PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Alunos dominados pela tecnologia? A “máquina” não tem vida própria!
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Projeto Pintores Famosos
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PROJETO – ESCRITA NO TECLADO
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória CARLOS E DOUGLAS 5ªA
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
PROJETO PEDAGÓGICO.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
A Matemática da cesta básica
Tema : O Ciclo da ÁGUA, sua utilização e estados físicos.
Prefeitura do Município de São Paulo
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Profa. Reane Franco Goulart
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
E.E. “Profª Maria Isabel dos Santos Mello”
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Projeto Copa do Mundo Curiosidades
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
Projeto Aluno Monitor em Ação
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
GRUPO DE ALUNOS DO 3º ANO DO CICLO II FELIPE E THAMIRIS.
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
 Instrumentalizar os alunos para o uso de ferramentas computacionais e prepará-los para a vida escolar, carreira acadêmica e mercado de trabalho.  Explorar.
Transcrição da apresentação:

PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE COMO AVALIAR SITES PARA PESQUISA

INTRODUÇÃO Enciclopédias, dicionários, artigos, livros, sites, jornais, blogs, imagens, animações,vídeos, músicas... São tantas as informações disponíveis na Internet, em variados formatos e fontes, que não é difícil se perder entre as múltiplas possibilidades. Como estabelecer unidade nesse universo de conexões? Como analisar e selecionar o conteúdo disponível? Como construir conhecimento nesse mar de informações? Para que o uso da Internet seja significativo no processo educativo, evitando o famoso “copiar e colar”, o professor deve planejar e orientar os alunos durante a pesquisa nesse meio, sempre focando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas a identificar e selecionar informações relevantes, levantar hipóteses, analisar, comparar e sintetizar.

PÚBLICO-ALVO Ciclo I e II do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adulto.

OBJETIVOS Conscientizar o aluno sobre a importância da análise dos conteúdos publicados na Internet. Apresentar critérios de avaliação de sites. Exercitar a aplicação desses critérios aos sites indicados. Instrumentalizar o aluno para que ele consiga selecionar e analisar fontes de pesquisa. Instrumentalizar os alunos oferecendo os recursos existentes para registros e organização das atividades elaboradas. Acompanhar a utilização destes recursos estimulando os alunos a compreenderem a função das ferramentas (Internet Explorer e Microsoft Powerpoint) e a sua aplicabilidade.

RECURSOS NECESSÁRIOS Computadores com acesso à Internet Software Power Point Ficha de avaliação de sites por dupla Ficha de critérios para avaliação de sites por dupla.

METODOLOGIA ANTES Conhecendo o que os alunos sabem sobre a avaliação de sites. Os alunos vão pesquisar em diversos sites sobre: Copa do Mundo, Pintores , Dengue, etc. Os alunos relataram sobre: Se costumam selecionar fontes de pesquisa na Internet? Como selecionam um site? O que observam para avaliar se o site é bom ou não? Citaram alguns aspectos utilizados para analisar um site.

METODOLOGIA DURANTE Como organizar a análise de sites É muito importante a seleção e análise crítica das informações na Internet. Os alunos vão preencher a Ficha de critérios para avaliação e comentar cada item, de forma dialogada com a classe. Os alunos precisam ter clareza sobre os critérios antes de iniciar a análise. Seguindo a ficha de critérios para avaliação, a dupla deve navegar, observar, conversar e analisar os sites sob os diferentes aspectos apresentados. Cada dupla preenche a Ficha de avaliação de acordo com os aspectos analisados e dá sua classificação ao site avaliado.

DEPOIS Os alunos vão elaborar uma apresentação no Microsoft Powerpoint sobre: Copa do Mundo 2010 Dengue Pintores (Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Pablo Picasso, Zooescola) 

AVALIAÇÃO Retomando os objetivos Conscientizaram-se sobre a importância da análise dos conteúdos publicados na Internet. Conhecem e compreendem os critérios de avaliação de sites. Análise das apresentações criadas – após pesquisa nos sites.

ANEXO – FICHA AVALIAÇÃO

CRÉDITOS PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo SME – Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro (DRESA) EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória Laboratório de Informática Educativa POIE: Vera Lucia Pesquisa realizada no Google – Site de Busca Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br