Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL NA IGREJA LOCAL A igreja toda ensinando à igreja toda tudo o que Jesus ordenou. Como preparar-se para a aula Preletor: Rev. André
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Cursos Profissionalizantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Planejamento de Tutoria
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Professora Lúcia Brasil
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Não basta querer servir!! O mais importante é fazermos a diferença.
Planejamento - Professor
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Portfólio de Estágio Supervisionado
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
O Respeito Irene Alvina Imagem; Irene Alvina NÃO DEIXE DE LIGAR O SOM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia Científica
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Como Utilizar a Internet na Educação
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
• Manejo – Formação – Professor.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Termo de Terminalidade
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Transcrição da apresentação:

Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite

O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PORTO ALEGRE, SOBRE O QUE É UMA UNIVERSIDADE DE QUALIDADE Devemos ter qualidade desde o ensino fundamental, passando pelo médio, para podermos dizer que a universidade é de qualidade; Devemos ter qualidade desde o ensino fundamental, passando pelo médio, para podermos dizer que a universidade é de qualidade; É uma universidade que tenha vários tipos de cursos, com professores competentes e uma boa infra- estrutura. Onde todos tenham possibilidades iguais; É uma universidade que tenha vários tipos de cursos, com professores competentes e uma boa infra- estrutura. Onde todos tenham possibilidades iguais;

As escolas públicas e universidades públicas necessitam muito do apoio da comunidade, com isso, as pessoas saberão que estão colocando os seus filhos em um lugar certo; nas escolas e universidades particulares precisam saber se o seu dinheiro está sendo investido em livros, melhorias para a escola, infra- estrutura, tudo isso modifica e faz um ensino melhor; As escolas públicas e universidades públicas necessitam muito do apoio da comunidade, com isso, as pessoas saberão que estão colocando os seus filhos em um lugar certo; nas escolas e universidades particulares precisam saber se o seu dinheiro está sendo investido em livros, melhorias para a escola, infra- estrutura, tudo isso modifica e faz um ensino melhor;

A universidade ideal é aquela que acolhe o pobre, pois os ricos têm a condição de si financiar, ao contrário do pobre; A universidade ideal é aquela que acolhe o pobre, pois os ricos têm a condição de si financiar, ao contrário do pobre; Adotar muitas atividades extra- classe, ser de alguma forma um estudo diferenciado que coloque em prática e influencie os alunos a seguir os campos desejados; Adotar muitas atividades extra- classe, ser de alguma forma um estudo diferenciado que coloque em prática e influencie os alunos a seguir os campos desejados;

É aquela que é gratuita para todos, independente de classe social e raça; É aquela que é gratuita para todos, independente de classe social e raça; Aquela que não tem sequer uma discriminação, aquela que valoriza as pessoas, que aceita e ajuda as pessoas com dificuldades; Aquela que não tem sequer uma discriminação, aquela que valoriza as pessoas, que aceita e ajuda as pessoas com dificuldades; Uma universidade que tenha ótimos professores seja reconhecida internacionalmente pelo seu nível de excelência; Uma universidade que tenha ótimos professores seja reconhecida internacionalmente pelo seu nível de excelência;

Deve estimular o desenvolvimento de pesquisa sobre conhecimento que beneficie não somente a universidade, mas também a sociedade como um todo; Deve estimular o desenvolvimento de pesquisa sobre conhecimento que beneficie não somente a universidade, mas também a sociedade como um todo; Precisa garantir a liberdade de expressão dos estudantes e dos professores, pois dessa maneira poderá solucionar eventuais problemas através das críticas; Precisa garantir a liberdade de expressão dos estudantes e dos professores, pois dessa maneira poderá solucionar eventuais problemas através das críticas;

Foram entrevistadas 60 pessoas, de ambos os sexos, alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de Escolas Públicas e Privadas de Porto Alegre, durante os meses de julho a novembro de Dentre os aspectos mencionados como fatores responsáveis pela qualidade da universidade estão: Dentre os aspectos mencionados como fatores responsáveis pela qualidade da universidade estão: Professores qualificados; boa infra-estrutura; laboratórios e bibliotecas atualizados; Professores qualificados; boa infra-estrutura; laboratórios e bibliotecas atualizados; Aulas práticas visando preparar para o mercado de trabalho; Aulas práticas visando preparar para o mercado de trabalho; Boa relação entre professores, alunos e comunidade; Boa relação entre professores, alunos e comunidade; Respeito, sem discriminação ou preconceito; acolhida aos mais pobres; Respeito, sem discriminação ou preconceito; acolhida aos mais pobres; História, tradição, reconhecimento da instituição; História, tradição, reconhecimento da instituição; Aulas, materiais didáticos, ambiente e profissionais que preparem bem o aluno, dando-lhe possibilidades de inserção no mercado de trabalho; Aulas, materiais didáticos, ambiente e profissionais que preparem bem o aluno, dando-lhe possibilidades de inserção no mercado de trabalho; Estímulo à pesquisa com estrutura para tal, livros, equipamentos etc. Estímulo à pesquisa com estrutura para tal, livros, equipamentos etc.