Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

O Mundo em nossas mãos!.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Jogo do Ambiente.
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
Plantas de Água Doce! Nome dos Integrantes do Grupo:
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
O Ciclo do Carbono.
FOTOSSÍNTESE.
Os vegetais.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
As Plantas A Nutrição das Plantas.
A estrutura e partes das plantas.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
AQUECIMENTO GLOBAL.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
Neutralização do Carbono
Fotossíntese.
Oxigênio.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS
Perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
Em busca de matéria e energia
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
Oficina de Compostagem
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Fotossíntese 6º ano.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
O Ciclo do Carbono.
Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Equações termoquímicas
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
O ambiente é de todos – Vamos usar bem a energia.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Metabolismo Energético
CIÊNCIAS CONHECENDO AS PLANTAS
FOTOSSÍNTESE.
Fotossíntese PROF. ADEMIR AMARAL Andrea Canassa.
Reunião de Ciências 13/05.
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Hildegarton Nogueira.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
E aí, alguém consegue explicar?!
Ciclo do Carbono Integrantes do grupo:
Como se alimentam as plantas?
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos RESPIRAÇÃO Os seres vivos têm de respirar. Essa respiração é um combustão em chamas. Dá energia ao ser vivo a partir de uma reação entre o oxigênio do ar e as substâncias energéticas que possuímos. Boa parte dos seres vivos tem de respirar porque precisa de energia para viver. As plantas, os animais e os seres humanos respiram. Muitos respiram da mesma maneira, isto é, combinam o oxigênio com substâncias energéticas para obter energia. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCMQFjAA&url=http%3A%2F%2Fblog.educacional.com.br%2Fciencia6ano%2Ffiles%2

A RESPIRAÇÃO NOS SERES VIVOS Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos . A RESPIRAÇÃO NOS SERES VIVOS A fotossíntese é limitada à existência de luz. A respiração ocorre durante todo o dia. Imagem: Ault Flowers 012/ Kabir/ GNU Free Documentation License

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos A RESPIRAÇÃO NOS SERES VIVOS Provocam no nosso planeta a diminuição do oxigênio e o aumento do dióxido de carbono. As plantas são indispensáveis à vida na Terra, mas as áreas verdes vêm se revelando insuficientes, face à destruição causada pelos incêndios e pelo corte descontrolado das árvores. Imagem: Tomato leaf stomate 1-color/ Photohound/ Public Domain

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS As plantas realizam uma série de funções como a fotossíntese, a respiração e a transpiração indispensáveis à sua sobrevivência. Essas funções, na obtenção de energia, implicam trocas gasosas como mostra o esquema. Imagem: Tomato leaf stomate 1-color/ Photohound/ Public Domain

PESQUISANDO SOBRE MITOS E FATOS DA RESPIRAÇÃO E FOTOSSÍNTESE Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos 1- A respiração das plantas é igual a dos animais? 2- Existe alguma ligação entre a respiração e a fotossíntese? 3- Durante à noite a planta produz oxigênio? Faz mal dormir com planta no quarto? 4- Fotossíntese pode ser chamada de respiração das plantas? PESQUISANDO SOBRE MITOS E FATOS DA RESPIRAÇÃO E FOTOSSÍNTESE

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos A energia luminosa do Sol é a fonte para a produção de alimentos pelos seres capazes de realizar a fotossíntese. Essa é a mesma energia que será utilizada por toda cadeia alimentar. Imagem: USA Antelope-Canyon/ Lucas Löffler/ Public Domain

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos Vamos aprender mais sobre fotossíntese, identificando a clorofila, que tem cor verde. Conversar com os alunos sobre a importância do Sol na vida dos seres humanos, animais e plantas no geral. Pedir que cada criança traga um vidro transparente limpo e com tampa. Pedir também que traga folhas bem verdinhas. Picotar as folhas e colocar dentro do pote com álcool e tampar. Esperar alguns dias e verificar que o álcool passa de transparente para verde, o que significa que a clorofila está se desprendendo das folhas. Imagem: Fotossíntese/ Minzinho/ GNU Free Documentation License

DE QUE AS PLANTAS NECESSITAM PARA VIVER? Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos DE QUE AS PLANTAS NECESSITAM PARA VIVER? AR LUZ SAIS MINERAIS CLOROFILA GÁS CARBÔNICO

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos As plantas devolvem o oxigênio do ar durante a fotossíntese. Vegetais Animais Combustíveis fósseis Oxigênio Diminuição Decompositores Alimentação Imagens da esquerda para direita: (a) PinusSylvestris/ Ramin Nakisa/ GNU Free Documentation License; (b) Friendly Male Koala/ Quartl/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; (c) Seal Sands - geograph.org.uk – 38273/ Stephen McKay/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos A palavra “ fotossíntese” vem do grego photos, luz e syntesis, produção, formação. A palavra “glicose” vem do grego glykys, doce. Parte da energia solar que chega à Terra, somente cerca de 8% atingem as plantas e demais seres clorofilados. Desses 8%, apenas 2% são utilizados na fotossíntese. Uma planta mantida permanentemente no escuro está impedida de fazer fotossíntese. Ela acaba morrendo, pois não consegue produzir glicose. Imagem: Fotossíntese/ Minzinho/ GNU Free Documentation License

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos ESQUEMA DA FOTOSSÍNTESE Imagem: Photosynthesis/ At09kg/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Luz do Sol Água Oxigênio Dióxido de Carbono

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos A IMPORTÂNCIA DA FOTOSSÍNTESE Quando uma planta produz mais glicose do que precisa para sobreviver, a sobra é armazenada em seu organismo e poderá ser utilizada futuramente pela própria planta ou por animal que se alimente dela. E a quantidade excedente de gás oxigênio pela planta que não é consumida por ela, na sua própria respiração, vai para a atmosfera. Assim, a fotossíntese é um processo importantíssimo para a vida no nosso planeta, por produzir alimento e contribuir para a existência de gás oxigênio no ar. As plantas não são os únicos seres vivos fotossintetizantes, isto é, que realizam fotossíntese. Há outros, como as algas e as cianobactérias. Imagem: Fotossíntese/ Minzinho/ GNU Free Documentation License

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos SEM LUZ NÃO HÁ FOTOSSÍNTESE Uma planta mantida permanentemente no escuro está impedida de fazer fotossíntese. Ela acaba morrendo, pois não consegue produzir glicose. Imagem: Weather-clear/ The people from the Tango! Project/ Public Domain

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos A fotossíntese ocorre porque a planta apresenta, entre outros fatores, uma substância denominada clorofila, que capta a luz necessária ao processo; Os seres clorofilados são classificados como produtores, porque se produzem utilizando a energia solar. Imagem: Weather-clear/ The people from the Tango! Project/ Public Domain

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos PAPEL DA CLOROFILA Imagem: Photosynthesis/ At09kg/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Luz do Sol Água Oxigênio Dióxido de Carbono Graças à clorofila, as plantas conseguem captar energia do Sol; Utilizam essa energia para combinar água que retiram do solo, com o gás carbônico que retiram do ar. Dessa combinação surge a glicose.

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos . RELAÇÃO ÍNTIMA ENTRE A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE A fotossíntese e a respiração são inseparáveis na natureza e constituem uma das relações mais importantes do ecossistema. Apesar de sofrerem a interferência de vários fatores externos a elas, uma influencia a outra diretamente.

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos . FIQUE MAIS INFORMADO AQUECIMENTO GLOBAL O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.  Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm Acesso em 15-07-2012. Baseado no texto, trabalhe com o seu grupo; Recorte fotos de jornais e revistas e monte dois murais: um com qualquer tipo de atividade que colabore com o aquecimento global; outro com atividades que combatam o aquecimento global.

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos ATIVIDADE DE PESQUISA Vamos nos aprofundar no tema aquecimento global? 1- Na sua opinião, por que o desmatamento contribui para o aquecimento global? 2- Que medidas você acha que poderiam ser tomadas pelos cidadãos para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera?

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos As plantas são indispensáveis, porque liberam oxigênio que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Por outro lado, os animais herbívoros não poderiam sobreviver se não houvesse as plantas; Se as plantas não mais existissem, os herbívoros morreriam e os carnívoros, que se alimentam deles, também. A terra seria então um planeta sem vida. Imagem: Trophic dynamics/ Jjw/ GNU Free Documentation License

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos VAMOS CONSTRUIR UM TERRÁRIO? Observe alguns modelos e siga as instruções a seguir. Imagem: Vivarium with epoxy-coated plywood walls/ Sauli Särkkä/ Public Domain

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos MÃOS À OBRA -Organizem-se em grupo para esta atividade: Material necessário: -1 recipiente transparente (aquário, vidro ou garrafa plástica cortada etc.); -1 pedaço de material plástico transparente; -1 fita adesiva, areia, terra preta 9 de jardim); -1 recipiente pequeno (1 copinho plástico de café ou uma tampa de garrafa, etc.); -algumas pedrinhas e galhos de plantas - Sementes (feijão, milho ou alpiste); -bichinhos vivos (tatuzinho de jardim, minhocas, caracóis etc.); -um pouco de água para regar; -galhinhos de planta. -Coloquem no recipiente algumas pedrinhas e cubra-as com uma camada de areia, a seguir coloquem uma camada de terra preta. Juntem o galho de planta; -Plantem na terra preta as plantinhas e as sementes e coloquem os animais; -Arranjem um lugar para o pequeno recipiente com água e reguem o terrário; -É interessante colocar também um pedaço de pão (ou laranja, ou tomate); -Tampem o terrário, vedando-o bem para que nenhum material possa ser colocado ou retirado dele. O terrário deverá ser mantido em lugar iluminado, mas não diretamente exposto ao sol; -Faça uma etiqueta de identificação com o nome do grupo, da turma e a data em que ele foi montado.

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos FICHA DE OBSERVAÇÃO: Terrário em observação: Identificação_____________ DATA DA MONTAGEM__ Data da O que aconteceu com: Observação a água – as sementes as plantas- os bichos ___________ ____________________________________ Peso do terrário: ________ kg no dia da montagem; _________ kg em mês depois Fonte; Adaptado -http://cantinhodaselminha.blogspot.com/2012/04/ideia-terrario.html http://nossorecanto-ted.blogspot.com/2012/05/terrario-faca-o-seu.htm. Acessom em 11-07-12l

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos Depois de observar o que ocorre no terrário e discutir com os colegas, responda às questões do desafio: DESAFIO Os elementos da natureza: a energia solar, a água, o ar e outros materiais são fundamentais para a vida no planeta. 1- Como as plantas utilizam esses elementos? 2-O que os animais consomem? 3-Quando um pedaço de pão (de laranja, ou tomate) fica coberto de mofo, o que está acontecendo com ele? Imagem: Terra guttata 2/ Nöschli/ Creative Commons Attribution 3.0 Unported

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS Você vai precisar de : 1 pote opaco, algodão, feijões, cartolina preta. Fita adesiva. COMO FAZER A EXPERIÊNCIA Coloque o algodão umedecido com água no pote, e os feijões por cima; Faça um cone de cartolina com uma janela. Tampe o pote com o cone, passe a fita adesiva para ele não cair e observe por alguns dias. O QUE ACONTECE? As plantas precisam de luz solar para obter energia, por isso se movem na direção da luz enquanto crescem. ATIVIDADE 1 http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/06/06/1408/6dheL/experiencia-planta-feijoes-formiga-em-busca-de-energia.jpg

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos ATIVIDADE 2 VOCÊ VAI USAR : planta pequena, terra, casca de ovo. COMO FAZERA EXPERIÊNCIA Retire a planta do vaso com cuidado, soltando a raiz da terra. Coloque a terra na casca de ovo e plante a plantinha. Regue e, após alguns dias, observe.Depois coloque a planta no vaso de novo. O QUE ACONTECE? As raízes expandem embaixo da terra em busca de mais água para que a planta possa se desenvolver. Enquanto cresce, a raiz abre espaços no solo, como fez na casca de ovo. http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/06/06/1408/6dheL/experiencia-plantas-elas-se-esticam-ovo-nasce.jpg

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos . ATIVIDADE DE 3 MATERIAIS: 1 planta pequena 1 saco plástico grande e transparente, barbante. COMO FAZER A EXPERIÊNCIA Amarre o saco plástico, cobrindo as folhas. Observe depois de algumas horas. Você vai ver gotas no plástico. O QUE ACONTECE? As gotinhas surgem da transpiração. A água evapora pelas folhas e, quando evapora, chega ao plástico, aí se condensa. http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/06/06/1408/6dheL/experiencia-planta-gotas-de-misterio-folhas.jpg Fonte;http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/06/06/1408/6dheL/experiencia-planta-gotas-de-misterio-folhdo.Acesso em 14-07-12

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos ATIVIDADE 4 Você vai precisar de: 1 ramo de planta de aquário 1 vidro com tampa Como fazer a experiência Coloque a planta no vidro, encha de água e tampe. Deixe em um lugar bem iluminado e observe depois de algumas horas. Vão aparecer bolhas na água. O que acontece? As bolhas se formam porque a planta respira e libera oxigênio quando há luz solar. http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/06/06/1408/6dheL/experiencia-planta-vidro-agua-bolhas.jpg

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos TRECHO DE FILME http://2.bp.blogspot.com/_VPsl4EAI754/S3PgSf_nt4I/AAAAAAAADDI/wl_lq4P26PI/s320/MEIO+AMBIENTE+-+CHARGE4.jpg Em um filme de ficção científica, extraterrestres planejam acabar com todos os seres fotossintetizantes da Terra. Alertada sobre esse fato, a humanidade tem tempo suficiente para preparar um grande estoque de alimentos concentrados em comprimidos. Admitindo que a falta de alimento não fará a humanidade enfrentar a falta de um fator não vivo essencial à sua sobrevivência. Que fator é esse? Por que ele faltará? CANTO, Eduardo:A prendendo com o cotidiano.6º ano. São Paulo,2009.p.47

Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos . A FOTOSSÍNTESE EM POESIA Luz do Sol Que a folha traga e traduz Em folha, em graça, em vida, em força, em luz. (Trecho da música Luz do Sol, Caetano Veloso ) A TIVIDADE 1- FOTOSSÍNTESE EM POESIA No trecho da música “ Luz do Sol”., de Caetano, as palavras “traga” e’ “traduz”o que significam? B) O que a folha traga e traduz? C) O que é verde novo? Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-21.pdf Acesso em 15/07/2012

Referências Bibliográficas Ciências – 6º Ano do Ensino Fundamental A importância da respiração e da fotossíntese para os seres vivos Referências Bibliográficas CANTO, Eduardo Leite do. Ciências naturais:aprendendo com o cotidiano :6º ano,São Paulo: Moderna, 2009. COSTA, Alice. Ciências e interação: 6º: ano, Curitiba: Positivo,2006. OBRA COLETIVA. Construindo consciências, 7º ano / Ação e Pesquisa em Educação em Ciências- São Paulo: Scipione ,2006.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   3 Ault Flowers 012/ Kabir/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ault_Flowers_012.jpg 10/09/2012 4, 5 Tomato leaf stomate 1-color/ Photohound/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tomato_leaf_stomate_1-color.jpg 7a USA Antelope-Canyon/ Lucas Löffler/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:USA_Antelope-Canyon.jpg?uselang=es 8, 11 e 13 Fotossíntese/ Minzinho/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fotoss%C3%ADntese.jpg 10a PinusSylvestris/ Ramin Nakisa/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:PinusSylvestris.jpg 10b Friendly Male Koala/ Quartl/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Friendly_Male_Koala.JPG 10c Seal Sands - geograph.org.uk – 38273/ Stephen McKay/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Seal_Sands_-_geograph.org.uk_-_38273.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   12 e 16 Photosynthesis/ At09kg/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Photosynthesis.gif 10/09/2012 14 e 15 Weather-clear/ The people from the Tango! Project/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Weather-clear.svg 20 Trophic dynamics/ Jjw/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Trophic_dynamics.png 21 Vivarium with epoxy-coated plywood walls/ Sauli Särkkä/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivarium_with_epoxy-coated_plywood_walls.jpg 24 Terra guttata 2/ Nöschli/ Creative Commons Attribution 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Terra_guttata_2.JPG