Difusividade e Fluxo Difusivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3. Princípios de Conservação no Oceano
Advertisements

ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Quando um fluido está em movimento seu fluxo ou escoamento pode ser:
Aula teórica 6 Linhas de corrente, trajectórias e linhas de emissão. Classificação dos escoamentos.
Sedimentação e Operações Afins
Análise diferencial do escoamento (Equações de Navier-Stokes)
- Engenharia de Produção -
Unidade 1- Propriedades Básicas dos Fluidos
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
Capítulo 2 – Conceitos fundamentais
1ª aula Apresentação e séries de Taylor (Revisão).
Ventos Disciplina: Fundamentos de Meteorologia – EAM 10
Material de Apoio Dinâmica.
Questões sobre Capítulo IV Equações diferenciais.
Modelo Lagrangeano.
Movimento Oscilatório.
Aula Teórica 8 Difusividade, Viscosidade, Fluxo difusivo e Tensões de corte e Equação de Evolução.
Pressão, força de pressão, energia de pressão.
Conceitos e Definições – Parte 02
Conceitos e Definições – Parte 03
HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Análise Dimensional e Semelhança
Equação da Quantidade de Movimento
Cap.9 - Escoamento Externo
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Escoamento Turbulento
Equação de Transporte de Energia Cinética
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Velocidade e Fluxo Advectivo. Divergência da Velocidade.
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
Aula Teórica 1 Ramiro Neves, 1397
Cap. 2 – Conceitos Fundamentais
Aula Teórica 1 Ramiro Neves, 1397
Turbulência. Equações do escoamento turbulento.
Aula Teórica Formas Integrais das Leis Fundamentais. As três leis básicas. Sistema material e volume de controlo. Fluxo advectivo e derivada convectiva.
Aula Teórica 8, 9 e 10 Capítulo 2: Forças sobre Fluidos. Pressão, Força de Pressão e Pressão Hidrostática.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Modelação Lagrangeana Localização das variáveis no volume de controlo: Fluxos calculados sobre as faces.
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 4.
Modelação de sistema Marinho. O caso Geral e Simplificações para Estuários.
Vetor Área O vetor área possui magnitude S igual à área da superfície e direção ortogonal ao plano definido pela área. O sentido pode ser arbitrário,
Introdução à Camada Limite.
Introdução à Camada Limite.
Turbulência. Equações do escoamento turbulento.
Aula Teórica 5 Introdução aos fluidos em movimento. Descrição Euleriana e Lagrangeana. Derivada parcial e material. Aceleração e aceleração convectiva.
Equações para o escoamento turbulento
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Fluidos e a Hipótese do Contínuo
Escoamento num tubo cilíndrico
Aula Teórica Escoamento num tubo cilíndrico. Balanço de Massa e.
Príncípios Físicos Efeitos FisiológicosEfeitos Terapêuticos Comportamento do Corpo na Água.
sólido líquido gasoso Fluidos
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Aula 19 Mecânica de Fluidos I
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
O MOVIMENTO DE FLUIDOS IDEAIS Os fluidos ideais são:... de fluxo estacionário (laminar) - em cada ponto a velocidade (vetorial)
Física I Aula 20 Mecânica de Fluidos II 2009/2010.
AULA 6 CURSO PRÉ-FÍSICA 2015/1 Forças Monitores: Hugo Brito
Física I 2009/2010 Aula05 Forças e Movimentos III O atrito.
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Hidrodinâmica Aula 10 (1 0 Sem./2016) 1 Prof. Helio Salim de Amorim.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Introdução ao Fenômeno de Transporte de Fluidos
Transcrição da apresentação:

Difusividade e Fluxo Difusivo. Aula Teórica 2 (Só meia aula. A primeira parte foi dedicada à resolução de problemas) Difusividade e Fluxo Difusivo.

O que é a velocidade ? A velocidade num escoamento é o caudal volúmico por unidade de área. Velocidade “zero” significa deslocamento médio das moléculas nulo. Cada molécula (num gás) tem a sua velocidade e cada grupo de moléculas (num líquido) tem a sua velocidade e não são nulos... O movimento não descrito pela velocidade é contabilizado na difusividade.

Difusão As figuras abaixo representam dois fluidos, um branco e um preto). A figura superior representa as moléculas e a inferior a vista macroscópica. Na situação a) existe um diafragma a separá-los. Quando se retira o diafragma inicia-se a mistura b). Quando o gradiente é nulo a probabilidade de uma molécula preta passar para a esquerda é igual à de uma outra passar para a direita e o fluxo resultante é nulo. (a) (b) (c)

Ver texto sobre propriedades dos fluidos e do campo de velocidades Difusividade Quando retirarmos o diafragma as moléculas passam de um lado para o outro. O saldo do fluxo é o fluxo difusivo. O fluxo de moléculas de um tipo para cada um dos lados é proporcional à concentração e à velocidade de cada molécula. O saldo é dado por: Mas, A difusividade é o produto do comprimento do deslocamento pela diferença entre a velocidade de uma porção de fluido e a usada na advecção. Ver texto sobre propriedades dos fluidos e do campo de velocidades

Difusividade A difusividade é definida como: Onde é a velocidade não resolvida na nossa definição de velocidade (browniana no caso do escoamento laminar e flutuação turbulenta no caso do escoamento turbulento) e é a distância percorrida pela porção de fluido que se desloca a essa velocidade, até adquirir uma nova velocidade por ter chocado com outra porção de fluido (no mínimo uma molécula). A difusividade tem sempre dimensões:

Fluxo Difusivo É o fluxo produzido pela difusividade: O fluxo difusivo através de uma superfície é no sentido contrário da componente do gradiente perpendicular a essa superfície. O fluxo difusivo é nulo quando o gradiente da propriedade é nulo.

E no caso da quantidade de movimento? Escoamento com gradiente de velocidade. Se uma porção de fluido (e.g. molécula) desce da zona de maior velocidade para a de menor, vai aumentar a velocidade nessa zona. Nesse caso uma porção igual de fluido subirá e irá reduzir a velocidade em cima. Na presença velocidade aleatória e de gradiente de velocidades, o fluido mais rápido arrasta o mais lento. De acordo com a Lei de Newton, a uma aceleração corresponde uma força, que neste caso é uma força de atrito. À difusividade de quantidade de movimento chama-se viscosidade, que pode também ser vista como a relação entre a tensão de corte (atrito) e a taxa de deformação de um elemento de fluido (gradiente de velocidade).

Fluxo difusivo de Quantidade de Movimento e Tensão de Corte τ(y+Δy) τ(y) O movimento aleatório não representado pela velocidade origina um fluxo de quantidade de movimento que é sentido como uma força (força de corte). Esta força aumenta com o gradiente de velocidade e depende da quantidade de massa que é necessário acelerar e da taxa a que a massa se move. Nesta equação as unidades da viscosidade (dinâmica) são (força/área)*segundo = >Nm-2s, Poiseuille no SI) = Nm-2s = kgms-2m-2s= kgm-1s-1

Viscosidade A viscosidade cinemática tem dimensões m2/s. A dinâmica tem dimensões mais complicadas porque a difusão de quantidade de movimento é a difusividade de velocidade, multiplicada pela massa.... ΔuΔt Taxa de deformação e gradiente de velocidades Δy Por isto se diz que a viscosidade é a relação entre a tensão e a taxa de deformação.

Viscosidade da água e do ar A água é cerca de 100 vezes mais viscosa do que o ar. Mas a viscosidade cinemática do ar é 10 vezes maior do que a da água. Qual é que é mais fácil de parar?

Sumário A difusividade é a consequência do conceito de meio contínuo e de velocidade do fluido. Associado à difusividade está associado um fluxo difusivo proporcional ao simétrico do gradiente. No caso da quantidade de movimento a difusividade é designada por viscosidade e relaciona tensão (fluxo difusivo) e taxa de deformação (gradiente de velocidades).

Leitura Recomendada Capítulo Introdutório de um livro de Mecânica dos Fluidos, Capítulo I da Sebenta Notas sobre propriedades dos fluidos no site da disciplina.