A Psicanálise e a aplicabilidade à educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

“O Mal-estar na Civilização” de Sigmund Freud
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
O Mal-Estar na Civilização
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Os tipos de comportamento no meio social
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Aprendizagem Significativa
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
em sistemas escolares e não escolares
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Em busca de uma compreensão
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
O fenômeno da transferência na clínica freudiana
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
PEAD Ludicidade e Educação
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
PSICANÁLISE.
O que é ensinar história?
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
SIGMUND FREUD.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
CARTA DA TERRA Para crianças.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Posições do sujeito frente à castração
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Ensino Especializado em TGDs
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Os anos das grandes oportunidades
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
SITUAÇÕES.
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Aplicação da Psicanálise
Desdobramentos da técnica psicanalítica
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Profª Elizangela Felipi
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Transcrição da apresentação:

A Psicanálise e a aplicabilidade à educação

A obra de Freud nos remete, à palavra "educação“; Embora ele não tenha efetuado formulações diretas sobre o tema:

"Não contribui com coisa alguma para a aplicação da Psicanálise à educação,... ...mas é compreensível que as investigações da vida sexual das crianças e de seu desenvolvimento psicológico

...tenham atraído a atenção de educadores e lhes mostrado seu trabalho sob uma nova luz“... Freud

Na fase final de usa produção científica, quando se voltou para o social, que Freud fez referências à educação... Em “O futuro de uma ilusão”, mostrou o papel repressor da religião e da cultura; Apontou a educação como repressão efetiva

Em “O mal - estar da civilização”, seu posicionamento se torna ainda mais claro: "Vamos tornar claro para nós mesmos qual a primeira tarefa da educação: “A criança deve aprender a controlar seus instintos”.

É impossível conceder-lhe liberdade de pôr em prática todos os seus impulsos sem restrições. (...) Por conseguinte, a educação deve inibir, proibir e suprimir..."

"Tem-se afirmado (...) que toda educação possui um objetivo tendencioso, que ela se esforça por fazer a criança alinhar-se conforme a ordem estabelecida da sociedade, sem considerar qual o valor ou qual o fundamento dessa ordem como tal.

(. ) à educação segundo uma linha psicanalítica ( (...) à educação segundo uma linha psicanalítica (...) deve dar finalidades outras e mais elevadas, isentas das exigências reinantes na sociedade" (S. Freud, Obras completas, vol. XXIII, p. 184)

A obra de Freud voltou-se dominantemente para a terapia; Ao estabelecer analogia com a educação, ele diz: "A educação e a terapêutica acham-se em relação atribuível uma com a outra.

A educação procura garantir que algumas das disposições (inatas) da criança não causem qualquer prejuízo ao indivíduo ou à sociedade. A terapêutica entra em ação se essas mesmas disposições já conduziram ao resultado não desejado dos sintomas patológicos (...)

(. ) A educação constitui uma profilaxia, que se destina a prevenir ( (...) A educação constitui uma profilaxia, que se destina a prevenir (...) tanto a neurose quanto a perversão; a psicoterapia procura desfazer o menos estável dos dois resultados e instituir uma espécie de pós-educação.

Freud não tinha a intenção de apresentar uma proposta de educação; A Psicanálise influenciou o pensamento educacional A psicanálise efetuou um estudo do desenvolvimento dos seres humanos, de suas forças interiores, de suas inter-relações A Psicanálise pôde clarificar a compreensão dos processos de aprendizagem e ensino

Referindo-se à importância da relação professor-aluno no processo de aprendizagem, num artigo intitulado "Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar", Freud disse:

"É árduo decidir se o que nos afetou mais e foi de maior importância foi nosso interesse pelas ciências que eram ensinadas ou pelas personalidades de nossos professores.

É verdade, pelo menos, que este segundo interesse constituiu uma perpétua corrente oculta em todos nós e, em muitos de nós, o caminho às ciências passava apenas através de nossos professores".

Neste mesmo artigo, Freud falou das emoções conflitantes que ele e seus colegas experimentavam em relação aos professores: o intenso ódio a alternar-se com o amor;

A procura das fraquezas dos professores e, Simultaneamente, seu orgulho em descobrir que eles tinham boas qualidades e grande conhecimento

Implícito nesta fala, está o caráter transferencial da relação pedagógica, ao qual Freud faz outras referências, como:

"Na 2ª metade da infância, dá-se uma mudança na relação do menino com o pai (...) o menino começa a vislumbrar o mundo exterior e não pode deixar de fazer descobertas que solapam a alta opinião original que tinha sobre o pai e que apressam o desligamento do seu primeiro ideal.

É nessa fase do desenvolvimento de um jovem, que ele entra em contacto com os professores (...) estes homens (...) tornaram-se nossos pais substitutos" (Obras completas, vol. XIII, p. 288)

É sabido que a criança reage ao professor como um substituto paterno; O professor não reage com a emoção própria dos pais; Atender-se à criança de maneira diferente; Capacitando-a a encontrar novas satisfações para suas necessidades;

O Professor pode, assim, abrir o caminho para a aprendizagem; O papel da transferência na relação da criança com o professor, se compreendido por este, pode facilitar o atendimento às manifestações;

Às vezes desconcertantes, quando os alunos tratam seus professores como centros de amor, idealização, medo e ódio, orgulho e inveja

O professor não é um terapeuta; É necessário que ele conheça os fenômenos que permeiam a sua relação com a criança ; Com o seu discernimento, evite reagir às provocações da criança de maneira indesejável;

A identificação com o professor é um processo da maior importância tanto para o desenvolvimento da personalidade da criança quanto para sua aprendizagem A identificação é um processo inconsciente

Este mecanismo encontra-se na base de toda aprendizagem, desde aquela da criança com a mãe até a que se processa no interior da escola Na escola o aluno tem o desejo de tornar-se igual à pessoa admirada, Tornar-se o professor, seu conhecimento e suas qualidades, parte de si próprio

As fantasias das crianças são expressas no brinquedo e na fala e o professor pode, desde a fase pré-escolar, ser orientado para lidar com elas Os mecanismos de defesa, amplamente usados pelas crianças, devem ser identificáveis pelos professores

O professor pode auxiliá-las, retomando os problemas que as levaram a usar tais mecanismos e fazendo com que elas os encarem;

A regressão, modo de lidar como uma ansiedade por um retorno a maneiras primitivas de consolo, deve ser percebida pelo professor, a fim de que ele ajude o aluno a superar suas dificuldades;

O professor ou aquele que tem algum conhecimento da Psicanálise pode compreender os comportamentos infantis e atender às necessidades das crianças, selecionar e adotar medidas para fornecer as oportunidades escolares de que a criança pode fazer melhor uso em cada ocasião