Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Xilinx ChipScope Pro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soluções para o seu dia-a-dia Instalando o driver de configuração do MP4 ZAITEC Coloque o CD que acompanha o aparelho de MP4 no driver do CD do seu computador;
Advertisements

Instalação e Configuração
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Programação em Java Prof. Maurício Braga
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Orientação – acesso ambiente virtual
ChipScope Pro O que é? - Analisador de sinais internos a um FPGA
Parte 6 - Introdução a FPGAs (Continuação: Alterações no Projeto do Somador da Parte 5) LABORG 06/abril/2009 Fernando Gehm Moraes César Augusto Missio.
Administrando projetos com MS Project – Unidade IV
Estatística Básica Utilizando o Excel
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II Findbugs Professor Ismael H F Santos –
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Emitindo seu Certificado Digital
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
AVAYA WEB SUPORTE Jan 07, Avaya Inc. All rights reserved.
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Compras - Controle de estoque por lote
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Treinamento placas General Vision
Como instalar e executar o programa
Instalação e Configuração
Lógica do Sequenciamento das Operações
Cadastro de produtos por referência
EBSCOhost Acesso móvel.
Cadastrar serviço para um produto
Compras - Lista de preços IdentificaçãoCOM_017 Data Revisão16/10/2013.
Impressão de etiquetas
Fiscal - Conversão de Regra de Imposto IdentificaçãoFIS_004 Data Revisão18/10/2013.
Como controlar o caixa Supermercados.
Relação de Movimentação de Produtos 1 Posto de Combustível.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Inserindo som no PowerPoint
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Apresentando o PowerPoint
Criando Apresentações
Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg
Gpnet Criando um novo módulo.
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PUCRS-FACIN-PPGCC
Usando ChipScope Alexandre Amory
Sistemas Operacionais
POWER POINT.
Entenda o processo de compra dentro do site
Inserir crédito para cliente
Ney Laert Vilar Calazans
Guia de Abertura de Chamado
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Procedimentos iniciais para cadastro detalhado de produtos
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Como criar um CD de recuperação do Windows Cláudia Vieira & Oriana Fernandes.
Planilha Eletrônica - Excel
CONPROVE INDÚSTRIA & COMÉRCIO SIMULADOR IEC - GOOSE GOOSE Simulator.
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Manual Sistema Stratec
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Parte 5 - Introdução a FPGAs (Continuação: Alterações no Projeto do Somador da Parte 4) LABORG 21/setembro/2009 Fernando Gehm Moraes César Augusto Missio.
Integrated Synthesis Environment (ISE) - Tutorial por José Carlos Sant’Anna Palma Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Tutorial Floorplanning - ISE 6.1
Guia de instruções de varejo do 3D Vision Configuração inicial *** ESTAS INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS SÃO PARA A NVIDIA *** *** SOMENTE PARCEIROS DA FORÇA.
Apresentação do Foobar2000
Microsoft Excel.
Utilizando subversion como controle de versão
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Coletor de Dados.
Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Xilinx ChipScope Pro Tutorial sobre o uso da ferramenta de depuração de FPGAs da Xilinx Guilherme Montez Guindani Fernando Ghem Moraes Baseado no tutorial de ChipScope elaborado por: Alceu Luis Carara

2 O que é o ChipScope Pro? - Analisador de sinais internos a um FPGA - Funciona como um analisador lógico - É uma ótima ferramenta de depuração do projeto em HW - Utiliza as Block Rams (BRAMs) para armazenar amostragens - Possui duas interfaces principais: - ICON (Integrated Controller): Realiza a interface com o boundary scan - ILA (Integrated Logic Analyzer): Realiza o disparo (trigger) e a captura dos dados

3 Visão Geral do Projeto PC executando a análise de um determinado HW, através da GUI do ChipScope Placa de prototipação conectada ao PC através de JTAG e de um cabo de prototipação Lógica do usuário em teste, já com os módulos de controle e captura do ChipScope associados ao projeto inicial

4 Antes de usar o ChipScope - Crie um projeto no ISE normalmente. - Na aba de processos, clique com o botão direito na ferramenta de síntese lógica e entre no menu de propriedades.

5 Antes de usar o ChipScope - No menu de propriedades, selecione a opção para manter a hierarquia do projeto (Keep Hierarchy = Yes), esta ação evita que a ferramenta de síntese agrupe lógica de módulos diferentes (perde-se o nome original dos sinais).

6 Adicionando o módulo do ChipScope no projeto - Clique em project, e depois em new source. - Selecione a opção relacionada ao ChipScope, e dê um nome para este módulo (Instância do ChipScope).

7 Adicionando o módulo do ChipScope no projeto - Selecione a entidade de mais alto nível hierárquico do projeto (top level entity), neste caso é top.

8 Configurando o módulo do ChipScope - Na aba de fontes (sources), dê um duplo clique no módulo do ChipScope recém criado. - Será exibida a janela de configuração do módulo do ChipScope contendo informações sobre o FPGA utilizado e a síntese realizada sem a configuração do ChipScope. - Clique em Next.

9 Configuração do ICON - Nesta janela pode ser configuradas opções para o ICON - Na prática nada deve ser alterado nesta janela - Clique em Next.

10 Configuração do ILA - Nesta janela pode ser configuradas opções para o ILA - Primeiro s elecione o número de portas trigger (sinais a serem monitorados pelo ChipScope) - A seguir selecione a largura de cada sinal em bits (1 a 256) - Neste caso, quero monitorar apenas 1 sinal de 4 bits, logo o número de portas é 1 e a largura é 4. - Clique em Next.

11 Configuração do ILA - continuação - Nesta janela pode ser configuradas opções de captura para o ILA - Primeiro s elecione o tamanho do buffer de amostragem em Data Depth, isto irá definir o número de amostras que o ChipScope irá capturar. - A seguir selecione a borda do clock em que os dados serão amostrados em Sample On. - Deixe marcado a opção Data Same As Trigger - Clique em Next.

12 Configuração do ILA - continuação - Nesta janela são realizadas as conexões entre o core do ChipScope (ILA) e os sinais do seu módulo. - Enquanto todos os sinais não estiverem ligados as conexões permanecem em vermelho. - Selecione CLOCK PORT e depois clique em Modify Connections.

13 Configuração do ILA - continuação - Nesta janela selecione o clock utilizado no ILA. - Este clock somente pode ser do tipo BUFG (ou algo parecido ex: BUFGP). - Selecione o clock e depois clique em Make Connections. - O sinal de clock foi adicionado ao canal 0 (CH:0) do sinal de clock do ChipScope. - Agora deverão ser conectados os sinais a serem monitorados no ChipScope. - Troque para a aba Trigger/Data Signals

14 Configuração do ILA - continuação - Agora serão conectados os sinais monitorados pelo ILA. - Cada sinal adicionado no slide 10, tem-se uma aba TP associado, nestas abas serão associados os sinais do ILA com os sinais a serem monitorados. - Selecione a serem monitorados na lista, associe a um canal de uma das abas (sinais) e clique em Make Connections. - Ao terminar de associar todos os sinais propostos no slide 10, clique em OK.

15 Configuração do ILA - continuação - Se todos os sinais estiverem associados, as conexões aparecem em preto. - Para salvar as alterações, clique em Return to Project Navigator.

16 Executar a síntese física no ISE - De volta ao ISE, podemos executar o fluxo normal para fazer o download do HW para o FPGA. - A única alteração é que ao contrário do fluxo comum, que utiliza o IMPACT para fazer o download, utiliza-se o Analyze Design Using ChipScope. - Pode-se realizar um duplo clique neste processo, que o ISE irá executar a síntese física e após terminado abrirá automaticamente o ambiente do ChipScope Pro.

17 ChipScope Pro Analyser - É o analisador lógico do ChipScope. - Pode ser usado para fazer o download do bitsrteam para a FPGA. - Para começar o download clique no ícone logo abaixo de File.

18 ChipScope Pro Analyser - Após inicializado a seqüência do JTAG, os dispositivos presentes na cadeia irão ser exibidos. - Clique em OK.

19 ChipScope Pro Analyser - Com os dispositivos identificados, pode-se executar o download do bitstream para o FPGA. - Clique com o botão direito no dispositivo, neste caso o XC3S200, e depois em Configure.

20 ChipScope Pro Analyser - Clique em Select New File e adicione o arquivo do bitstream gerado pelo ISE. - Clique em OK. - O dispositivo será configurado e a seguir a GUI do ChipScope irá adicionar os sinais monitorados pelo ILA.

21 ChipScope Pro Analyser - Repare que todos os sinais estão sem os nomes descritos no VHDL, este fato dificulta a visualização do monitoramento. - Para arrumar os nomes no ChipScope, clique em File -> Import. A seguir adicione o arquivo do ChipScope (*.cdc) para importar os nomes associados a estes sinais.

22 ChipScope Pro Analyser - Veja que agora os sinais já estão com os nomes corretos, mas os barramentos estão com os sinais abertos (espalhados). - Para agrupar estes sinais, selecione todos os sinais que se deseja agrupar, e clique com botão direito em Add To Bus -> New Bus.

23 ChipScope Pro Analyser - Com a GUI configurada, pode-se iniciar a análise. Primeiramente, deve-se setar o valor que irá disparar a captura dos dados. - Na janela de Trigger Setup, no campo Value configura-se este valor. - Neste caso o valor escolhido foi 00H que é o valor inicial. - Repare que o campo Radix está configurado para HEX. - Após preencher este campo, pode-se disparar o ChipScope. - Para disparar o ChipScope basta clicar no botão de play logo abaixo do View.

24 ChipScope Pro Analyser - Quando o valor do trigger for igual ao valor escolhido, os dados são armazenados em BRAM até o máximo definido no ISE. - Ao completar o máximo de amostras o core envia via JTAG estas informações que são visualizadas no GUI. - Se os valores apresentados no barramento estiverem muito ruins pode-se tentar mudar a ordem dos bits no barramento, clicando com o botão direito no barramento e escolhendo Reverse Bus Order.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Perguntas??