Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Que EJA temos e queremos?
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Secretário Nacional de Juventude
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PNEDH e compromisso do Estado
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Objetivos Gerais Captar recursos para as atividades da CESE no âmbito nacional. Divulgar, nacionalmente, a ação da CESE; Estreitar e ampliar a articulação.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Ilha Grande, 26 de abril de 2008 Muito OBrigada! Projeto.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aprovação do PNE: quais as estratégias para a meta 6?
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
 .
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Atuação dos agentes de Controle Social
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente

Conferência 2003 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Conferência Conferência Aproximadamente escolas 10 milhões de participantes 27 Unidades Federativas Mais de Municípios Cartas das Resposabilidades dos Jovens Cuidando do Brasil Produtos de Educomunicação Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Quadro Síntese PROCESSOSPRODUTOS ABRANGÊNCIA

PROCESSOSPRODUTOS ABRANGÊNCIA Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Conferência Internacional Processo em 56 países 47 Delegações Carta das Resposabilidades Vamos Cuidar do Planeta Produtos das Oficinas temáticas e de Educomunicação Comunidade Virtual de Aprensizagem vamoscuidardoplaneta.net Quadro Síntese

2003 – Conferência Nacional de Meio Ambiente (Versão Adultos) Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Sugestão de uma Conferência Infantojuvenil Princípios Metodologias Comissões Organizadoras Estaduais (Seducs, Semeds, SEMAS, IBAMA, ONGs…) Coletivos Jovens de Meio Ambiente Mobilização Nacional Conferência nas Ecolas Conferências Estaduais ou processo de Seleção pelo CJ Conferência Nacional Histórico REJUMA

2004 – 2006 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Enraizamento da PNEA junto às SEDUCs Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas – COM-VIDAs Histórico II Conferência Infantojuvenil já independente da versão Adultos Aprofundamento dos Conteúdos Mais Conferências Estaduais Fortalecimento dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Histórico 2007 – 2010 Mudanças Socioambietais Globais – Pensar+Agir na Escola e na Comunidadde Mais Conferências Estaduais e locais Circuito de Aprendizagem Conferência Internacional Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiete III Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Difusão da Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil – Livro Didático

Princípios Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Jovem Escolhe Jovem – Participativo em todas as Instâncias Jovem Educa Jovem – Jovens Oficineiros, Formação de Formadores Uma Geração Aprende com a Outra – Intergeracionalidade como base das políticas socioambientais – Cap 25 da Agenda 21

Elementos Estratégicos da Metodologia Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Passo-a-passo para Conferência nas Escolas Cartas das Responsabilidades Pequenos Grupos de Diálogo Jovens Facilitadores COEs como parceiras no Enraizamento da PNEA

Aprendizados sobre a Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Relação entre Facilitadores Jovens e Delegados na faixa de Criança e Adolescente Contato Inspirador Linguagem próxima Investimento nos Movimentos de Juventude e Meio Ambiente Continuidade da Formação e da Participação em ambito local Processo continuado - delegados > Com-Vida > CJ > Facilitadores

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Articlações com Ações Nacionais e Estaduais Continuidade da COEs COM-VIDAs > Mais Educação > EAD – Escolas Sustentáveis > Guia de Tecnoloias Educacionais > Plano de Ações Articuladas > Políticas Estaduais de EA. Possibilidade de Incidência desde o Projeto Político Pedagógico da Escola aos Programas Nacionais Falta de institucionalidade, Dificuldade de monitoramento, descontinuidade X processo vivo. Aprendizados sobre a Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente