ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Desafios e oportunidades do EAD
O Aluno.
Evasão em Cursos A Distância.
O Aluno a Distância.
O Cenário Virtual.
Estudos Orientados TI Aula 1
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Preconceito entre Estrangeiros no Ensino de PLE
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Estudos Orientados TI Aula 1 – 2014/1
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Tipos de Tutoria.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Monitores: João Paulo Silva do Monte Lima
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
SAI – SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ETE ALCÍDIO – 79,1% PROCESSO - 82,7% PROCESSO - 82,7% PRODUTO - 72,8% PRODUTO - 72,8% BENEFÍCIO - 82,2%
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Carlos Visão Global Social
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Papel do Tutor em EAD.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Contact Center Modelo: 100% presencial, com metodologia voltada para solução de problemas práticos (webquest)*. Carga horária: 400 horas mais.
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Novos Modelos de Empresa
Conquistando Seu Lugar No Mercado De Trabalho Ernandes Rodrigues Bel. Administração de Empresas Esp. Formação Docente para EAD Mestre em Educação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
XI ENARSE Brasília 2013 CASE - AMERICANA - SP VIRTUAL & PRESENCIAL UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO.
• Manejo – Formação – Professor.
Recrutamento e Seleção
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Competências Profissionais
Etec Aristóteles Ferreira
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE ASSUNTO: ANÁLISE DE OPINIÕES SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DISCIPLINA: COMPUTADORES E SOCIEDADE ALUNOS: CÁSSIO FORGIARINI MARTINS LEANDRO RAMOS DE OLIVEIRA PATRICK PIVOTTO VIERA PERÍODO: DEZEMBRO DE 2006 A MARÇO DE 2007

INTRODUÇÃO Motivação: - Crescimento da EAD; - Oportunidade a mais para todos; - Diversidade dos cursos: especialização, graduação, pós-graduação. Objetivos: Opiniões de alunos, ex-alunos, professores e empresários sobre EAD: satisfação, situação no mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO Projeto da atividade e definição do cronograma. Breve estudo sobre EAD: adquirir mais conhecimentos. Preparação dos questionários: 1 para cada tipo de entrevistado. Entrevistas: Por e-mail ou presencialmente. Análise das opiniões e escrita do relatório.

ENTREVISTA DE ALUNO Fernanda Pires: Curso Superior de Tecnologia de Marketing, na UNOPAR. Motivação: Baixo custo e leva menos tempo. Aulas: 1 vez por semana; “Todos os alunos se reúnem num mesmo espaço virtual”. Professores: fácil acesso, dominam o conteúdo. Avaliações: Provas e trabalhos, mínimo de 50%; Prova objetiva em Ijuí; Mínimo de 75% de presença. Vantagens: Curta duração, baixo preço, bom conteúdo, específico, escolha de horários, professores qualificados. Desvantagem: Desvalorização do profissional no mercado.

ENTREVISTA DE EX-ALUNO Viviane Ferreira: Pós-graduação em Gestão Comercial Estratégica, na UnB. Motivação: Poder estudar à distância. Aulas: 1 vez por semana, sábados pela manhã; Tirar dúvidas em diversos horários, com professores online. Avaliações: Semanalmente sobre o conteúdo das aulas. Professores: Alguns bem assíduos e qualificados; outros pouco presentes. Vantagem: Acesso ao estudo para pessoas com pouco tempo. Desvantagem: Alguns professores mal qualificados -> desinteresse por parte dos alunos.

ENTREVISTA DE PROFESSOR Carlos Gustavo Martins Hoelzel, da UFSM. Motivações: Desenvolvimento de design instrucional para preparar cursos; Realização de trabalho interdisciplinar. Alunos: “2 grupos”: participam ativamente ou não participam das atividades; ocorrem desistências, mas menos do que em cursos presenciais. Tempo ocupado: 30 horas semanais entre preparar o material, tirar dúvidas. Vantagens: Abrangência, localidade, baixo custo -> possível solução para baixa escolaridade. Desvantagem: Dificuldade tecnológica com a interação síncrona

ENTREVISTA DE EMPRESÁRIO João Luiz da Rosa Lima: supervisor da Cooperativa Tritícola Panambi Ltda, em Panambi-RS. Nunca contratou alguém com formação por EAD. Contrataria um, se fosse competente durante o período de experiência. Não acredita em diferenças no desempenho. Renovação dos conhecimentos dos funcionários: incentivaria a fazer cursos de EAD, se reconhecidos. Vantagem: Sem gasto com transporte. Desvantagens: Ausência do contato pessoal com colegas e professores; preconceito por parte de algumas empresas se o profissional não tiver muita experiência.

CONCLUSÕES Modéstia à parte, os objetivos foram alcançados com êxito, superando nossas expectativas. A EAD está presente nas mais diversas localidades (inclusive em Panambi). Segundo os entrevistados, a EAD uma é nova (e boa) possibilidade de qualificação com qualidade. Universidades investindo mais nesses cursos -> mais pessoas têm acesso aos conhecimentos. Cuidado: Buscar um curso de qualidade, com professores qualificados -> diminuir desistência e melhorar formação. O Principal: Esforço pessoal e dedicação.