Mas onde entram serviços ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
EXERCÍCIOS RESULTADO.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.
Mobilização é o melhor remédio
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 Acesso Rádio em Banda Larga Broadband Wireless Access Apresentação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio
Apresentação do Projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Diferenciação e classificação de átomos
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Informação em Saúde Suplementar
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
A Tabuada.
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
Apresentação CAIXA.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Estrutura e Dinâmica Social
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Trabalho realizado por
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Inclusão Digital Um modelo para o Futuro Vicente Di Cunto
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Projeto Medindo minha escola.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL SBTVD
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
TI, Telecom e Inclusão Digital Maio, 2003 Hélio Marcos M. Graciosa Presidente.
Transcrição da apresentação:

Mas onde entram serviços ? UM MODELO DE REFERÊNCIA 1 – Infra-estrutura e equipamentos terminais 2 – Abstraindo detalhes Longa Distância Comunicação a Longa Distância Local Acesso Local Acesso Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Equipamentos Terminais Computador Telefone/FAX PDA Aparelho TV Robôs Sensores Equipamentos Terminais Computador Telefone/FAX PDA Aparelho TV Robôs Sensores Serviços Satélite Serviços Microndas Central Telefônica e Dados - Roteador Aplicando, por exemplo, à Coréia... Equipamentos terminais Equipamentos terminais Mas onde entram serviços ? Equipamentos terminais Equipamentos terminais Central telefônica Transmissor TV/Rádios Torre de Celular Infra - estrutura

U-KOREA E A ESTRATÉGIA IT 8 3 9 Comunicação a Longa Distância 8 Demanda é que puxa o plano Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local 8 9 9 Serviços Serviços Catalisadores WiBro Wireless Broadband Service 2.DMB Digital Multimedia Broadcasting Service 3.Home NW Home Network Service 4.Telematics Telematics Service 5.RFID RFID Based Service 6.W-CDMA High-speed Mobile Service 7.DTU Terrestrial Digital TV Service 8.VoIP Internet Telephony WiBro Wireless Broadband Service 2.DMB Digital Multimedia Broadcasting Service 3.Home NW Home Network Service 4.Telematics Telematics Service 5.RFID RFID Based Service 6.W-CDMA High-speed Mobile Service 7.DTU Terrestrial Digital TV Service 8.VoIP Internet Telephony Catalisadores Mobile Communication Devices DTV/Broadcasting Devices Home Network Devices IT System on a Chip Next Generation PC Embedded Software Digital Contents & Software Solutions Telematics Devices Intelligence Service Robot Mobile Communication Devices DTV/Broadcasting Devices Home Network Devices IT System on a Chip Next Generation PC Embedded Software Digital Contents & Software Solutions Telematics Devices Intelligence Service Robot Equipamentos e Insumos Equipamentos e Insumos 3 Espinhas Dorsais BcN Broadband Convergence Network USN Ubiquitons Sensor Network IPv6 Next generation Internet Protocol Equipamentos e Insumos Equipamentos e Insumos

INICIATIVAS NACIONAIS: COMO ACONTECEM ? VISÃO MARCO REGULATÓRIO/ INSTITUCIONAL FINANCIAMENTO/ SUSTENTAÇÃO IMPLANTAÇÃO EM ESCALA NACIONAL IMPLANTAÇÃO LOCAL, PILOTOS, EXPERIMENTOS

INICIATIVAS NACIONAIS Aspectos Críticos Cobertura de Todos os Níveis Iniciativa do Governo Efeito Catalisador no Setor Privado Envolvimento Ativo da Sociedade

VISÕES E PROPOSTAS Brasil em 3 Tempos: 2007 / 2015 / 2022 (NAE) Cenários TICs: 2015 / 2022 (CCT, CGEE) Cenários em Telecomunicações (FUNTTEL) Prioridades em TICs (CGEE, ABDI, FINEP) Grandes Desafios de Pesquisa (SBC) Mapa da Indústria 2015 (CNI) Inova Engenharia (SENAI, IEL) Capital Humano em Software (MCT)

INICIATIVAS EM CURSO NO GOVERNO FEDERAL Telecentros para Inclusão Digital (MPOG) Telecentros para Negócios (MDIC) Subsídios a Venda de PCs (MPOG, BNDES) Conteúdos em Domínio Público (MEC) Governo Eletrônico (MPOG) Software na PITCE (MDIC) Semi-condutores na PITCE (MDIC) Software Aberto / Livre (ITI) Universidade Aberta (MEC) TV Digital Terrestre (MC)

O QUE FALTA? Efeito Catalisador Abrangente Foco Articulação Velocidade Recursos Mecanismos Operacionais Escala Entusiasmo Resultado Efeito Catalisador Abrangente

Falta um Desafio Mobilizador DESAFIO CENTRAL Falta um Desafio Mobilizador para a Área de TICs no Brasil

UM DESAFIO MOBILIZADOR

PIRÂMIDE SOCIAL E PIRÂMIDE DIGITAL NO BRASIL Penetração Residências (%) PCs Internet 5% 75,7% 66,9% 9% 49% 37,8% Média 18% 21,2% 13,7% Baixa Renda 36% 4,8% 2,4% Muito Baixa Renda 36% 3,4% 0,4% 14,6% 10% Fonte: PNAD 2002

CANAIS ALTERNATIVOS PARA INCLUSÃO DIGITAL % Penetração em Residencias no Brasil 97% 93% 15% 91% 62% Cidades sem Provedores Internet Cidades com Provedores Internet 14% 11% Acesso Internet PC Tel (fixo + móvel) Radio Televisão Energia Elétrica Fonte: PNAD 2003 - IBGE

CENÁRIO DE INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (ITAFE/WEF) 1 technologies (TV set up box) 1 type of use (individual) 3 services (Education, health & employment , Entertainment, Communication) 1 payment modality (monthly) 4 technologies (TV set up box, mobile, PC, new device) 2 types of use (individual, shared) 1 service (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 1 technology (TV set up box) 1 type of use (individual) 3 services (Education, health & employment, Entertainment, Communication) 1 payment modality (monthly) 3 technologies (TV set up box, mobile, PC) 2 types of use (individual, shared) 3 services (Education, health & employment, Entertainment, Communication) 2 payment modalities (monthly, price per service) % Total Demanda 65 1 technology (TV set up box) 2 types of use (individual, shared) 1 services (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 1 technology (PC) 2 types of use (individual, shared) 1 service (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 61 60 56 55 54 55 52 50 53 1 technologies (TV set up box) 1 type of use (individual) 3 services (Education, health & employment , Entertainment, Communication) 1 payment modality (monthly) 45 4 technologies (TV set up box, mobile, PC) 2 types of use (individual, shared) 1 service (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 44 40 39 36 1 technologies (TV set up box) 1 type of use (shared) 1 service (Education, health & employment) 1 payment modality (monthly) 1 technology (PC) 2 types of use (single/shared) 2 services bundles 1 payment modality (price per service) 35 30 26 25 20 1 technology (PC) 2 types of use (single/shared) 2 services (Education, health & employment, Entertainment) 2 payment modality (monthly, price per service) 20 15 1 technology (PC) 1 type of use (shared) 1 service (Education, health & employment) 1 payment modality (payper service) 14 10 Fonte: Research International Análise: Salvetti&LLombart

DESALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS... ... DO USUÁRIO PROSPECTIVO... Mais Interessante Que vale a pena pagar Que serviços você considera... Emprego 91 70 Saúde 88 64 Educação 87 58 % Indivíduos Atividades Sociais 73 41 Comunicação/Entretenimento 70 42 Outros Serviços 80 47 ... E DO POSSÍVEL PROVEDOR... Mais Interessante Que vale a pena investir Que serviços você considera... Educação 85 Fonte: Research International Field Data Análise: Salvetti & LLombart 32 Atividades Sociais 80 22 Outros Serviços 73 % Organização 23 Saúde 71 27 Emprego 68 26 Comunicação/Entretenimento 65 18 Nenhum 52

MOBILIS (ÍNDIA) US$ 100,oo

EXPECTATIVA DE PREÇO DO TERMINAL DE ACESSO (TV Digital)

A TELEVISÃO DO FUTURO: ASPECTOS CRÍTICOS EM 2012 (cf. IBM Business Consulting Services) Condicionadores de mudanças Consumidores Bimodais Valores em mudança (2005 – 2012)

CONDICIONADORES DE MUDANÇAS Consumer media control (cf. IBM Business Consulting Services) Open Content access Limited Passive Involved Consumer media control Source: IBM Institute for Business Value.

CONSUMIDORES BI-MODAIS Consumer media control (cf. IBM Business Consulting Services) Open Content access Limited Passive Involved Consumer media control Source: IBM Institute for Business Value.

VALORES EM MUDANÇA (2005 – 2012) Why? 2012 Premier value position •Negotiating power •Expanded channels •Ad-skipping •MSO/DBS/ Telecom direct-to-advertiser competition •Niche content aggregation •Always “on” content •Interactive advertising services •Video on demand •Price and share competition •Continued commoditization •Product stratifi cation •Continued commoditization •Product stratification Why? Premier value position Moderate value position Non-differentiated profi tability Premier value position Moderate value position Non-differentiated profitability Note: Arrows indicate change in value position from 2005. Dashes indicate no significant change expected. Source: IBM Institute for Business Value analysis

PROPOSTA DE AÇÃO FOCO EDUCAÇÃO Criação de Demanda na Ponta (Equipamentos e Serviços), Enfocando EDUCAÇÃO como forma de alavancar demanda de infra-estrutura TICs

TEMAS PROPOSTA DE AÇÃO (cont.) SET-TOP BOXES PARA TV DIGITAL COMPUTADORES PARA EDUCAÇÃO EQUIPAMENTOS DE REDES PARA PMEs EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS SOFTWARE PARA APLICAÇÕES/SERVIÇO EM REDES CONTEÚDOS DIGITAIS PLATAFORMA PARA APLICAÇÕES EM REDES (EM TERMINAIS) SERVIÇOS VIA REDES (GOVERNO ELETRÔNICO, EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ENTRETENIMENTO INFORMAÇÕES PÚBLICAS

INICIATIVA MOBILIZADORA PROPOSTA DE AÇÃO (cont.) INICIATIVA MOBILIZADORA Projeto Nacional em Educação nas Escolas Públicas com base em TICs, envolvendo: Implementação de Laboratórios de TICs; Implementação de Aplicações de EAD; Geração de conteúdos digitais interativos; Capacitação de professores e instrutores; Difusão de equipamentos terminais entre professores e alunos; Informatização da administração Escolar. Por quê educação? Necessidade básica do Brasil Ponte entre entretenimento e informações públicas Múltiplas atividades em curso

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROJETO BRASIL 3 TEMPOS PESQUISA DELPHI PESQUISA ABERTA VIA PESQUISA SEGMENTADA INTERNET (Comunidade Acadêmica) Qualidade do Ensino Melhorar a Qualidade Melhorar a Qualidade do do Ensino Ensino Educação Basica Reduzir a Desigualdade Fomentar C, T & Inovação Social Desigualdade Social Reduzir Carga Reduzir a Desigualdade Tributaria Social Nível de Emprego Reduzir Criminalidade Universalizar a Educação e Violência Basica Sistema Único de Universalizar e Universalizar e Melhorar Saúde (SUS) Melhorar o SUS o SUS

O Círculo Virtuoso do Investimento do Consumo de Massa Aumento de Rendimentos das Famílias Trabalhadoras Ampliação do Consumo Popular Aumento da Demanda de M.O. e de Produtividade Investimentos Produtivos Fonte: cortesia de Ricardo Bielschowsky

CONCLUSÕES O FOCO EM EDUCAÇÃO COMO TEMA MOBILIZADOR PODE AJUDAR A CRIAR UM CÍRCULO VIRTUOSO NA ÁREA DE TICs NO BRASIL. INVESTIMENTO PÚBLICO EM TICs PODE DAR IMPULSO DECISIVO A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

DA INQUIETA ESPERANÇA Bem sabes Tu, Senhor, que o bem melhor é aquele Que não passa, talvez, de um desejo ilusório. Nunca me dê o Céu...quero é sonhar com ele Na inquietação feliz do Purgatório. Mário Quintana

FIM TADAO TAKAHASHI tadao.takahashi@uol.com.br Tel (21) 2540-6915 © ISI BRASIL