Filosofia e Psicologia Apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. William B. Gomes ©1999, revisto em 2010
Advertisements

Pensamento Filosófico Moderno
PSICOLOGIA Psyche – alma (abarca o pensamento, o desejo, o sentimento, a sensação, a percepção) Logos – razão (abarca o estudo, a compreensão) “Estudo.
A Evolução da Ciência Psicológica
Estruturalismo e Funcionalismo
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
História da Psicologia
Psicologia e Filosofia Considerações Iniciais sobre a Disciplina
John Locke Empirismo.
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Larry Laudan EE.Dom José de Camargo Barros
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
O que é o conhecimento Capítulo 7.
Introdução à Filosofia SYLLABUS
Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.
Filosofia / Silenciais
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
Teorias do conhecimento
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Psicologia Pastoral Pr. Esdras C. Guimarães Jr..
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
AULAS DE FILOSOFIA Por Prof. Mesquita.
Professor MS Alcidemar Junior
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Max Weber e as ações sociais
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
FILOSOFIA.
As bases da ciência moderna
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
René Descartes ..
Os Pré-Socráticos Prof. Dr. William B. Gomes Aula 2 Atualizado em 15/03/2006.
Teorias e Sistemas em Psicologia -
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Concepções em Educação Matemática
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Questões para debate em sala:
Filosofia Aula 1.
Conhecimento direto e conhecimento por descrição
Processos Psicológicos Básicos I
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Professora: Luciana Campos Aula 1 –
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

Filosofia e Psicologia Apresentação Professores William B. Gomes, Doutor Maickel Andrade dos Santos, Doutorando Daniel Rosemberg, Mestrando Aula 1 Instituto de Psicologia, UFRGS Atualizada em 09/03/2007

Questões Principais Como definir Psicologia? Quais os interesses da Filosofia Quais as relações da Filosofia com a Psicologia Qual a importância desse tipo de estudo O viés utilizado na disciplina.

Como definir psicologia? Campo Psicológico Como definir psicologia?

Como estudar psicologia Como estudar psicologia? Critério analítico epistemológico das quatro perguntas sobre um campo de conhecimento: O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica?

Das respostas às perguntas O quê refere-se ao objeto. Como refere-se ao sujeito que conhece o objeto. Por quê refere-se a lógica que justifica tal conhecimento. Para quê refere-se as implicações decorrentes do tal conhecimento.

Cada pergunta se refere a uma divisão da filosofia: O que eu sei? Objeto - onto Como eu sei? Conhecimento - epis Por que eu sei? Justificativa - lógica Para que eu sei? Cuidado - ética

Assim cada pergunta traz uma questão filosófica. Ontologia Epistemologia Filosofia Lógica Ética Estética Axiologia (valores)

Filósofos e Correntes Filosóficas O que é a mente? (Faculdade) O que é conhecido? (Objeto) O que é conhecer? (Processo) O que é verdadeiro? (Realidade) O que é válido? (raciocínio correto) O conhecimento genuíno é possível? (ceticismo) O conhecimento é inato, aprendido ou ambos? (natureza da mente) Hunnex, 1986/2003

Filosofia: Novas respostas para antigas questões Quem sou? Que sei? Que devo fazer?

As quatro perguntas do critério epistemológico para o estudo da teoria psicológica são as seguintes: qual o objeto de estudo? como se estuda tal objeto? por que se estuda tal modo? para que serve, o que eu posso fazer com isso?

Qual o objeto de estudo da psicologia? A vida inteligente A autoconsciência A capacidade de pensar O aparecimento de crenças O ato de desejar A formação de hábitos Desacertos morais - a irracionalidade As relações sociais A vida em sociedade Nota: É interessante analisar as perguntas pensando nas três vias: cognição, afeto, conação (ativo); e na relação racional – irracional.

Esquema sugestivo da vida mental: Crenças Desejo Vida Inteligente + = Falta Consciência Imaginação + =

Afinal de onde vem a consciência? As velhas questões: Afinal de onde vem a consciência? Do corpo? De algum outro lugar? As crenças são racionais? É possível um conhecimento objetivo? Como ter sucesso na vida?

As questões importantes seguem querendo saber: O que é a vida? Por que somos capazes de pensar? Pensar é algo nosso ou vem de fora? Se vem de fora seria eterno? Esse “de fora” seria a alma? O que é alma? Qual a relação entre alma e corpo?

Alma está em todo o ser vivente: Nutritiva Paixões Sensitiva Intelectiva Razão CORPO ALMA

O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim? O objetivo da disciplina é apresentar e analisar as grandes idéias que serviram de base para a nossa civilização . Exemplo: O conceito de alma remonta às origens das teorias psicológicas Logo importa saber: O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim?

Proposta A proposta da disciplina é identificar e descrever pontos e transições que marcaram os movimentos das idéias e dos valores, ressaltando o campo do pensamento psicológico

“Vida e Morte Severina” Chegamos ao programa da disciplina: Apresentar o desenvolvimento dos conceitos psicológicos: origens, consolidação, crítica, transição, esquecimento. “Vida e Morte Severina”

Psicologia Pré-Socrática Do animismo para a racionalidade Mitologias e crenças Da racionalidade para a subjetividade Os sábios pré-socráticos Relação entre alma e cérebro A Medicina e fisiologia de Alcmeão e Hipócrates

Psicologia na antiga Grécia Da subjetividade para a ética a virtude em Sócrates Da ética para a conjunção articulada entre racionalidade e ética as idéias psicológicas de Platão e Aristóteles Retorno à supremacia ética epicuristas, estóicos, cépticos, gnósticos cristãos

Psicologia Cristã Medieval Pensamento Hebraico Pensamento Mulçumano Retorno a Platão e Aristóteles Santo Agostinho e São Tomás A dominação aristotélica A escolástica

Psicologia na Filosofia Moderna O renascimento filosófico o racionalismo o empirismo o idealismo o romantismo self

Psicologia na Universidade Moderna (Século XIX) Avanços nas ciências da vida Origens das psicologias científicas

Filosofia,Medicina e Psicologia Influências da medicina A loucura Psiquiatria orgânica versus psiquiatria funcional Hipnose Psicanálise e psicoterapia

Raízes dos conceitos básicos da psicologia contemporânea Experimentação científica Teoria da evolução Sentimentos, existência e romantismo Mudanças econômicas e sociais As ideologias

2° Semestre História da Psicologia

Quadro geral dos sistemas e teorias contemporâneos Teorias atomistas e mecanicistas Teorias funcionalistas americanas e européias Teorias compreensivas e românticas Teorias sócioculturais americanas e européias Teorias socioromânticas brasileiras

Teorias atomistas e mecanicistas Estruturalismo de Wundt e Titchener

Teorias funcionalistas e biológicas Psicanálise integração de funcionalismo com romantismo Behaviorismo Epistemologia genética Psicologias biológicas Cognitivismo Psicossociologia

Teorias compreensivas, estruturalistas e românticas Teorias gestálticas Teorias humanistas Teorias fenomenológicas Teorias existencialistas Teorias psicanalíticas estruturais Teorias sociais

Tendências Recentes Tendência para integração em psicoterapia Centralidade de valores e espiritualidade Comprometimento social, tolerância e minorias Integração mente e cérebro

Livros Textos Hunnex – Filósofos e correntes filosóficas Fearn – Filosofia: Novas respostas para antigas questões Rezende – Curso de filosofia Rubenstein – Herdeiros de Aristóteles Rosenfelt - O pensamento psicológico Gomes - Textos em história da psicologia

Organização da Disciplina Aulas Modelo tradicional: saber do professor. Modelo utilizado: como aprender a aprender. Freqüências Livre Lista de presença para fins estatísticos Avaliações Presença obrigatória Material de estudo Disponível na internet

Uso de internet Aulas: presença não é importante Leituras: fundamentais Avaliações: fundamentais Dúvidas de leituras: trazer para a aula ou enviar para o e-mail: gomeswb@yahoo.com As respostas serão para todos os alunos.

Qual a importância da disciplina? Depende Do perfil cultural do aluno Da sofisticação da educação familiar Do plano científico profissional É uma disciplina “culta”, “sofisticada”, “erudita”. Indispensável para quem quer ter domínio sobre a ciência psicológica Pouco interessante para quem quer ser um técnico ou um ativista de uma ong

Qual a melhor posição desta disciplina no currículo? No início do curso? No meio do curso? No fim do curso? Obrigatória ou opcional?

Uma certeza O campo da psicologia é grande e disperso. Os acessos são arbitrários Psicólogos sabem coisas diferentes uns dos outros O estudo da história das idéias ajuda a entender que apesar das diferenças de interesses e de linguagens muitas das raízes que sustentam a psicologia são comuns.