Programação Aplicada Luiz Silveira 2009.1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Aula 02: Conceitos e tipos de linguagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Básico Silvio Fernandes
Advertisements

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Ciência da Computação Aula 06: Funções.
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Linguagem de Montagem Visão geral.
Paradigmas de Linguagens Conceitos Básicos
Paradigmas de Programação
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Software Básico Silvio Fernandes
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução a Informática
Lógica de Programação Módulo II
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Ferramentas Programação
Softwares.
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Linguagens de Programação
O Portal do Estudante de Computação
PRC Bruno Correa.
Professor Fernando Luís
Algoritmos e Estruturas de Dados I Construção de Algoritmos
ICC2 Aula 5 Fábio Nakano.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Programação Avançada Prof. Natalia Castro Fernandes
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Revisão de Conceitos Básicos Software Eduardo Figueiredo 25 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2 Aula 04.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Ciência da Computação Aula 02: Introdução.
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Aula 1 - Introdução ao C Ameliara Freire.
PCI- Introdução à Computação
Introdução a Programação
Introdução a Linguagens de Programação
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Lógica Estruturada Aplicada
Programação e Sistemas de Informação
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
BC-0505 Processamento da Informação
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
Técnicas de Programação - TPR
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Algoritmos e Programação MC102
Programação Computacional Aula 2: Introdução -Algoritmos
Introdução à modelagem orientada a objetos
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Linguagens de Programação
Algoritmos e Programação I
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
Linguagem de Programação I PARTE i
Introdução à lógica de programação
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Influencias sobre o Projeto da Linguagem
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Lógica de Programação { para iniciantes }. O que é { lógica de programação }? é a técnica de organizarmos nossos pensamentos de forma clara e sequencial.
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia Unificado Prof. Leonardo Bacelar Lima Santos Departamento de Matemática
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Transcrição da apresentação:

Programação Aplicada Luiz Silveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Aula 02: Conceitos e tipos de linguagens 1

Projeto lógico na construção de programas Um programa é para o computador um conjunto de instruções de máquina armazenas na memória Normalmente essas instruções são geradas indiretamente, via arquivo texto em código de montagem (assembly) que são instruções mnemônicas mais fáceis que seqüências de zeros e uns 2

Projeto lógico na construção de programas Idéias Projeto Lógico Programa na linguagem X Compilador para a linguagem X Código executável de máquina Programa Final 3

Projeto lógico na construção de programas Um programa é iniciado pela idéias que se tem a respeito do problema a ser resolvido Seguida pelo planejamento feito no projeto lógico As etapas a seguir dependem da linguagem de programação a ser utilizada, a idéia é traduzir o projeto lógico para essa linguagem O programa na linguagem X é submetido a um compilador que é responsável por traduzir as instruções para a linguagem do processador destino 4

Projeto lógico na construção de programas Abstração – É o ato de separar mentalmente um ou mais elementos de uma totalidade complexa (coisa, representação, fato), os quais só mentalmente podem subsistir fora dessa totalidade. (cf.: Aurélio) O projeto lógico representa o programa em seu nível mais alto de abstração – Utiliza gráficos (fluxograma), ou textos (Portugol) independente de uma ling. programação 5

Projeto lógico na construção de programas Vantagens – Os fluxogramas e pseudocódigos podem ser reutilizados para definir programas que poderão ser implementados depois em qualquer ling. de programação – Fáceis de aprender e mais fáceis de testar e verificar – Com um projeto lógico verificado e testado, tornam-se mínimas as chances de escrever um programa com erros em um ling. programação 6

Linguagens Linguagens de Máquina Linguagens simbólicas (mnemônicos) Linguagens de alto nível Exemplo – Soma das horas extras a pagar ao salário base, armazenando o resultado em pagamento bruto. 7

Linguagens Linguagens de Máquina Linguagens simbólicas LOAD BASEPAY ADDOVERPAY STOREGROSSPAY Linguagens de alto nível (C, C++, Java) grossPay = basePay + overTimePay 8

Referências – Harry Farrer, Christiano Gonçalves Becker, Eduardo Chaves Faria, Helton Fábio de Matos, Marcos Augusto dos Santos e Miriam Lourenço Maia, Algoritmos Estruturados",, editora Guanabara Koogan. – Marco A. F. Souza et al. Algoritmos e lógica de programação. Thompson, – Harvey M. Deitel. Java – Como programar. Prentice Hall,