FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio

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Transcrição da apresentação:

FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio Grandes desafios para aprender Educação como prioridade Aprendizagem de valor Investindo tempo e dinheiro em aprendizado Juntando oferta e demanda Habilidades básicas Pedagogia inovativa 1. Grande Desafio 2. Visão Onde nós queremos ir? 3. Critérios para o Sucesso Quais são as chaves para o sucesso? 4. Boas Práticas O que nós aprendemos? 5. Escolhas Estratégicas Quais são as ações que promovem soluções inovativas? 6. Ações Como nós damos prioridade a objetivos para o desenvolvimento? A Criação de conteúdos B Serviços de Tecnologia C Serviços de Aprendizagem D Comunidades de Aprendizagem

COMPETITIVIDADE GLOBAL DEMANDA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

INTENSIDADE MÉDIA DE APRENDIZADO NA VIDA DIÁRIA Fonte: OECD/CERI

(3.000 IDÉIAS = 1 PRODUTO DE ÊXITO) PRODUTOS UNIVERSAIS (3.000 IDÉIAS = 1 PRODUTO DE ÊXITO)

Ambiente, cultura, tradição, caráter nacional UM SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO Produtos e Serviços Criação de Base de Conhecimento Melhoria Nível Educacional Melhoria Produtividade Mercado CONHECIMENTO SOCIEDADE POLÍTICAS INDÚSTRIA MERCADO Inovações Universidade Colaboração Empresas Demanda Política Trab e Emprego Infraestrutura Social Política Tributária Política Econômica Política Educacional Política de C&T Governo Política e Economia Ambiente, cultura, tradição, caráter nacional FIG: Diagrama Conceitual de um Sistema Nacional de Inovação De MEXT, 2002

ANÁLISE DETALHADA

A IMPORTÂNCIA DE INFRA-ESTRUTURA DE REDES Infra-estrutura de Redes costuma ser o baricentro de iniciativas nacionais envolvendo TICs, porque: é o que permite alcance nacional; é de implantação demorada; é onde estão os maiores custos; e é o que viabiliza ou não visão integrada de serviços.

REDE ATUAL (INCLUSIVE NO BRASIL) RESIDENCIAL Coexistência entre legado e novo ACESSO DISCADO CENTRAIS TELEFÔNICAS DIGITAIS V O Z REDE LEGADA E VOLTADA A UM ÚNICO SERVIÇO CORPORATIVO DSLAM GATEWAY SERVIDOR DE COMUNICAÇÃO VoIP RAS ACESSO BANDA LARGA ACESSO DISCADO SS7 D A O S REDES IP DE BANDA LARGA E MULTISSERVIÇO ACESSO BANDA LARGA WiFi WiMAX PROVEDORES DE CONTEÚDO Fonte: Min. Comunicações (2006)

Total dos Serviços e das Mundo da Convergência Total dos Serviços e das Conexões Multimídia (all IP) REDE DO FUTURO V í D E O SERVIDORES DE COMUNICAÇÃO V O Z BACKBONE IP PROVEDORES DE CONTEÚDO D A O S ACESSO IP-based COM OU SEM FIO WiFi/ WiMAX xDSL FTTx Triple-/ Quad-Play Fonte: Min. Comunicações (2006)

Como olhar o todo ? ...MAS O TODO É MAIS DO QUE A VISÃO DE CADA PARTE Cada setor competidor tem a sua própria visão sobre os serviços que trafegarão sobre uma infraestrutura (compartilhada ou não) de redes. Governos necessitam de visões integradas sobre uso de TICs, de ponta a ponta, para além de serviços individuais.

UM MODELO DE REFERÊNCIA 1 – Infra-estrutura e equipamentos terminais Longa Distância Local Acesso Local Acesso Equipamentos Terminais Computador Telefone/FAX PDA Aparelho TV Robôs Sensores Equipamentos Terminais Computador Telefone/FAX PDA Aparelho TV Robôs Sensores Satélite Microndas Central Telefônica e Dados - Roteador Central telefônica Transmissor TV/Rádios Torre de Celular Infra - estrutura

Mas onde entram serviços ? UM MODELO DE REFERÊNCIA 2 – Abstraindo detalhes Comunicação a Longa Distância Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Mas onde entram serviços ? Equipamentos terminais Equipamentos terminais Infra - estrutura

UM MODELO DE REFERÊNCIA 2 – Abstraindo detalhes Comunicação a Longa Distância Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Serviços Serviços Equipamentos terminais Equipamentos terminais