Correio eletrónico.

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Transcrição da apresentação:

Correio eletrónico

E-mail Correio eletrónico Como vimos anteriormente, o correio eletrónico tornou-se um meio de; comunicação por excelência. É usado cada vez mais e por vários tipos de : utilizadores: empresas, particulares, entidades públicas, etc. Isto deve-; -se a diversos aspetos, tais como:

Correio eletrónico Aumento de utilizadores Particulares; Empresas: E-mail Correio eletrónico Particulares; Empresas: Entidades públicas; Etc. Aumento de utilizadores Fatores Simplicidade; Comodidade; Custo; Envio de anexos; …

E-mail Correio eletrónico Simplicidade Poder enviar/receber mensagens a partir de um computador ou de outro dispositivo eletrónico similar. Para tal, basta ter acesso à Internet. Comodidade Enviar e receber mensagens para/de uma ou várias pessoas em simultâneo, a qualquer hora, mesmo que geograficamente distantes e sem a preocupação de fuso horário. Custo Se pensarmos no correio tradicional, teríamos o pagamento do selo que, em alguns casos, poderia ser elevado. Claro que temos de pagar o acesso à Internet, mas, normalmente, o valor das mensagens está incluído. Anexos Poder anexar às mensagens documentos, fotografias, vídeos, etc., sem necessitar do envio dos mesmos por outra via.

Correio eletrónico E-mail Na escrita de mensagens deves ter em consideração as regras de eti­queta (Netiqueta) utilizadas em qualquer meio de comunicação online. Vamos relembrar algumas das regras que mais se aplicam ao uso do correio eletrónico: Spam - Deves evitar enviar ou reencaminhar mensagens publicitárias pois geralmente são de carácter duvidoso, normalmente publicidade sem interesse (spam). Escrita - Na comunicação online, o uso de letras maiúsculas significa comunicar aos gritos. Não deves escrever uma mensagem toda em maiúsculas. Deves usar maiúsculas quando necessário, de acordo com as regras ortográficas. Antivírus - Deves ter o cuidado de não enviar ficheiros com vírus pois irás infetar o computador de quem os recebe. Verifica se o ficheiro tem vírus antes do seu envio. Assunto - No campo destinado ao assunto deves sempre escrever algo que identifique o seu conteúdo. Desta forma, o seu destinatário pode, desde logo, ter ideia do conteúdo da mensagem mesmo antes de a abrir. Existem utilizadores que, por questões de segurança, eliminam mensagens que não tenham assunto sem as chegarem a ler.

Regras de escrita de mensagens Evitar uso de Maiúsculas E-mail Correio eletrónico Regras de escrita de mensagens Indicar o Assunto Evitar Spam Evitar uso de Maiúsculas Não propagar Vírus

E-mail Correio eletrónico Compor mensagem Para Destinatários Cc Bcc

E-mail Correio eletrónico

Correio eletrónico E-mail Para enviares uma mensagem, no ambiente de trabalho do Gmail, na barra lateral esquerda, clica em COMPOR. E aberta uma janela com alguns campos que deverás preencher para que a mensagem seja escrita e enviada corretamente. Para: endereços dos destinatários da mensagem. Normalmente, os endereços dos destinatários devem ser separados por vírgulas (,). "Cc" (Com conhecimento): endereços dos destinatários aos quais se pretende dar conhecimento da mensagem. Todos os destinatários têm conhecimento dos endereços escritos nos campos "Para" e "Cc". Bcc (Com conhecimento oculto): endereços dos destinatários aos quais se pretende dar conhecimento da mensagem, mas que não serão visíveis aos destinatários inseridos nos campos "Para" e "Cc". No entanto, os destinatários inseridos em Bcc" têm conhecimento dos destinatários inseridos nos campos "Para" e "Cc".

E-mail Correio eletrónico Assunto - Área reservada para a escrita de um texto curto que identifique a mensagem. Deve ser preenchida, apesar de ser facultativa. Escrita - Área de escrita da mensagem propriamente dita (corpo de mensagem) Enviar - Enviar a mensagem (quando completa). Fonte - Aceder a opções de formatação de fontes, cores, realces, alinhamentos, etc. Anexar - Selecionar os ficheiros a anexar à mensagem (analisaremos esta funcionalidade com maior detalhe). Inserir objetos - nomeadamente multimédia. Eliminar - a mensagem. Mais opções - (correção ortográfica, marcadores,...).

E-mail Correio eletrónico Anexar Pastas Ficheiros Links, etc…

E-mail Correio eletrónico Quando escreves uma mensagem, podes anexar-lhe ficheiros de vários tipos: documentos, fotografias, imagens, etc. Numa mensagem podes anexar vários ficheiros. Para tal, basta repetires os passos indicados anteriormente. Podes, também, anexar ficheiros que tenhas guardado no Google Drive, através da opção Inserir ficheiros com o Google Drive. Não é aconselhável enviar ficheiros muito grandes por correio eletrónico e o Gmail restringe, até, o tamanho (total) dos ficheiros a enviar.

E-mail PraTICa 5