Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres

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Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres Exercício de Planejamento de Projetos utilizando um Ciclo de Vida Iterativo Orientado a Riscos Etapa 1 Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres Click to add notes

Um Processo Iterativo Iteration 1 Iteration 2 Iteration 3 T I M E D C I T Uma iteração é uma sequência distinta de atividades baseada em um plano estabelecido e um critério de avaliação, resultando em uma release executável (interna ou externa).

Iterações x Riscos No ciclo de vida em questão as iterações são orientadas aos riscos … +1

Exercício de Planejamento de Projeto Objetivos O objetivo do exercício é a prática de conceitos de gerenciamento de projetos utilizando-se o ciclo de vida iterativo de desenvolvimento de software. O exercício consiste em: Na etapa 1, realizar o planejamento das iterações do projeto de desenvolvimento de um sistema para gestão de hotéis, considerando-se os artefatos disponibilizados. Na etapa 2, simular a execução das iterações planejadas, com eventuais ações de replanejamento para que os objetivos do projeto possam ser atingidos. Observar que: 1 – Em cada iteração I1, I2, I3 SEMPRE é gerado software executável testado 2 – Além do software executável, as iterações têm outros objetivos, e isto não está no escopo do exercício

Etapa I: Elaborar o Planejamento Geral do Projeto Objetivos do Planejamento A partir dos artefatos produzidos na fase de iniciação deve-se realizar o planejamento macro de escopo, equipe, prazos e custos para as fases de elaboração e construção do projeto. O planejamento dever ser realizado utilizando-se o template de planilha de planejamento fornecido Premissas e restrições O planejamento a ser executado tem por objetivo organizar todas as iterações das fases de elaboração e construção para o desenvolvimento do Sistema para Gestão de Hotéis de forma a serem executadas em um prazo máximo de 10 semanas e com um orçamento máximo de R$ 42.000,00.

Pré-Condições Leitura dos artefatos já produzidos ERS inicial (Especificação de Requisitos de Software), que representa o escopo do produto consolidado ao final da fase de iniciação Lista de riscos que contempla os principais riscos do projeto identificados até este momento Tempo estimado: 15 minutos Lembrar que a fase de iniciação ocorreu antes do início deste projeto

ERS ERS = Especificação dos Requisitos de Software

ERS: Lista de Casos de Uso UC Nome do Caso de Uso 1 Manter Empregados 10 Emitir Fatura 2 Manter Dados da Empresa 11 Registrar Reservas 3 Manter Dados dos Quartos 12 Manter Reservas 4 Manter Serviços Oferecidos 13 Consultar Equipamentos Instalados 5 Registrar Check-In 14 Consultar Mapa de Alocação 6 Validar Cartão 15 Consultar Ficha de Cliente 7 Alterar Dados da Estadia 16 Manter Clientes 8 Autorizar Descontos 17 Registrar Cliente 9 Registrar Check-Out 18 Gerar e Enviar Password por E-mail

Lista de Riscos 1 alta alto Id Risco Probabilidade Impacto Risco 1 alta alto Falhas na comunicação com sistemas externos 2 Dificuldade para entendimento dos requisitos 3 média Interface do mapa de alocação não apresentar ergonomia adequada 4 Baixa performance da aplicação para realização das reservas 5 médio Problemas de segurança na geração e envio de email

Critérios de Decisão e Premissas Escolha dos casos de uso e entregas de cada iteração Os casos de uso devem ser escolhidos de acordo com as prescrições do ciclo de vida adotado. Para indicar os casos de uso contemplados em uma iteração deve-se assinalar com o número da iteração ( I1, I2, I3 ou I4) as células da tabela que indicam as entregas que serão contempladas. Alterar as células em LARANJA Entrega por Iteração UC Matriz UC x Entrega Requisitos Design Codificação Testes 1 Manter Empregados I1   2 Manter Dados da Empresa 3 Manter Dados dos Quartos 4 Manter Serviços Oferecidos 5 Registrar Check-In 6 Validar Cartão 7 Alterar Dados da Estadia .. ... 12 Manter Reservas I1 

Definição do tamanho da equipe de cada iteração Indicar na célula “Tamanho da Equipe” o total de membros da equipe que serão alocados em cada iteração. Esta definição é essencial para definição do prazo de entrega Premissas: As alocações são constantes do início ao final de cada iteração. Cada membro da equipe tem múltiplas habilidades, podendo executar com qualidade quaisquer atividades do projeto..   Iteração Tamanho da Equipe Atividades Prazo Custo I1 2 11 I2 I3 I4 Totais

Cálculo do Prazo da Iteração (realizado pela planilha) Após a definição das entregas dos casos de uso e do tamanho da equipe de cada iteração, a planilha apresenta a duração planejada da iteração expressa em semanas. Para fins deste exercício, o pressuposto é de que o esforço para a produção de cada entrega associada a um caso de uso é o mesmo, independente do tipo de entrega (Requisitos, Design, Codificação ou Testes). Considera-se que cada entrega é produzida por uma pessoa em 20 horas, ou seja 0,5 semanas considerando-se uma carga semanal produtiva de 40 hrs Entretanto este não é o prazo efetivo, pois é necessário considerar o retrabalho...   Iteração Tamanho da Equipe Atividades Prazo Custo I1 2 11 2,75 I2 R$ 0,00 I3 I4 -

Ajuste do Cálculo do Prazo da Iteração (retrabalho por fase) Além das horas já calculadas, considera-se que existe um retrabalho inerente a própria iteração, o que está expresso nas fórmulas a seguir. Iteração 1 (em semanas): Prazo da Iteração = (total de atividades planejadas x 0,5 / tamanho da equipe) x1,4 Demais iterações (semanas): Prazo da Iteração = (total de atividades planejadas x 0,5 / tamanho da equipe) x1,1 Os multiplicadores 1,4 e 1,1 nas fórmulas acima referem-se ao índice de retrabalho que ocorre em cada iteração. Sabe-se que usualmente o retrabalho é mais elevado nas fases iniciais (no exemplo 40%) do que nas seguintes (10%).   Iteração Tamanho da Equipe Atividades Prazo Custo I1 2 11 3,85 R$ 7.700,00 I2 R$ 0,00 I3 I4 - Totais 2,75 x 1,4 = 3,85

Cálculo do Custo da Iteração (realizado pela planilha) O custo da iteração é calculado pela planilha de acordo com a seguinte fórmula: Custo da iteração = prazo da iteração x custo semanal da equipe O custo semanal da equipe é o somatório dos custos de cada membro da equipe. Atenção: os quatro primeiros membros da equipe têm um custo individual por semana de R$ 1.000,00 os demais têm custo semanal individual de R$ 2.000,00 Motivo: deseconomia de escala causada pelo acréscimo de membros à equipe

Entrega do Resultado A planilha de planejamento ser entregue na forma indicada pelo professor.

Continuação do Trabalho Etapa II – Simulação da Execução e Replanejamento ** aguardem **