F. Ferreira Passos 1, R.M. Campomanes Santana2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenheiro ou empreendedor? Por que não os dois?
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
Informática na Educação
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Sistema Integrado das Bolsas de Resíduos
, NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
PROJETO DE PESQUISA O portal CIAP e a participação dos alunos do CUFSA
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Estratégias de Sucesso
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Tópicos de Educação Matemática A
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
TÍTULO, CENTRALIZADO, TAMANHO 48, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO, IGUAL AO TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO SOBRENOMEBOLSISTA01, Fulano1; SOBRENOMEBOLSISTA02,
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Apresentação.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Leandro Costa MIRANDA1; Ronaldo Bruno LEAL2
Numerar todos e o último é o professor n vai depender de cada grupo
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
Escolha o fundo e a cor das letras
XXIII Seminário de Iniciação Científica Universidade Federal do Acre
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Ana Paula Felipe dos Santos
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Introdução a Engenharia de Alimentos
Professor: Wanderson A7
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO.
Oficina de Identificação de Plásticos Prof. Geraldo Lopes Crossetti Grupo Lavoisier Relato da participação no IV SIEPE.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 1ª Escola de Inverno do PPGCF TÍTULO DO TRABALHO Nome do aluno Instituição/Curso Ponta Grossa 2015.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Inserir o título: letra Arial 80. O título deve ser claro e conciso
ÉticaQualidadeInovaçãoResponsabilidade
Projeto CANTECHIS-FINEP
Recicla Tudo apresenta:
13º Congresso Brasileiro de Polímeros 18 e 22 de Outubro de 2015 Natal - RN - Brasil Lindembergue P. C. Júnior 1 (IC), Anna Raffaela M. Costa* 2 (D), Eduardo.
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
15 anos.
Aperfeiçoamento do amido Termoplástico na produção de um bioplástico alternativo aos plásticos convencionais. Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
Formadora:Adelina Santos Historia do Plástico.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA: BIOLPLÁSTICO Autores: Professora: Leila A. Friedrich, Alunas: Amanda Vicelli, Elisa Cortez e Marina Machry, Monitora: Maria.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

F. Ferreira Passos 1, R.M. Campomanes Santana2 IDENTIFICAÇÃO DE PLÁSTICOS PÓS-CONSUMO VIA EAD F. Ferreira Passos 1, R.M. Campomanes Santana2 felipe_pf@via-rs.net Escola de Engenharia Química, 2ruth.santana@ufrgs.br-Escola de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Rio Grande do Sul–UFRGS, CEP 91501-930, Porto Alegre/RS/Brasil 1. INTRODUÇÃO Atualmente o mundo está se deparando com uma revolução nas comunicações entre os povos através das novas tecnologias de comunicação que estão disponíveis no mercado. Depois destas tecnologias terem alcançado vários setores da sociedade, a educação é uma das áreas que está sendo consideravelmente beneficiada por esta onda tecnológica. Por outro lado, o consumo dos materiais poliméricos vem crescendo no Brasil e no mundo, especialmente os termoplásticos, muito usado na indústria de embalagens. Em 1996 foi estimado que a reciclagem de polímeros no Brasil crescia em média 15% ao ano desde o início da década. As pesquisas mostraram as taxas de reciclagem de polímeros na Grande São Paulo, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul que apresentou a maior taxa, de 27,6%. Porém a heterogeneidade de diferentes tipos de materiais plásticos RPU e as impurezas representam um gargalo no sucesso da reciclagem. Sendo assim, a atual necessidade da conscientização popular sobre a reciclagem dos matérias poliméricos, foram os motivos que levaram a mostrar neste trabalho sobre Identificação de materiais plásticos à distância, visando ensinar os alunos sobre os diferentes polímeros, a importância de sua separação seletiva que aumenta o seu valor agregado do produto final e a conscientização da reciclagem dos mesmos. 2. OBJETIVOS Identificação por Densidade Para que os alunos aprendam a identificar os matérias poliméricos das embalagens plásticas pela sua densidade devem seguir o teste mostrado na figura 2. Alguns plásticos afundam e outros não em soluções com diferentes densidades e logo comparam com os da tabela 1. Figura 2. Diagrama do teste de identificação por densidades. Tabela 1. Densidade de polímeros. Figura 3. Separação do PP e PEBD por teste de densidade em álcool etílico. Como o objetivo principal deste curso é ensinar aos alunos como identificar os diversos materiais poliméricos, por meio de diversos testes físicos experimentais de identificação de polímeros que o estudante poderia reproduzir em sua própria casa e conferir seus resultados de forma simples e prática. Teste de solubilidade Os polímeros são solúveis em diferentes solventes orgânicos, especialmente os aromáticos e geralmente a altas temperaturas. Dos termoplásticos convencionais usados nas embalagens plásticas, o EPS (poliestireno expandido) é dissolvido com acetona, e o PVC apresentam uma solubilidade parcial, ambos em temperatura ambiente. 3. RESULTADOS Identificação pelo código Os materiais poliméricos convencionais usados na maioria das embalagens plásticas são identificados pelos seus códigos segundo norma ABNT 13230, inscritos na embalagem. Figura 4. Teste mostrando a reação de PVC ao uso de acetona. Teste de chama Quando um material é queimado, a chama e a fumaça expelida exibem características específicas (PH e o odor da fumaça, a cor da chama e se o material incendeia ou não quando retirada a fonte de combustão) de acordo com o tipo de polímero. Teste específico para separar PET do PVC, tanto pela auto extinção como a variação da cor da chama de azul para verde característico do PVC. Tabela 2. Tabela mostrando as diferentes características da queima de cada polímero. Figura 5. Diferenças de formas da solidificação do PEAD e PEBD após queima. 4. CONCLUSÃO A reciclagem do plásticos pós-consumo é uma das soluções mais viáveis para minimizar o impacto causado pelos polímeros ao meio ambiente. Resultados deste trabalho indicam que é possível fazer a identificação dos diferentes materiais poliméricos por meio de testes simples e práticos. Por outro lado, o curso de ensino à distância sobre a identificação dos matérias poliméricos demonstrou ser totalmente viável nos dias de hoje, se for usado os objetos de aprendizagem corretos para passar o conhecimento de forma mais didática possível. 5. AGRADECIMENTOS Os autores gostariam de agradecer a UFRGS pelo apoio financeiro. Figura 1. Códigos de identificação dos plásticos convencionais.