INFLUENZA A (H1N1).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações importantes sobre a GRIPE!
Advertisements

Biossegurança para uma possível epidemia de gripe
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
INFLUENZA A (H1N1) REDUZIR RISCO DE TRANSMISSÃO
Influenza A H1N1/09 - Plantão Pneumo Atual - Medicina Atual Prof
COVER/CGDT/DEVEP/SVS
Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25
ESCOLA ANGELINA TEBET GRIPES Professor: Carlos Roberto das Virgens 3ª Fase do Ensino Fundamental Ciências.
H1N1 Gripe Suina.
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Cap BM Priscilla Gil GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
Proteja-se da Gripe A(H1N1)
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
1.
Prof. Unaí Tupinambás Faculdade de Medicina Serviço DIP – HC/UFMG
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Gripe Suína.
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Esclarecimentos referentes às medidas
Influenzae Suína É um vírus Influenzae A - H1N1 que foi recombinado nos porcos Transmissão homem-homem Disseminação : através das gotículas respiratórias.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
Proteja-se da Gripe A(H1N1)
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Prevenção da Gripe A (H1N1)
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
SOAP – Serviço de Orientação e Atendimento Psicopedagógico
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
Influenza A H1N1 PROF. DR. RENZO FREIRE DE ALMEIDA PROF. DA FF/UFG
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Cuidado com a GRIPE!.

Vacinação contra gripe
Se estiver com sintomas de gripe procure um médico e FIQUE EM CASA
Influenza / Gripe → DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO (CID-10: J.09 a J.11)
Influenza A H1N1 Influenza A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Enf. Cardiovascular Djalma Vieira Cristo Neto
GRIPE H1N1: Manifestações clínicas e tratamento
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Escola de Medicina e Cirurgia – EMC Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias Monitora: Bruna.
Flávia Maria Borges Vigil
INFECÇÃO HUMANA PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1)
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
Secretaria de Estado da Saúde
GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

INFLUENZA A (H1N1)

Pandemias de Influenza no Século XX Credit: US National Museum of Health and Medicine 1918 e 1919 Gripe Espanhola A(H1N1) 1957 e 1958 Gripe Asiática A(H2N2) 1968 e 1969: Gripe de Hong Kong A (H3N2) ? 50 -100 Milhões de mortes 1- 4 Milhões de mortes 1- 4 Milhões de mortes

Pandemia de Influenza no Século XXI Influenza A (H1N1) Inicio – Fevereiro 2009 (México); Sintomatologia semelhante a Influenza Sazonal ; Predomínio de casos clinicamente leves; Baixa Letalidade; O nível de gravidade dos casos de Influenza A(H1N1) e da gripe sazonal se mantém semelhantes (19,0% para a nova gripe e 18,5% para a gripe comum; Em análise dos resultados das 3.215 amostras clínicas processadas pelos laboratórios da FIOCRUZ/MS e do Instituto Adolfo Lutz/SES/SP demonstrou que somente: 26,2% foram positivas para o novo vírus A(H1N1), 22,6% foram positivas para a gripe sazonal e, 51% sequer eram infecções por qualquer vírus influenza

Pandemia de Influenza no Século XXI Influenza A (H1N1) Diante dessa situação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não indica a identificação individual de cada caso de Influenza A (H1N1), mas sim, a notificação, investigação, diagnóstico laboratorial e tratamento dos casos com probabilidade de complicação e da Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG.

Doença Respiratória Aguda Grave-DRAG 1 - DEFINIÇÃO DE CASO: Indivíduo de qualquer idade com febre igual ou superior a 38ºC, tosse E dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais. 2 – GRUPO DE RISCO: Idosos ( 60 anos e +), crianças menores de 2 anos, gestantes, pessoas com diabetes, doenças cardíacas, pulmonar ou renal crônica, com câncer, em tratamento de Aids, pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina como a anemia falciforme.

Orientações para prevenção e controle: 1 – Para população em geral: Não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal; Evitar tocar olhos, nariz ou boca; Lavar as mãos freqüentemente com sabonete e água, especialmente após tocar superfícies, após usar o banheiro e antes das refeições; Manter os ambientes ventilados; Evitar contato próximo com pessoas supostamente gripadas; Evitar bebedouro coletivo; Evitar ambientes fechado com aglomerado de pessoas; Não há necessidade de usar máscaras.

Orientações para prevenção e controle: 2 – Para pessoas com suspeita de gripe: Procurar imediatamente o médico para avaliação do quadro clínico; Adotar etiqueta respiratória: Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável, descartando-o corretamente na lixeira, e, lavar imediatamente as mãos; Evitar tocar olhos, nariz ou boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal e alimentos; Permanecer sempre que possível em sua residência; Ficar em repouso, investir em uma alimentação balanceada e na ingestão de líquidos; Não tomar medicamento sem indicação médica, a automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.

Orientações : 3 – Para familiares e cuidadores de pessoas contaminadas: Manter ambientes ventilados; Higienizar as mãos freqüentemente ( Água + sabão ou álcool gel a 70%); Não compartilhar objetos de uso pessoal e alimentos com o doente; Evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas; Proceder a desinfecção de superfícies contaminadas com álcool gel a 70 % ou Hipoclorito de Sódio a 1% ; Para transportar um caso suspeito o veículo deve se manter com vidros abertos, e após o transporte toda a superfície interna deverá ser higienizada com álcool a 70%. Lembrar que o período de transmissão da influenza A ( H1N1 ) é: Em adultos: um dia antes até o 7º dia de início dos sintomas. Em Crianças (menores de 12 anos): um dia antes até o 14º dia do início dos sintomas.

Não esqueça, estas medidas visam manter a segurança do seu filho Orientações : 4 – Para os pais no retorno as aulas: Se a criança apresentar sintomas de síndrome gripal procure um médico; A criança com sintomas de gripe deve permanecer no seu domicilio, só retornando a escola após total restabelecimento; Disponibilizar lenços descartáveis na bolsa do seu filho para eventual necessidade; Adotar como medida preventiva a garrafinha de água tratada ou mineral para estimular o abandono do bebedouro coletivo; Quando comunicada pela escola sobre qualquer eventualidade na saúde do seu filho (Síndrome gripal) procure assisti-lo com a maior brevidade possível; Não esqueça, estas medidas visam manter a segurança do seu filho e das demais crianças

Situação Atual : 1 – No Brasil : Notificados 10.623 casos suspeitos de ser Influenza A (H1N1) 18,4% foram confirmados como Influenza A (H1N1) 6,3 % foram descartados como Influenza Sazonal 21,5 % Não tiveram relação com nenhum vírus de Influenza 56 óbitos 2 – Em João Pessoa: Notificados 21 casos como suspeitos de Influenza A (H1N!) 28,5% foram confirmados como Influenza A H1N1 (06 casos) 04 sem complicações, tratamento domiciliar 02 com complicações (01 com Pneumopatia e 01 com Aids) 52,3% foram descartados como Influenza sazonal (11 casos) 04 casos em monitoramento 01 óbito

Secretaria Municipal de Saúde / SMS Vigilância à Saúde Ligação gratuita - 08002827959 Fone: 3214-7938 / Fone - Fax: 3214-7975 dvs@joaopessoa.pb.gov.br