Estatística Descritiva Aula 01 Profª Marcia Pereira
EMENTA Dados Estatísticos; Representação gráfica: Tabelas e Gráficos; Freqüências Absolutas e Relativas; Distribuições de Freqüência; Medidas de tendência central ou de posição e medidas de dispersão; Experimentos aleatórios; Espaço amostral e eventos; Regressão Linear Simples; Aplicação desses conceitos a partir da elaboração e análise de pesquisas.
Avaliação A média parcial do semestre (MP) levará em consideração as notas das 03 (três) Provas semestrais (Pn) e a Nota de Participação (NP), proporcional à freqüência do aluno (NP): Os alunos com MÉDIA PARCIAL igual ou superior a 7,0 (sete) e com freqüência regimental mínima (superior a 75%) serão automaticamente APROVADOS.
PROVA FINAL Aqueles que não obtiverem a freqüência mínima serão automaticamente REPROVADOS. A PROVA FINAL abordará todo o conteúdo ministrado da disciplina ao longo do período letivo. A MÉDIA FINAL será calculada a partir da média simples entre as duas notas. Os alunos com média igual ou superior a 5,0 (cinco) serão APROVADOS.
BIBLIOGRAFIA BUSSAB, Wilton de O. & MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. COSTA, Sergio Francisco. Introdução Ilustrada a Estatística. 4. ed. HABRA, 2005. FONSECA, Jairo Simon da & MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1996. LAPPONI, Juan Carlos. Estatística usando Excel. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 2000. MAGALHÃES, M. N. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: EDUSP, 2005 SOARES J. F., CÉSAR C. C. e FARIAS A. A., Introdução à Estatística. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
Estatística Descritiva Etapa inicial da análise utilizada para descrever, organizar e resumir os dados coletados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou esta área da Estatística.
Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Resumo dos dados = Estatística descritiva Primeira Etapa:
Um Problema Prático Durante esta disciplina trabalharemos com dados coletados pelos próprios alunos. Através de um Questionário simples faremos um CENSO entre os alunos das Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química. Os alunos participarão de todas as etapas: Coleta dos dados; Organização dos Dados; Apresentação dos Dados; Análise dos Resultados.
O Questionário