Werson Rêgo Blue Tree Park – DF Junho de 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modulo 21 Nuno Silva.
Advertisements

a comercialização agrícola
AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa do Consumidor CÂMARA DOS DEPUTADOS 25 OUT 2011.
Fórum de Empreendedorismo
AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE TESOURARIA
Matemática Financeira Desconto Simples
O REGIME DE JUROS SIMPLES
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
Financiamento Habitacional
Comitê Temático Investimento e Financiamento
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
Produtos e Serviços para Micro e Pequenas Empresas
Descontos Simples Se uma pessoa deve uma quantia em dinheiro numa data futura, é normal que entregue ao credor um título de crédito, que é o comprovante.
Custo Efetivo Total (CET)
1 Brasília, Padronização dos Serviços Bancários Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Departamento de Normas do Sistema.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programa de Financiamento às Exportações
DESCONTOS SIMPLES MATEMÁTICA
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
Superintendência Regional Revisão – 08/2012
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
BANCO BRADESCO.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Equivalência de Taxa de Juros
A questão dos Juros no Brasil
AUDITORIA Ativo Imobilizado
Administração Financeira II
Valor do Dinheiro no Tempo
Matemática Financeira
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Conceitos Básicos Juro – é a remuneração paga a um capital
AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
CARTÃO EMPRESARIAL BANCO DO NORDESTE
Desconto Bancário Simples O Desconto Bancário ou Comercial é aquele em que a taxa de desconto incide sobre o valor futuro de um título. Taxa de Desconto.
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO (SAC E PRICE)
Leasing Arrendamento Mercantil
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
Administração Financeira.
Mercado de Crédito Objetivo:
Matemática Financeira Prof. Eliton Mendes. 01) (BB 2014 CESGRANRIO) Considerando-se a mesma taxa de juros compostos, se é indiferente receber R$ 1.000,00.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Cobrança de multa e mora PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Os juros simples apresentam pouca utilização no mercado financeiro brasileiro.
1- O banco Price cobra 10% a.b pelo uso do cheque especial de seus clientes. Calcule a taxa semestral equivalente. Tenho bimestre  quero semestre: Período.
PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C
Medindo o Custo de Vida.
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada.
Venda em CDC CDC - Crédito Direto ao Consumidor. O que é CDC CDC é um financiamento destinado a aquisição de bens duráveis e serviços. Veículos, motos,
A teoria do custo de capital fundamenta-se nos conceitos de risco e retorno. Risco de negócio: risco que a a empresa corre de não gerar receitas suficientes.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Matemática Financeira
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 8.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Conta Caixa Fácil Poupança Caixa Fácil Produtos de crédito
Conceitos Financeiros
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
FLUXO DE CAIXA.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 2 LEASING ARRENDAMENTO MERCNTIL.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

Werson Rêgo Blue Tree Park – DF Junho de 2008 IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR ASPECTOS POLÊMICOS DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS - CUSTO EFETIVO TOTAL - Werson Rêgo Blue Tree Park – DF Junho de 2008

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR O QUE É CUSTO EFETIVO TOTAL (CET)? Custo Efetivo Total (CET) representa o custo total (porcentagem anual) que um cliente paga ao contratar operação de crédito (empréstimo ou financiamento) ou de arrendamento mercantil financeiro.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO FOI REGULAMENTADO O CET? Através da Resolução do Conselho Monetário Nacional de nº 3.517, de 6 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a informação e a divulgação do custo efetivo total correspondente a todos os encargos e despesas de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR CET - ENTRADA EM VIGOR A Resolução nº 3.517 produz efeitos desde o dia 03 de março de 2008.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO DEVE SER EXPRESSO O CET? O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual, incluindo todos os encargos e despesas das operações de crédito ou de arrendamento financeiro, demonstrando o custo real da operação. Esta taxa informativa varia de uma instituição para outra, de acordo com o prazo, valor tomado, tributos e as tarifas cobradas do cliente.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR QUEM E QUANDO DEVE INFORMAR O CET? O CET deve ser informado pelas instituições financeiras e pelas sociedades de arrendamento mercantil, previamente à contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil com pessoas físicas e/ou em qualquer outro momento, por solicitação do cliente. Os informes publicitários respectivos devem conter, de forma clara e legível, além do CET e do referencial de remuneração, as taxas de juros nominais e a taxa anual efetiva de juros.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO DEVE SER CALCULADO O CET? O cálculo do CET é definido pela equação genérica contida no anexo à Resolução 3517, do CMN. A equação é bastante complexa, uma vez que os prazos que decorrem entre a data do contrato até o dia do vencimento de cada uma das prestações são estabelecidos em quantidade de dias.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO DEVE SER CALCULADO O CET? O CET deve ser calculado considerando os fluxos referentes às liberações e aos pagamentos previstos, incluindo taxa de juros a ser pactuada no contrato, taxa interna de retorno, tributos (IOF), tarifas (abertura/renovação de cadastro), seguros e outras despesas cobradas do cliente (emolumentos, registro, serviços de terceiro), inclusive quando essas despesas forem objeto de financiamento.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO DEVE SER CALCULADO O CET? OBS: A TAC, segundo disposições contidas na Resolução nº 3.518, do Conselho Monetário Nacional, somente poderá ser cobrada até o dia 29.04.2008.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO O CONSUMIDOR SABERÁ QUAL É O MELHOR CET DE UMA OPERAÇÃO DE CRÉDITO? Fazendo simulação e comparando o CET entre diversas instituições financeiras. Considerando que todos os custos que incidem em uma operação de crédito devem estar inseridos no CET, quanto menor o seu valor, menos o consumidor pagará pela linha de crédito.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR NO CASO DE CARTÕES DE CRÉDITO, O QUE INTEGRA O CÁLCULO DO CET?? Os encargos financeiros, IOF Adicional e IOF Diário são os itens que integram o cálculo do CET das transações feitas com os cartões (uso do limite de crédito rotativo, saques e pagamentos a débito do cartão).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR COMO FUNCIONA, NA PRÁTICA? O consumidor deverá, previamente ao momento do fechamento da operação financeira, tomar expresso conhecimento do CET (mediante planilha de cálculo especificamente elaborada) e, quando do respectivo fechamento, deverá concordar, também de forma expressa, com esse custo. IMPORTANTE: todas as despesas antes referidas devem estar discriminadas nos instrumentos legais para contratação da operação financeira (Planilha do CET, Contrato de Empréstimo, Cédula de Crédito Bancária, Contrato de Mútuo ou de Financiamento, entre outros)

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR QUAL O OBJETIVO DO CET? O objetivo do CET é informar ao consumidor o valor real de uma operação de crédito, apresentando todos os custos que incidem na operação pretendida antes de contratá-la. Dessa forma, o consumidor tem condições de comparar as ofertas do mercado e escolher a que melhor atende às suas necessidades.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR QUAIS AS VANTAGENS PARA O CONSUMIDOR? Na prática, significa duas coisas: a) bancos e financeiras terão de informar, previamente à contratação, em uma única taxa, expressa na forma anual, os juros e todos os demais custos embutidos numa operação de crédito; b) o consumidor poderá comparar, de forma eficaz, as condições para uma mesma operação de crédito em várias instituições.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR ASPECTOS POLÊMICOS DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS - CUSTO EFETIVO TOTAL - Werson Rêgo OBRIGADO