TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
(O trabalho com narrativas fabulísticas)
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Prof. Neide Pizzolato Angelo
Classificações das conjunções
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Paródias de provérbios
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
PROJETO MAPAS 3°B.
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Pegadas na Areia Esta noite eu tive um sonho.
Texto verbal, não verbal e sincrético
AMANDA VALÉRIA MACHADO DUARTE
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
A BORBOLETA AZUL.
Semântica da pontuação...
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professsora: Aíla Rodrigues
COMO AÇUCAR.
LEITURA DE IMAGENS.
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
NOME DO PALESTRANTE TÍTULO da APRESENTAÇÃO. NOME DO PALESTRANTE TÍTULO da APRESENTAÇÃO Telas como esta contêm instruções de preenchimento. Depois de observadas,
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Metodologia do Ensino de Arte
O texto argumentativo.
Como fazer a leitura de obra de arte?
AÇÚCAR.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
Funções da Linguagem.
Açúcar.
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Linguagem publicitária
Comunicação.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
A cada um, o que é seu ( Ou a teoria, na prática, é diferente ) ( Ou a teoria, na prática, é diferente )
É O QUE É, E NO INTERIOR SE ENCONTRA A VERDADE DO QUE SOU. (2X)
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
VER PRECEDE. AS PALAVRAS ? POR QUÊ ? Resgatar o silêncio.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Correção da Atividade diagnóstica
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Leitura e interpretação de texto
Português Instrumental REVISÃO
Denise Dubiella.
ENTREVISTA COM DEUS.
A construção do sentido
Afirmações Difíceis de Jesus: Para quem veio Jesus ? “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu” Dn 2:19.
Concordância verbal na construção do texto Professora: Suzete Beppu
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
ABORDAGENS E OBJEÇÕES.  Abordar pessoas que você não conhece;  Pode ocorrer em qualquer lugar: banco, consultórios, rua, supermercado, farmácia... 
Transcrição da apresentação:

TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02 Profa. Karen Neves Olivan

Profa. Karen Neves Olivan TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco, NEGRO FORRO   minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco, nem bigodes retorcidos. costurou meus passos aos corredores da noite de minha pele. (Adão Ventura)

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Os textos 1 e 4, cada um a seu modo, abordam o mesmo tema. Qual é esse tema? Eles expressam a mesma visão sobre o tema? Explique.

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Observe os dados apresentados no texto 4: De acordo com o gráfico, as classes De E diminuíram e uma parte delas se incorporou à classe C. Econômica e socialmente, o que isso representa para o país?  

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Observe os dados apresentados no texto 4: Entre os dados do gráfico, não estão incluídos os percentuais das classes A e B. Contudo, é possível deduzir o percentual correspondente a essas classes. Qual é esse percentual? O que isso representa socialmente?  

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Observe os dados apresentados no texto 4: Entre os dados do gráfico, não estão incluídos os percentuais das classes A e B. Contudo, é possível deduzir o percentual correspondente a essas classes. Qual é esse percentual? O que isso representa socialmente?  

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Observe os dados apresentados no texto 4: Comparando os dados de 2002 aos de 2008, é possível afirmar que o número de ricos no país também aumentou, assim como a classe média?  

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Observe os dados apresentados no texto 4: Conclua: No período de 2002 a 2008, o que ocorreu com a distribuição de renda no país?

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL O texto 2 é uma pintura de Margritte, pintor surrealista do século XX. Que figura está retratada na pintura? O que ela representa? Considerando que o quadro foi pintado em 1944, ou seja, no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), dê uma interpretação a ele.

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Embora a partir de uma ótica pessoal, o poema “Negro forro”, de Adão Ventura, aborda um problema social e histórico. Qual é esse problema? Explique por que o título do poema é irônico. NEGRO FORRO minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco, nem bigodes retorcidos. costurou meus passos aos corredores da noite de minha pele.  (Adão Ventura)

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL A tira de Mafalda retrata o relacionamento entre pais e filhos. O pai afirma que vai responder às perguntas de Mafalda com simplicidade e clareza. Por que, na sequência, ele não responde à pergunta da menina?  Compare a tira de Quino com os outros textos do painel. Que relação há entre os assuntos abordados nos textos e a pergunta da Mafalda?

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota. Texto de linguagem verbal  texto verbal. Texto de linguagem visual  texto não verbal (fotografia, pintura, dança etc.) Texto de linguagem verbal + visual  texto de linguagem mista

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL O produto final de toda enunciação, feita na linguagem que for, é chamado de texto. Então, são textos: gráfico, cartum, pintura, melodia, poema, filme, escultura etc. Até o silêncio é considerado um texto.

TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL Ao se escolher uma ilustração para esses poemas, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante?

TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02 Profa. Karen Neves Olivan