CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Linguagem Corporal.
Distúrbios Psicomotores
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Pensamento e linguagem
Os Órgãos e Os Sentidos.
INTERACÇÃO MÃE/ BEBÉ “…estes momentos interpessoais são cruciais na formação de experiências através das quais o bebé aprende a relacionar-se com outras.
José Salomão Schwartzman
José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie
FENÔMENOS E os nossos Sentidos.
Visão.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Sociedade, Cultura e Percepção
Tecnologia em Marketing
IV Seminário Internacional de Bibliotecas Pública e Comunitárias
Teste da Orelhinha.
Programação Neurolinguistica
RELAÇÕES PRECOCES.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Os Sentidos Percepção e sensações.
Prof. MsC. Marco A. Togatlian
OS CINCO SENTIDOS.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
O que é Aprendizagem?.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Os sentidos.
  Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Curso: Educação Básica Ano Lectivo: 2009/2010 Disciplina: Aquisição da Linguagem.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Funções iniciais da oralidade
JOÃO E OS 5 SENTIDOS Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
Estratégias de eLeraning que funcionam Robert N. Bilyk.
NOMES:Beatrice e Frederico
O Processo de Socialização - Crianças Selvagens
Você sabe quando seu bebê está feliz?
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Desenvolvimento motor
Características dos Seres Vivos
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Tipos de Comunicação.
Sensação Aula 1.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Cientistas mostram que aquele papo que você tem com o seu filho desde quando ele está em sua barriga estimula áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades.
AS EMOÇÕES.
Relações Precoces.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Educação Especial: Surdez
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Linguagem Natureza e Aquisição.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Os 5 Sentidos.
Bebes recém nascidos: um convite a reflexões teóricas
Menina dos Olhos de Atibaia Avaliação e triagem dos alunos
Consciência do corpo: Eu e os meus 5 sentidos
OS CINCO SENTIDOS.
O desenvolvimento da linguagem da criança
As raízes genéticas do pensamento e da linguagem Vigotski
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Os cinco sentidos Visão Olfacto Gosto ou Paladar Tacto Audição.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Os nossos sentidos….
Transcrição da apresentação:

CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será que as capacidades precoces do bebé minimizam a importância dos processos de desenvolvimento e da aprendizagem?

CAPACIDADES PRECOCES Percepção dos bebés – capacidade de absorver informações através dos vários sentidos perceptivos (visão, audição, etc.) e de conferir sentido ao que absorveram (Flavell, et al. 1993, p.25). A percepção é o ponto de partida para operações mais complexas (ex. raciocínio, inferências, solução de problemas).

PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO Surpresa Expressão facial de surpresa quando acontece algo que o bebé não espera Preferência O bebé observa por um período mais extenso o que gosta, em oposição ao que não gosta Habituação/Desabituação Declínio da atenção à medida que o estímulo repetido se torna familiar. Reemergência do interesse quando o estímulo é renovado.

AUDIÇÃO Conseguem situar a origem do som Conseguem distinguir o som da voz humana de outros sons Interessam-se pela fala “à bebé” Preferem a “sua” língua São sensíveis aos fonemas (2 meses) Os bebés humanos nascem com capacidades perceptivas que os sintonizam para as propriedades da linguagem oral

VISÃO O sistema visual do recém-nascido é ainda imaturo – visão desfocada Percepção da cor: por volta dos 2 meses Acuidade visual: vêem nitidamente a cerca de 30cm, o que lhes permite iniciar o estabelecimento de uma relação com a mãe. Cerca dos 7 /8 meses a sua acuidade visual é semelhante à de uma adulto. Exploração visual Endógena: movimentos dos olhos na escuridão Exógena: sensibilidade às diferenças na iluminação Percepção de rostos Os recém nascidos preferem o rosto humano Com dois dias reconhecem o rosto da mãe

PALADAR E OLFACTO Os recém-nascidos são sensíveis a diferentes odores e são capazes de os distinguir. Mostram clara preferência pelo cheiro do leite materno Preferem sabores doces As expressões faciais, em resposta a diferentes sabores, assemelham-se às dos adultos.

TOQUE, TEMPERATURA E POSIÇÃO São sensíveis ao toque e demonstram-no virando-se para o local onde foram tocados. Tornam-se mais activos se a temperatura baixa. Respondem com movimentos oculares a mudanças bruscas na sua posição.

APRENDIZAGEM Condicionamento Clássico – processo de aprendizagem no qual os comportamentos existentes anterior, passam a ser desencadeados por um novo estímulo. Ex: luz/som/pestanejar os olhos Operante – processo de aprendizagem através do qual as mudanças de comportamento são moldadas pelas consequências desse comportamento, dando origem as comportamentos novos e mais complexos. Ex: alimentação Imitação – formas rudimentares

VIDEO Os bebés começam mesmo do nada (tábua rasa), ou estão as fundações do desenvolvimento presentes à nascença? Justifique. Que indicadores não-verbais nos podem revelar a vivência perceptiva do bebé? De exemplos de metodologias utilizadas no estudo das competências perceptivas? Aprender a linguagem é um processo recíproco. Comente.