Profs. Nilson Lage, Francisco A. P. Fialho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidenciais EUA 2008 Senador Barack Obama Senador Jonh McCain.
Advertisements

Ciência e tecnologia.
O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Democracia A palavra democracia vem do grego.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Teoria das Elites - Gaetano Mosca - Vilfredo Pareto - Robert Michels
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Psicologia das Relações Interpessoais
Incosistência Dinâmica
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Planejamento de Comunicação Introdução
Murilo Amarildo Veron Bianca Jackson. Proporciona um grande envolvimento entre a mídia e o publico por causa do ambiente, a sala escura, uma tela grande.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Regras e limites na educação de crianças
10 estratégias de manipulação midiática
Ligue o som.
Opinião pública Mais alguns elementos teóricos para finalizar essa conversa – De Monique Augras à ideia de uma pesquisa.
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
Medo : o ópio do Povo.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
A chave do sucesso na vida é ir do interesse ao compromisso
Aspectos Técnicos da Operação de Seguros
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Estilos educativos e comunicação
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Educação Sexual na Adolescência
PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e económicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Marketing Político Uniban Comunicação Empresarial Prof. Eduardo Silva.
MARIA AMÉLIA RIBEIRO FERNANDES 2012 LINGUAGENS. A linguagem publicitária A linguagem publicitária é peça essencial na sociedade de consumo. Sua função.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Leinecy Pereira Dorneles
DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR
EVANGELISMO PÚBLICO.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Capítulo 1 A administração hoje.
Origem das assessorias. A chamada comunicação organizacional, empresarial ou institucional tem seus contornos traçados em 1906, quando um jornalista dos.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Como deixar para trás as reuniões sem fim Como aumentar a eficiência das reuniões de trabalho Fonte: Harvard Business Por Walquiria Lima.
Internet? Até onde o perigo espreita!
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
MOTIVAÇÃO.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Desigualdade e Globalização;
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
Se o Brasil é feito por nós, está na hora de desatar esses nós. Barão de Itararé.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Ligue o som.
Transcrição da apresentação:

Profs. Nilson Lage, Francisco A. P. Fialho Estratégias de manipulação Profs. Nilson Lage, Francisco A. P. Fialho Irzo & Leomar & Marcia

Você está sendo manipulado Sorria Você está sendo manipulado

MANIPULAÇÃO É DO SENSO COMUM, desde o início do Século XX, que os veículos de comunicação determinam o comportamento das pessoas

A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes.

A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar uma certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar.

CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade.

A ESTRATÉGIA DA DEGRADAÇÃO Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, é suficiente aplicar progressivamente, em “degradado”, sobre uma duração de 10 anos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas tem sido impostas durante os anos de 1980 a 1990.

A ESTRATÉGIA DA DEGRADAÇÃO Desemprego em massa, precariedade, flexibilidade, reassentamentos, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haviam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de forma brusca.

A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO Uma outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública no momento para uma aplicação futura.

A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO Em seguida, por que o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Em fim, isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE Fazer como que se o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE “A qualidade da educação dada as classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre o possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores” (ver “armas silenciosas para guerras tranqüilas”)

CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência tem gerado uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes.

CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM Graças a biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente.

CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM O sistema tem conseguido conhecer melhor o individuo comum do que ele mesmo se conhece. Isto significa que na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Mera Coincidência (Wag The Dog) - EUA - 1997 Direção: Barry Levinson Com: Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche, Denis Leary, Woody Harrelson, Kirsten Dunst e outros

Mera Coincidência (Wag The Dog) - EUA - 1997 O presidente dos EUA se envolve em um escândalo sexual que pode abalar todo o país! Para desviar a atenção do grande público americano, a equipe de assessores do presidente decide contratar um relações públicas (De Niro) especializado em política!

Mera Coincidência (Wag The Dog) - EUA - 1997 Ele vai atrás de um dos maiores produtores de cinema de Hollywood (Hoffman) e, juntos, decidem criar uma guerra fictícia contra guerrilheiros albaneses, assim distrairiam a população americana do escândalo, preservariam a imagem do presidente e, ainda, aumentariam sua popularidade junto à nação! O curioso é que, na época de lançamento do filme, explodiu o caso Monica Lewinsky e o presidente Bill Clinton mandou bombardear Kosovo... Terá sido Mera Coincidência?"