NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola
EXERCÍCIOS RESULTADO.
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
SME/ATP – Núcleo de Avaliação
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
-Apropriação do Relatório Pedagógico
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
SARESP 2008 Escala de Proficiência
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Avaliações externas e a gestão do sistema municipal de educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Práticas no ensino da língua
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Programa Ler e Escrever
Pauta: Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados;
O que é o Programa de Qualidade da Escola?
Organização Curricular
Reflexão – dados quantitativos e qualitativos da
X Legenda Nível de Bateria Classificação Status Comunicação Outros 100
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
RESULTADOS 2009.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Salas de Matemática.
Roteiro - Construir retas: - fazer x = 0 e encontrar y
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
O QUE É O PROJETO KEY FOR SCHOOLS?
Avaliação Educacional Externa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
AULA 08 DUREZA ROCKWELL PROF: Elias Junior
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Oficina de Apropriação de Resultados
Projeto Medindo minha escola.

RESULTADOS 4º BIMESTRE 2009 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Avaliação Educacional Externa
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
AVALIAÇÕES FÍSICAS EVOLUÇÃO PILAR FÍSICO. QUADRO FERJ 85% 79%78% 82% 91% EM MAIO DE 2007 ERAM 56% DE APROVADOS 93% 92% 95%
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Descritores de Habilidades de Língua Portuguesa
Atividade complementar 04 e 05
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PROVA SÃO PAULO - 2008 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - NAE abril-2009

CARATERÍSTICAS IMPORTANTES avaliação externa; matriz de ensino → matriz de prova ; objetivo: verificar o domínio de saberes esperados para a etapa de escolaridade; caráter formativo - diagnóstico para redefinir rumos e indicar intervenções. NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

DRE(s) e UNIDADES ESCOLARES Sistema de Avaliação de Aproveitamento Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo Responsáveis Assessoria Técnica e de Planejamento – ATP Núcleo de Avaliação Educacional – NAE Diretoria de Orientação Técnica – DOT Retroalimentação DRE(s) e UNIDADES ESCOLARES NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INFORMAÇÕES DATA : 10 e 11 DE DEZEMBRO DE 2008 ÁREAS DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa - Leitura e Matemática CADERNOS DE PROVA: Itens baseados nas Matrizes de Avaliação, Maior número de itens, Itens comuns entre os anos dos ciclos, Cadernos balanceados. NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICO ALVO CICLO I PÚBLICO ALVO POPULAÇÃO DA PESQUISA TOTAL DE ALUNOS PREVISTOS PARTICIPANTES DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA 2° ANO do CICLO I CENSITÁRIA 62155 89,1% 86,8% 3° ANO do CICLO I REGULAR AMOSTRAGEM 15398 84,2% 81,0% PIC 6346 86,4% 83,1% 4° ANO do CICLO I 68583 90,9% 87,3% 7574 86,3% 80,6% NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICO ALVO CICLO II PÚBLICO ALVO POPULAÇÃO DA PESQUISA TOTAL DE ALUNOS PREVISTOS PARTICIPANTES DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA 1° ANO do CICLO II REGULAR AMOSTRAGEM 16485 73,7% 71,3% ABAIXO DE PROF.150 CENSITÁRIA 14694 81,2% 79,5% 2° ANO do 65383 85,1% 80,5% 3° ANO do 16436 65,8% 57,7% 4° ANO do 16149 63,7% 50,2% NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Provas formuladas 2º ano CI = 3º ano CI = 3º PIC 4º ano CI = 1º ano CII 4º ano PIC 2º ano CII = 3º ano CII 4º ano CII NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA (SAEB) 130,8 Média das proficiências dos alunos do 2º ano CI 163,6 Média das proficiências dos alunos do 4º ano CI NÍVEL 1 100 NÍVEL 2 NÍVEL 3 125 150 175 NÍVEL 4 NÍVEL 6 200 NÍVEL 5 NÍVEL 7 225 250 275 NÍVEL 8 NÍVEL 9 300 NÍVEL 10 325 350 NÍVEL 11 NÍVEL 12 375 171,0 Média das proficiências dos alunos do 2º ano CII 222,8 Média das proficiências dos alunos do 4º ano CII NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA MATEMÁTICA (SAEB) 140,3 Média das proficiências dos alunos do 2º ano CI 178,1 Média das proficiências dos alunos do 4º ano CI 238,9 Média das proficiências dos alunos do 4º ano CII 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 NÍVEL 6 NÍVEL 7 NÍVEL 8 NÍVEL 9 NÍVEL 10 NÍVEL 11 206 Média das proficiências dos alunos do 2º ano CII NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

PROFICIÊNCIAS MÉDIAS 2008 Língua Portuguesa - Leitura CICLO I PROFICIÊNCIA 2º ano 130,8 3º ano REG 154,3 3º ano PIC 116,3 4º ano REG 168,8 4º ano PIC 116,7 CICLO II PROFICIÊNCIA 1º ano 181,0 1º ano <150 136,1 2º ano 198,5 3º ano 207,3 4º ano 222,8 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

PROFICIÊNCIAS MÉDIAS 2008 Matemática CICLO I PROFICIÊNCIA 2º ano 140,3 3º ano REG 168,3 3º ano PIC 127,0 4º ano REG 183,1 4º ano PIC 133,3 CICLO II PROFICIÊNCIA 1º ano 191,3 1º ano <150 157,3 2º ano 206,0 3º ano 212,6 4º ano 238,9 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

COMPARAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS MÉDIAS 2008 – CICLO I ANO LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA 2º ano 130,8 140,3 3º ano REG 154,3 168,3 3º ano PIC 116,3 127,0 4º ano REG 168,8 183,1 4º ano PIC 116,7 133,3 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

COMPARAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS MÉDIAS 2008 - CICLO II ANO LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA 1º ano 181,0 191,3 1º ano <150 136,1 157,3 2º ano 198,5 206,0 3º ano 207,3 212,6 4º ano 222,8 238,9 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

COMPARAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS MÉDIAS 2007 x 2008 - CICLO I ANO LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA MATEMÁTICA 2007 2008 2º ano 127,7 130,8 133,9 140,3 3º ano - 150,7 164,5 4º ano 167,0 163,6 174,2 178,1 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

COMPARAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS MÉDIAS 2007 x 2008 - CICLO II ANO LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA MATEMÁTICA 2007 2008 1º ano - 171,0 183,7 2º ano 210,0 198,5 207,8 206,0 3º ano 207,3 212,6 4º ano 240,7 222,8 248,0 238,9 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

EVOLUÇÃO DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA DE 2007 PARA 2008 ALUNOS PROFICIÊNCIAS DIFERENÇA RELATIVA 2º ano CI 3º ano CI 136,3 157,7 +15,7% 3º ano CI PIC 92,1 116,1 +26,1% 4º ano CI 123,9 135,0 +9,0% 1º ano CII 183,8 188,5 +2,6% 4º ano CI PIC 115,9 118,4 +2,2% 1º ano CII <150 125,4 136,1 +8,5% 2º ano CII 3º ano CII 199,7 207,1 +3,7% 4º ano CII 216,3 213,9 -1,1% NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

EVOLUÇÃO DA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DE 2007 PARA 2008 ALUNOS PROFICIÊNCIAS DIFERENÇA RELATIVA 2º ano CI 3º ano CI 144,1 171,3 +18,9% 3º ano CI PIC 96,0 126,5 +31,8% 4º ano CI 135,9 156,2 +14,9% 1º ano CII 187,5 195,3 +4,2% 4º ano CI PIC 130,3 135,5 +4,0% 1º ano CII <150 148,6 157,4 +5,9% 2º ano CII 3º ano CII 203,6 212,7 +4,5% 4º ano CII 230,5 234,8 +1,9% NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Posições não satisfatórias na escala de proficiência em Língua Portuguesa – Leitura Ano / Ciclo Proficiência Níveis % de alunos 2007 2008 2º ano do CI Menor que 125 Menores que 2 36,4 34,0 4° ano do CI Menor que 175 Menores que 4 45,4 43,6 2º ano do CII Menor que 225 Menores que 6 52,6 61,5 4º ano do CII Menor que 250 Menores que 7 46,9 62,0 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Posições não satisfatórias na escala de proficiência de Matemática Ano / Ciclo Proficiência Níveis % de alunos 2007 2008 2º ano do CI Menor que 125 Menores que 1 32,6 22,3 4° ano do CI Menor que 175 Menores que 3 39,1 31,6 2º ano do CII Menor que 225 Menores que 5 52,8 58,8 4º ano do CII Menor que 250 Menores que 6 39,7 53,0 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

% DE ALUNOS EM NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS 2008 NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 2° ANO EM LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA 2008 34% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

32,6% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 2° ANO 2007 X 3° ANO 2008 EM LÍNGUA PORTUGUESA 32,6% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

43,6% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 4° ANO Ciclo I EM LÍNGUA PORTUGUESA-LEITURA – 2008 43,6% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

32% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 4° ANO Ciclo I – 2007 X 1° ANO Ciclo II – 2008 EM LÍNGUA PORTUGUESA 32% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

61,4% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 2° ANO Ciclo II - 2008 EM LÍNGUA PORTUGUESA-LEITURA 61,4% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

62% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 4° ANO Ciclo II - 2008 EM LÍNGUA PORTUGUESA-LEITURA 62% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

22,3% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 2° ANO Ciclo I - 2008 EM MATEMÁTICA 22,3% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

23% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 2° ANO Ciclo I - 2007 X 3º ANO Ciclo I - 2008 EM MATEMÁTICA 23% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

31,6% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 4° ANO Ciclo I - 2008 EM MATEMÁTICA 31,6% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

44,7% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 4° ANO Ciclo I - 2007 X 1º ANO Ciclo II - 2008 EM MATEMÁTICA 44,7% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

58,8% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 2° ANO Ciclo II - 2008 EM MATEMÁTICA 58,8% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

53% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS DISTRIBUIÇÃO % DE ALUNOS DO 4° ANO Ciclo II - 2008 EM MATEMÁTICA 53% em NÍVEIS NÃO SATISFATÓRIOS NS NS NS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL