Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.

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Transcrição da apresentação:

Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia González Equipe: Eduardo Schmidt dos Anjos e Álisson Vargas da Cunda

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Introdução Continuação do projeto Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicados a um Jogo Didático para o Ensino de Engenharia: a Competição de Pontes de Espaguete (Edital EAD 05) Equipe composta por um Professor do Departamento de Engenharia Civil e dois estudantes de Engenharia Trabalho desenvolvido no NMEAD - Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de Engenharia

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Contexto do Trabalho Os objetos de aprendizagem que estão sendo implementados consistem em um conjunto de ferramentas, tutoriais e materiais de apoio para os alunos das disciplinas da área de Análise Estrutural que participam de um evento organizado todos os semestres no Departamento de Engenharia Civil: a Competição de Pontes de Espaguete

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Contexto do Trabalho A Competição consiste na análise, o projeto, a construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Contexto do Trabalho O objetivo é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam: aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia projetar sistemas estruturais simples comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita trabalhar em grupo para executar seus projetos

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Proposta Pedagógica A proposta pedagógica do trabalho desenvolvido pode ser resumida em duas palavras: Aprender fazendo Para alavancar esta abordagem, todos os objetos de aprendizagem implementados constituem ferramentas para que o aluno desenvolva sua própria resposta ao desafio proposto e não propriamente a solução do desafio.

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Proposta Pedagógica Formalmente, pode-se classificar esta abordagem descrita na linha pedagógica denominada como Aprendizagem Baseada em Problemas É proposta ao aluno uma tarefa que ele não poderá realizar sem antes efetuar uma aprendizagem precisa, o que constitui o verdadeiro objetivo da tarefa

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Objetos Implementados Adição de novos conteúdos ao site da Competição de Pontes de Espaguete Filme da Competição e transmissão pela internet Tutorial para a construção da estrutura de uma ponte de espaguete Ferramentas para análise de estruturas de barras

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Site da Competição Divulgação da competição Repositório de material de apoio para os alunos que participam da competição Dados técnicos utilizados no projeto da estrutura Registro das competições realizadas: fotografias dos ensaios das pontes das cinco competições e filmes dos ensaios das pontes das três últimas competições

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Site da Competição

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Filme da Competição As competições são filmadas e transmitidas pela internet utilizando o Real Server do POP-RS e o Real Producer do NMEAD O filme é editado e os ensaios das pontes são disponibilizados no site da competição através de um player baseado em Flash, desenvolvido pelo bolsista do projeto Os filmes dos ensaios das pontes fundamentam as análises posteriores sobre as causas do colapso de cada ponte

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Filme da Competição

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Tutorial de Construção da Ponte Foi acompanhado todo o processo de projeto, construção e ensaio de uma ponte e o material será disponibilizado em forma de um tutorial, desenvolvido em Flash O tutorial apresenta todas as etapas de construção da ponte, que podem ser acessadas através de um menu O conteúdo do tutorial compreende, além das filmagens, uma narração explicativa sobre as etapas de execução da ponte e animações ilustrativas

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Tutorial de Construção da Ponte

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Tutorial de Construção da Ponte

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Ferramentas para Análise Estão em desenvolvimento ferramentas para análise de estruturas de barras, que apresentam e exploram os conceitos básicos de análise estrutural e auxiliam o aluno a construir o conhecimento seguindo uma dinâmica determinada por ele As ferramentas estão sendo implementadas através de animações desenvolvidas em Flash

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Ferramentas para Análise

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Ferramentas para Análise

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Outras Ferramentas

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Conclusões Motivação dos alunos na utilização dos objetos de aprendizagem O tempo investido no domínio de Flash tem retorno na qualidade dos objetos desenvolvidos Relativa simplicidade da implantação de infraestrutura para streaming de vídeo Vantagens na utilização do Premiere como ferramenta para edição de vídeo

III Salão EAD - UFRGS - Junho de 2007 Visita aos Objetos Implementados Site da Competição de Pontes de Espaguete: Link para as Fotos e os Filmes: Link para o Tutorial: