Teatro de Sombras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

Aprendizagem da construção do “Falso Vitral”
TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
Sinal para SUBIR SINAL PARA SUBIR
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Artesanato e Personagens
Locomoção Prof. Susana Almeida.
Sétima Arte.
O treino do GUARDA-REDES
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
ARTES CÊNICAS.
Design e Criação de Personagens
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
Orientação & Mobilidade
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Como fazer um trabalho em POWERPOINT
EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
U E S C Comunicação Social.
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
DISCIPLINA: Praticas Interdisciplinares PROFESSORA: Raimunda Oliveira DATA: 15/02/2013 O corpo vive a interpretação dos sentimentos. A percepção automatiza-se.
Vamos estudar banda desenhada!
O FUNDO DO MAR TURMA: 2ª A Professoras: Luciana Trevisan
História e Técnicas de Animação por Anna Morais Revisão – Parte 2.
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
O TEXTO DRAMÁTICO.
RECURSOS COM PALAVRAS E GESTOS
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Processo de Reciclagem do Vidro
Exemplos Resolvidos pág. 145
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Breve história da fotografia
Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.
Ciências da Natureza -5º ano Professora Ilda Gonçalves Novembro 2007
Tangram.
Teatro de Animação Um pouco da História…
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão WEBQUEST CADEIRINHA.
Desenho da Família.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
GUIA DE ESTILOS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA PETWORKING POR MEZCLA DESIGN.
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica.
O rouxinol.
                                                                                                                                               Escultura.
Entrada de dados, estilo convencional. Adriel Soares e Silva Gustavo Scapini Alles Introdução a Computação.
Aula 04 – Técnicas de Animação Prof. Claudio Benossi
Instruções para painel de arte Colaborativa Tema: SOLIDARIEDADE Data de entrega: 12/06/2015. Use e abuse da sua criatividade para.
Projeções Tiago Santos.
ATLETISMO REVEZAMENTO.
Comportamento e Natureza da Luz
Microsoft Surface Índice O que é Microsoft Surface Quais são os componentes do Microsoft Surface Como funciona o Microsoft Surface Como reconhece os.
B a s t i d o r e s : O Quarto. Apresentação: 0 O projecto que vou desenvolver: 0 Apresentação da peça O Quarto de Harold Pinter Grupo de Teatro Wi-Fi.
LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,
O problema da clareza narrativa. A partir de 1904 o cinema americano torna-se progressivamente mais orientado para a narrativa. Aparecem as bobines mais.
A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
Para quem é detalhista, que gosta de desafios ou é meio artista, sugerimos cofrinhos personalizados e com estilo. Neles você coloca toda a sua criatividade.
A HISTÓRIA DOS BONECOS DE MARIONETE
Como se deslocam os animais?
DESLOCAÇÃO NO MEIO TERRESTRE. Deslocação no Meio Terrestre  Apoio da totalidade do pé no chão  Deslocações lentas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal.
A dança na educação infantil
O TEATRO.
Transcrição da apresentação:

Teatro de Sombras

Origem O teatro de sombras é uma arte muito antiga originária da China. Segundo uma lenda, no ano 121, o imperador Wu Ti, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “reino das sombras”, caso contrário, seria decapitado.

Quando, no teatro de sombras, se usa o corpo como personagem deve-se ter e conta que é importante actuar lentamente e manter os gestos. Se fizer movimentos muito rápidos, os espectadores não compreendem o que se está a fazer. Os contornos do corpo têm maior evidência quando se coloca o actor perfil.

O mago usou a sua imaginação e através da pele de peixe confeccionou a silhueta de uma bailarina. Colocou no jardim, uma cortina branca contra a luz do sol, para assim aparecer a sombra da bailarina. Desde esta altura apareceu o teatro de sombras. Para representar uma peça de teatro de sombras, tem que se ter em conta os seguintes elementos: o projector, as silhuetas e o ecrã.

As personagens podem ser elaboradas com diversos materiais como folhas de acetato, material de plástico, como por exemplo garrafa, películas transparentes que podem se coloridas ou não, chapas de RX. Para além do uso de materiais também é possível representar com o nosso próprio corpo ou apenas com as nossas mãos.

Corpo em Negativo O uso do nosso corpo é uma das possibilidades de representarmos teatro de sombras.

As mãos que contam As mãos são outro material que pode ser utilizada no teatro de sombras. Com as mãos podemos fazer formas diferentes que representam diversos personagens. Geralmente as mãos são usadas para representar histórias a partir de canções ou poesias. Ou seja a história está a ser contada através de um gravador ou narrador e os actores apenas fazem os gestos com as mãos.

Exemplos de sombras chinesas que representam animais ou possíveis personagens Cágado Pica-Pau Sapo Coelho

Caracol: Ao mover lentamente as mãos vê-se o caracol em movimento Caracol: Ao mover lentamente as mãos vê-se o caracol em movimento. Se mover os dedos da mão direita, as antenas do caracol mover-se-ão Cavalo: Para o cavalo galopar basta subir e descer as mão, movendo-as sempre em frente Caranguejo: Para o caranguejo andar, basta mexer os dedos à medida que se desloca para o lado Cão Serpente: a língua da serpente é feita de tiras de papel colocadas entre o dedo anelar e o médio Jacaré

Palhaço Chefe Índio Peru Elefante Canguru Porco

Objectos em Contraluz Os objectos, cujos contornos o permitam, também podem ser usados no teatro de sombras, fazendo parte integrante do cenário. Por exemplo um aglomerado de caixas pode fazer de pequenas cidades ou aldeias, entre outros. Pode-se também utilizar outros objectos com ramos, arbustos, flores, jarras, cadeiras, camas, etc. Ou seja pode-se usar qualquer objecto que seja necessário para a peça desde que este permita a passagem do foco de luz.

Formas e Técnicas do teatro de Sombras As formas usadas no teatro de sombras podem ser feitas de diversos materiais: O próprio corpo; Um Boneco (fantoche ou marioneta) – Neste caso é necessário adaptar um cabo ao boneco para permitir move-lo de um lado para o outro. Objectos do ambiente Circundante; Silhuetas confeccionadas – Figuras planas que podem ser coloridas ou não por onde o foco de luz passe e projecte a imagem no ecrã.

As técnicas que podem ser utilizadas são várias, basta usar um pouco de criatividade e imaginação e pode-se fazer silhuetas e personagens interessantes. Uns dos materiais que se pode usar e é mais económico são os de desperdício como embalagem de plástico. Pode-se usar também papel de celofane colorido, folhas de acetato que se podem pintar. A projecção das figuras pode ser feita numa tela de tecido ou na parede. No primeiro caso o foco de luz deve estar situado por detrás das figuras, no segundo caso o foco de luz deverá estar à frente das figuras.