TEXTO EXERCÍCIO Em um piano distante, alguém estuda uma lição lenta, em notas graves. (...) Esses sons soltos,indecisos, teimosos e tristes, de uma lição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Metodologia Científica
PRODUÇÃO RESENHA.
Sérgio Elias Vieira Cury
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resumo.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
AULA 6 Como Estudar.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
ARTIGO CIENTIFICO.
Dissertação.
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Resenha Produção de texto.
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Dicas para Apresentações
Avaliando um objeto cultural.
Importância da Leitura
Produzindo o Ensaio Teórico
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
Disciplina: Metodologia
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
Resumo.
RESENHA.
Como elaborar uma boa redação?
Metodologia Científica
Fichamento.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Comunicação e Redação Empresarial
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
Transcrição da apresentação:

TEXTO EXERCÍCIO Em um piano distante, alguém estuda uma lição lenta, em notas graves. (...) Esses sons soltos,indecisos, teimosos e tristes, de uma lição elementar qualquer, têm uma grave monotonia. Deus sabe por que acordei hoje com tendência a filosofia de bairro;mas agora me ocorre que a vida de muita gente parece um pouco essa lição de piano. Nunca chega a formar a linha de uma certa melodia. Começa a esboçar, com os pontos soltos de alguns sons, a curva de uma frase musical; mas logo se detém, e volta, e se perde numa incoerência monótona. Não tem ritmo nem cadência sensíveis. Rubem Braga, O homem rouco.

RESUMO: TÉCNICA DE ESCRITA Resumo é uma forma de registro que apresenta, de maneira concisa e seletiva, as ideias mais importantes do texto, sem hierarquizá-las. No resumo, mais do que no esquema, somos levados a reproduzir, com nossas palavras, o que lemos .

PRIMEIRO: LEITURA a) Faça uma leitura do material sem grifar nada (só ler): você terá uma visão global dele; b) Na segunda leitura, é que você deverá começar a grifar o texto, usando a seguinte técnica: identifique, em cada parágrafo, quais as questões que seguem as seqüências dos tópicos e tente respondê-las enquanto lê ( em outras palavras: faça um levantamento das possíveis perguntas em que o trecho lido serve como respostas. Quando se estuda, durante uma leitura deve-se prever as questões que aquele trecho pode resultar). Quando encontrar idéias ou detalhes importantes que ou respondem as questões, ou estejam relacionadas com ela, coloque um sinal claro na margem. Quando terminar o parágrafo, volte a olhar os itens que marcou. Se ainda achar que as idéias ou os detalhes são importantes, então grife-os.   .

LEITURA 4. Você usa as margens do texto para fazer apontamentos ? A combinação do grifo com as anotações nas margens é mais eficiente do que os simples grifo; isso obriga-o a reformular o material do texto com as suas próprias palavras, a resumi-lo e a dispô-lo sob uma forma mais conveniente para posterior estudo, revisão, resumo escrito, resenha ou fichamento.

TÉCNICA 1- Distinguir o essencial do acessório; 2- Organizar a sequência estrutural de um texto O trabalho de redação 1- Respeitar a ordem por que o autor apresenta as idéias; 2- Evitar qualquer opinião pessoal ou comentário. O resumo deve ser impessoal; 3- Não usar expressões ou frases inteiras (citações) do texto base;

Exemplo de resumo informativo   ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 184 p. O estudo realizado é sobre redações de vestibulandos da FUVEST. Examina os textos com base nas novas tendências dos estudos da linguagem, que buscam erigir uma gramática do texto, uma teoria do texto. São objeto de seu estudo a coesão, o clichê, a frase feita, o "não-texto" e o discurso indefinido. Parte de conjecturas e indagações, apresenta os critérios para a análise, o candidato, o texto e farta explicação.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 284 p. A AUTORA EXAMINA 1.500 redações de candidatos a vestibulares (1978), obtidas da FUVEST. O livro resultou de uma tese de doutoramento apresentada à USP em maio de 1981. Objetiva caracterizar a linguagem escrita dos vestibulandos e a existência de uma crise na linguagem escrita, particularmente desses indivíduos. ROCCO Escolheu redações de vestibulandos pela oportunidade de obtenção de um corpus homogêneo. Sua hipótese inicial é a da existência de uma possível crise da linguagem e, através do estudo, estabelecer relações entre os textos e o nível de estruturação mental de seus produtores. Entre os problemas, ressaltam-se a carência de nexos, de continuidade e quantidade de informações, ausência de originalidade. Também foram objeto de análise condições externas como família, escola, cultura, fatores sociais e econômicos.

Um dos critérios utilizados para a análise é a utilização do conceito de coesão. A autora preocupa-se ainda com a progressão discursiva, com o discurso tautológico, as contradições lógicas evidentes, os clichês, as frases feitas. A PESQUISADORA Chegou à conclusão de que 34,8% dos vestibulandos demonstram incapacidade de domínio dos termos relacionais; 16,9% apresentam problemas de contradições lógicas evidentes. A redundância ocorreu em 15,2% dos textos. O uso excessivo de clichês e frases feitas aparece em 69,0% dos textos. Somente em 40 textos verificou-se a presença de linguagem criativa. Às vezes o discurso estrutura-se com frases bombásticas, pretensamente de efeito. Recomenda a autora que uma das formas de combater a crise estaria em se ensinar a refazer o discurso falho e a buscar a originalidade, valorizando o devaneio. Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo. Portanto, o resumo é constituído de um só parágrafo.

OBSERVAÇÕES O resumo deve salientar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Não é desejável que se esqueça de apresentar os objetivos e os assuntos do texto original, bem como os métodos e técnicas de abordagem, mas sempre de forma concisa. Também será objeto do resumo a descrição das conclusões, ou seja, as conseqüências dos resultados. A norma da ABNT recomenda que o resumo tenha até 100 palavras se for de notas e comunicações breves. Se se tratar de resumo de monografias e artigos, sua extensão será de até 250 palavras. Resumo de relatórios e teses podem ter até 500 palavras.

VAMOS PRODUZIR UM RESUMO? USE O ARTIGO E CONSTRUA O SEU RESUMO...

RESENHA Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

RESENHA Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado

RESENHA Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

RESENHA Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

RESENHA