1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção º 2º 3º 4º
2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção H = log 2 N N = 16H = log =16H = 4 Acontecimentos Equiprováveis H = E p i log 2 1/p i N i=1 p i – probabilidade de ocorrência do acontecimento
3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção A percepção do mundo que nos rodeia é feita de forma activa mas indirecta através da análise e interpretação das sensações. A percepção não pode ocorrer na ausência de sensação A sensação é bidimensional enquanto que a percepção é tridimensional. A imagem na retina (sensação) está invertida enquanto que a percepção é feita correctamente Relação Sensação / Percepção
4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Princípios da Percepção A Percepção é Selectiva - nem toda a informação é tratada A Percepção envolve inferência - o aspecto apetitoso, doce ou suculento - constância da forma - constância posicional - constância da cor e do brilho
5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção - Distorções Horizontais-Verticais - Figuras Ambiguas – o mesmo estímulo pode resultar em percepções diferentes mudando a nossa atenção - Figuras Paradoxais ou Impossíveis - Ficções – vemos o que não existe As ilusões representam um exemplo de inferência As ilusões existem porque construímos ou lemos a profundidade e a distância em desenhos bidimensionais
6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção A Percepção é Organizada Princípios Proximidade - elementos próximos tendem a ser percebidos como formando um conjunto Fecho - as figuras fechadas são mais facilmente percebidas Continuidade e Simetria - elementos similares dispostos em linhas rectas ou curvas são percebidas como contínuas Similaridade - elementos iguais tendem a ser percebidos em conjunto pertencendo ao mesmo padrão Figura e Fundo - algumas partes de um estímulo aparecem como fundo e o resto como forma Relação Parte Todo - o todo é mais do que a soma das partes
7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Ilusão de Muller-Lyer Ilusão Horizontal-Vertical Ilusão de Ponzo Ilusão dos círculos
8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Triângulo de Kanizsa Cubo de NeckerTriângulo de Penrose Figura impossível
9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Relação parte-todo Proximidade x x x x x x x x x x x Fecho Proximidade Relação parte-todo
10 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Similaridade Continuidade e simetria x x x x x x x x x x x x x x x x x x
11 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Espiral de Fraser
12 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção Figura e Fundo
13 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção
14 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção
15 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção
16 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção A Perspectiva
17 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Sensação e Percepção