1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Funções Cognitivas Perceção
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 3/1 Teoria da Informação Shannon & Weaver (1949) Quantificar a.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Teoria do Circuito Fechado
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Medidas de Erro AE CE VE E
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
C&A /2001 Grupos de trabalho Temas do trabalho
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Propriedade dos NÚMEROS Naturais
EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
Circunferência E Polígonos Lição nº 91/92 11 de Abril de 2002
ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA
Técnicas de Contagem.
Técnica de Contagem.
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Derivada e integral de uma função
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Sociologia – Unidade 3.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
SEMANA DA MATEMÁTICA FÓSFOROS
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Objeto do conhecimento: Elemento Químico
Salas de Matemática.
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Funções Mentais Superiores
A ilusão e a Arte da ilusão
Luís Conde – Educação Visual – Abril de 2006
Cor O que é a cor? Eugénia João.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
1.
Fundamentos de Psicologia Experimental
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
GEOMETRIA DESCRITIVA Aulas 2 e 3.
1 Representa no geoplano figuras a teu
Medidas de Dispersão Aula 8.
PROFESSORA :Rosângela Alves
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
PERCEPÇÃO DA FORMA Figura e Fundo
PSICOLOGIA COGNITIVA PERCEPÇÃO.
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
(A psicologia da Forma)
PERCEPÇÃO.
Gestaltismo ..
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
como percebemos, organizamos e interpretamos os estímulos.
“O QUE OS OLHOS NÃO VEÊM O CORAÇÃO NÃO SENTE”
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Transcrição da apresentação:

1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção º 2º 3º 4º

2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção H = log 2 N N = 16H = log =16H = 4 Acontecimentos Equiprováveis H = E p i log 2 1/p i N i=1 p i – probabilidade de ocorrência do acontecimento

3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção A percepção do mundo que nos rodeia é feita de forma activa mas indirecta através da análise e interpretação das sensações. A percepção não pode ocorrer na ausência de sensação A sensação é bidimensional enquanto que a percepção é tridimensional. A imagem na retina (sensação) está invertida enquanto que a percepção é feita correctamente Relação Sensação / Percepção

4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Princípios da Percepção A Percepção é Selectiva - nem toda a informação é tratada A Percepção envolve inferência - o aspecto apetitoso, doce ou suculento - constância da forma - constância posicional - constância da cor e do brilho

5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção - Distorções Horizontais-Verticais - Figuras Ambiguas – o mesmo estímulo pode resultar em percepções diferentes mudando a nossa atenção - Figuras Paradoxais ou Impossíveis - Ficções – vemos o que não existe As ilusões representam um exemplo de inferência As ilusões existem porque construímos ou lemos a profundidade e a distância em desenhos bidimensionais

6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção A Percepção é Organizada Princípios Proximidade - elementos próximos tendem a ser percebidos como formando um conjunto Fecho - as figuras fechadas são mais facilmente percebidas Continuidade e Simetria - elementos similares dispostos em linhas rectas ou curvas são percebidas como contínuas Similaridade - elementos iguais tendem a ser percebidos em conjunto pertencendo ao mesmo padrão Figura e Fundo - algumas partes de um estímulo aparecem como fundo e o resto como forma Relação Parte Todo - o todo é mais do que a soma das partes

7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Ilusão de Muller-Lyer Ilusão Horizontal-Vertical Ilusão de Ponzo Ilusão dos círculos

8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Triângulo de Kanizsa Cubo de NeckerTriângulo de Penrose Figura impossível

9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Relação parte-todo Proximidade x x x x x x x x x x x Fecho Proximidade Relação parte-todo

10 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Similaridade Continuidade e simetria x x x x x x x x x x x x x x x x x x

11 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Espiral de Fraser

12 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Figura e Fundo

13 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção

14 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção

15 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção

16 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção A Perspectiva

17 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção