PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Profa. Eugênia Fernandes
Tipos de sujeito.
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL Escola Estadual Jesuíno de Arruda
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
Concordância verbal – 9º ano EF Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral: O verbo concorda com o sujeito ( SIMPLES) em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Concordância Na voz passiva.
Sujeito Composto Verbos no plural casos.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
Concordância verbal.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
O modelo morfossintático
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Capítulo 2 Concordância verbal X SAIR STILLFX/SHUTTERSTOCK
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Concordância Verbal.
Pronomes anotações.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Termos essenciais da oração.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal II
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Concordância Verbal I.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância Verbal Sujeito Simples II Plural Sujeito Simples II Plural.
Resumo Assuntos estudados
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL Um helicóptero sobrevoou a região. Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Nós nunca discordamos de você.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI CONCORDÂNCIA VERBAL 9º ANO EF PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI

CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Sujeito pronome de tratamento 3ª pessoa: Ex Sujeito pronome de tratamento 3ª pessoa: Ex.: Vossa Excelência sabe das coisas. Sujeito substantivo coletivo verbo no singular Ex.: O batalhão atacou o bandido. Sujeito substantivo coletivo mais adjunto adnominal no plural: verbo na 3ª p. do singular ou do plural Ex.: A multidão de torcedores invadiu / invadiram o campo.

Sujeito expressão mais de um verbo no singular Ex Sujeito expressão mais de um verbo no singular Ex.: Mais de um gato morreu. Entretanto, a partir de mais de dois verbo no plural Ex.: Mais de dois animais ficaram feridos. Sujeito locuções partitivas (a maioria, a maior parte, o menor número de, grande quantidade de) verbo no singular ou no plural Ex. A maior parte dos alunos chegou / chegaram atrasados.

Sujeito representado por nome próprio no plural verbo no singular ou no plural Ex.: Os Estados Unidos investem bastante em tecnologia. Ex.: Minas Gerais produz muita soja no cerrado.

Sujeito composto *Anteposto ao verbo: concordância com os dois. Ex.: Os jogadores e a torcida (Eles)comemoraram a vitória do time. *Posposto ao verbo: Ex.: Voltaram ao hotel o turista e a polícia. (plural = eles) Ex.: Voltou ao hotel o turista e a polícia. (singular = mais próximo)

Ex.: Eu, tu e ele (Nós) faremos a pesquisa amanhã. Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes: prevalece a menor pessoa Ex.: Eu, tu e ele (Nós) faremos a pesquisa amanhã. Ex.: Tu e ele reivindicastes /reivindicaram seus direitos. VÓS ELES

Sujeito pronome relativo QUE: concorda com o antecedente Ex.: Na verdade, sou eu que pago as contas. QUEM: concorda com o antecedente ou em 3ª pessoa do singular. Ex.: Fomos nós quem pagamos / pagou a conta.

Verbos haver e fazer HAVER = existir – impessoal e conjuga-se na 3ª p. do singular. Ex.: Há várias pessoas aqui. // Pode haver várias pessoas aqui. HAVER = tempo decorrido - impessoal e conjuga-se na 3ª pessoa do singular Ex.: Há vários meses viajou para o exterior. HAVER = TER – pessoal e concorda com o sujeito. Ex.: Nós havíamos obtido ótimos resultados com a pesquisa.

FAZER = tempo decorrido – impessoal e conjuga-se na 3ª pessoa do singular Ex.:Fazia dias que eu não o visitava. Ex.: Vai fazer dias que eu não o visitava. TER=HAVER (existir) – impessoal e se conjuga na 3ª pessoa do singular (uso informal) Ex.: Tem muitos dias que eu não venho à aula.

Verbo na voz passiva sintética VERBO TRANSITIVO DIRETO + SE (pronome apassivador) concorda com o seu sujeito. Ex.: Aceitam-se doações de tijolos. Ex.:Aguarda-se o resultado do sorteio.

Ex.: Necessita-se de amigos. Ex.: Vive-se muito bem. VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS OU INTRANSITIVOS + SE (índice de indeterminação do sujeito) verbo na 3ª pessoa do singular e sujeito indeterminado. Ex.: Necessita-se de amigos. Ex.: Vive-se muito bem.

SUJEITO PORCENTAGEM Sujeito número fracionário verbo concorda com o numeral. Ex: Quase dois terços da produção serão exportados. Sujeito representado por porcentagem verbo concorda com o que é expresso pela porcentagem Ex.: Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfândega.

NÚCLEOS DO SUJEITO LIGADOS POR OU Com ideia de exclusão verbo no singular Ex.: Lauro ou Sílvio será o orador da turma. Sem ideia de exclusão verbo no plural Ex.: Eu ou você participaremos da eleição.

SUJEITO COMPOSTO RESUMIDO POR PRONOMES INDEFINIDOS ( TUDO, NADA, NINGUÉM, ETC.) verbo fica no singular Ex.: Casa, água, comida e carinho, nada fez o pardalzinho feliz. VERBOS BATER, SOAR E DAR Indicação de horas verbo concorda com o numeral Ex.: Bateu uma hora no relógio da catedral. Sujeito determinado verbo concorda com ele Ex.: O relógio bateu cinco horas.

Concordância verbal – novos casos Verbo SER Sujeito constituído pelos pronomes tudo, nada (indefinidos) e isso, isto ou aquilo (demonstrativos) e o predicativo estiver no plural o verbo SER concordará normalmente no plural. Ex.: Aquilo eram fantasias de menino.

Verbo SER concorda com o sujeito quando este for representado por nome próprio. Ex.: Os miseráveis são uma famosa obra do escritor Vítor Hugo. Se o sujeito se referir a coisas ou objetos, o verbo concordará, de preferência, com o predicativo. Ex.: A tristeza são os dias perdidos da juventude.

Pronomes pessoais retos como sujeito ou predicativo o verbo concorda com um ou outro. Ex.: Ele é os pilares da nossa casa. As expressões é muito, é suficiente não se flexionam. Ex.: Quinhentos gramas é pouco. Indicação de horas, datas e distâncias o verbo concorda com o numeral. Ex.: Hoje são vinte e cinco de agosto.

Qual de nós/ Quais de vós; algum de nós; alguns de vós Sujeito representado por pronomes indefinidos ou interrogativos seguidos de pronomes pessoais nós ou vós: a) Pronomes interrogativos ou indefinidos no singular, verbo também no singular. Ex.: Qual de vós deseja um táxi? b) Pr. interrogativos ou indefinidos no plural, admite duas concordâncias do verbo. Ex.: Quais de nós agimos/agiram com justiça. Ex.: Alguns de vós concluireis/concluirão o curso.

Sujeito formado por núcleos ligados pela preposição COM: Verbo normalmente no plural, desde que não se queira destacar o primeiro elemento. Ex.: O presidente com os ministros reúnem-se no palácio Alvorada. Núcleos de sujeito ligados pela conjunção NEM sem ideia de exclusão – verbo no plural. Ex.: Nem eu nem você conseguimos o empréstimo.

Se há ideia de alternância ou a ação for atribuída a um único núcleo, verbo no singular. Ex.: Nem eu nem Cláudia ocupou a chefia. sujeito representado por um dos que admite duas concordâncias: a) verbo no plural Ex. : Ele foi um dos colegas que mais me apoiaram. b) verbo no singular para destacar o indivíduo no grupo. Ex.: A professora foi uma das pessoas que me incentivou.