÍFICOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO A OPORTUNIDADE ENCARADA COMO ‘GEOGRAFICAMENTE ABERTA’ IDENTIFICAÇÃO DE UM NICHO GLOBAL (COM CONTORNOS CAMBIANTES) A INTERNACIONALIZAÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE PROXIMIDADE GEOGRÁFICA OU PSICOLÓGICA DIVERSIDADE DE ACORDOS COOPERATIVOS PAPEL DOS GRANDES CLIENTES COMO ORIENTADORES E APOIOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO OBJECTIVOS MULTI-FACETADOS DA PRESENÇA INTERNACIONAL: O ESPAÇO GLOBAL NÃO É APENAS UM MERCADO MAS TAMBÉM UMA FONTE DE RECURSOS E DE APRENDIZAGENS

CONCLUSÕES A BORN GLOBAL COMO UM NOVO TIPO DE EMPRESA A RELEVÂNCIA DO FENÓMENO É INFLUENCIADA PELO CONTEXTO SECTORIAL, EMBORA NÃO SEJA EXCLUSIVAMENTE HIGH-TECH A DIMENSÃO ‘GLOBAL’ NÃO SE OBSERVA APENAS PARA JUZANTE, MAS TAMBÉM PARA MONTANTE AS BORN GLOBALS ESTÃO ASSOCIADAS À EXPLORAÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS SOCIAIS E CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS A CAPACIDADE DE ORQUESTRAR REDES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, EM DIFERENTES PLANOS, É DECISIVA A APRENDIZAGEM INTERNACIONAL NÃO É MARGINAL: É CENTRAL PARA O DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DO PROJECTO EMPRESARIAL

PROJECTOS TRANS-NACIONAIS Relevância crescente Aplicações múltiplas Intra-empresa Inter-empresas

EQUIPAS TRANS-NACIONAIS Equipas intra- e inter-empresas O desafio das diferenças culturais Lealdades múltiplas versus objectivos conjuntos Co-localização versus equipas virtuais

A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE RELAÇÕES