À responsabilidade solidária…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
Advertisements

A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
Um foco na Ética.
Julgamento de Sócrates.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
ÉTICA.
Aprender: A compreender o plano da salvação, como esboçado em Génesis, e perceber como a evolução mina este plano. Sentir: Gratidão a Deus por.
A Alegria do Evangelho.
Para refletir... e mudar!!!.
Deus me deu Você para que eu me enxergasse, para manter-me forte.
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXX TEMPO QUARESMAL
A MÍSTICA DO ANIMADOR E DA ANIMADORA VOCACIONAL
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
CONVICÇÕES E INCOERÊNCIAS SIMPOSIO– 22/06/2010. POR QUE PENSAMOS NESTE TEMA? Questões práticas do dia-a-dia; Prazer de pensar; Porque não temos algumas.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS IV O VELHO JOVEM PESCADOR.
A Igreja adianta-se qual o despontar da aurora
QUEM SOU EU?.
RELACIONAMENTOS DURADOUROS NUMA CULTURA DO DESCARTÁVEL
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
HUMILDADE X ORGULHO.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
CONSAGRAÇÃO x SANTIDADE
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
"Entrai pela porta estreita"
Meus irmãos e minhas irmãs;
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Infância e Adolescência Missionária
NOVA EBD LIÇÃO 6.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O Coração de um Líder.
“Aquele que pergunta, pode ser um tolo por cinco minutos
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
A Oração Simples Não existe oração errada. Aliás, a oração errada é aquela que não é feita. A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Um foco na Ética.
JESUS A PEDRA REJEITADA
FILOSOFIA PROFª MARCELA
PRECE AGRADECIMENTO.
As bases da ciência moderna
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
SER COMO JESUS  . SER COMO JESUS   “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem...
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
Como poderei, eu, ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura sem sair da minha cidade, do meu país? Como cumprir minha missão se não estou.
Uma Resposta Inteligente.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões “eu creio que” e “sou da opinião que”
A MUTUALIDADE EM UM MUNDO INDIVIDUALISTA
TAREFA MAIS IMPORTANTE
Ética.
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS FRACOS NA FÉ ( )
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
À responsabilidade solidária…
Transcrição da apresentação:

À responsabilidade solidária… Individual… À responsabilidade solidária…

O conceito de responsabilidade, segundo J O conceito de responsabilidade, segundo J. Henriot (Encyclopédie Philosophique), aborda três ideias distintas: a ideia de um estado – quando se diz que os pais são responsáveis pelos danos causados pelos seus filhos; a ideia de capacidade – quando se admite que a responsabilidade é função do grau de discernimento de que pode fazer prova um indivíduo; a ideia de obrigação – quando se diz que ser responsável é ter a ideia de responder.

O termo ‘responsabilidade’ provém do vocábulo latino ‘respondere’ que significa “apresentar-se garante de uma promessa ou de um compromisso”. ‘Spondere’ em latim significa justamente prometer. Assim definida, a responsabilidade postula três elementos distintos mas conexos: o responsável ou sujeito de responsabilidade – aquele a quem se exige que se apresente como garante do seu agir, para assumir a autoria dos seus actos; a matéria ou objecto de responsabilidade – aquilo pelo qual alguém é responsável e tem de prestar contas; a autoridade – a instância perante a qual o sujeito deve prestar contas.

Não faz sentido falar de responsabilidade, de ter de responder, se não há a quem se presta contas e se se desconhece a matéria sobre que recai. Pergunta-se: Num tempo em que se eclipsou a autoridade de Deus, num tempo de individualismo, o responsável responde perante quem? Se não se admite autoridade, cai por terra a ideia de responsabilidade?

Porquê sou eu individualmente responsável? Somos, com certeza, individualmente responsáveis por muitas coisas, a partir das diversas funções e lugares que ocupamos, mas somos, em primeiro, lugar responsáveis por nós mesmos. A mais importante tarefa moral, considerada do ponto de vista de cada ser humano concreto, é a sua constituição como pessoa. Constituir-se como pessoa é uma tarefa que diz respeito a cada um; que só pode ser realizada por cada um; que é da sua exclusiva responsabilidade; pela qual tem de responder perante si; por respeito a si como valor.

RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA O conceito de responsabilidade, um dos conceitos maiores da ética actual, adquiriu hoje um significado e conteúdos inteiramente distintos, em consonância com a nova ética, dita justamente da responsabilidade. No novo humanismo consentâneo com o espírito dos nossos dias, o Homem terá de definir-se, antes de mais, pela responsabilidade que assume perante os outros e perante a história.

Os problemas ecológicos, bélicos e alimentares, para citar apenas três dos maiores problemas com que a humanidade hoje se confronta, são desafios à nossa capacidade de resposta moral. Pergunta-se: Poderemos tranquilamente passar ao lado de tais desafios deixando a sua solução na mão dos experts da política e da economia? Ou teremos de lutar pela reabilitação de uma razão prática responsável e solidária, capaz, portanto, de ultrapassar o casulo da nossa responsabilidade individual?

“Em todo o mundo cresce cada vez mais o sentido da autonomia e o da responsabilidade, o que, sem sombra de dúvida, é de grande importância para a maturidade moral e espiritual do género humano. Isto torna-se mais claro ainda, se tivermos presente a unificação do mundo e a missão, que nos foi imposta, de edificar um mundo melhor na verdade e na justiça. Somos, por consequência, testemunhas do nascimento dum novo humanismo, no qual o homem se define, antes de mais, pela responsabilidade que assume perante os seus irmãos e a história”. Vaticano ll - Constituição Pastoral Sobre a Igreja, § 55

SIM, SOU RESPONSÁVEL PELO MEU IRMÃO Caim pergunta: “Serei eu responsável pelo meu irmão?”. A resposta é: Sim! Sou responsável, com uma responsabilidade só minha, na qual ninguém pode substituir-me, pois sou eu que estou diante do outro e mais ninguém. Ninguém me pode substituir e todos somos insubstituíveis...Ser responsável é aderir a um estilo de vida que implica a passagem da indiferença ao interesse pelo outro, a passagem da recusa ao seu acolhimento. Os outros não são concorrentes de quem temos de nos defender, mas irmãos e irmãs de quem devemos ser solidários.

É uma falta de responsabilidade ESPERARMOS QUE ALGUÉM FAÇA AS COISAS POR NOS… Abel Dias - 2009