Planejamento e Controle e obras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Gerenciamento de Projetos (parte 1)
Gerenciamento do Tempo
Gerência de Projetos de Software
Controle de Processos por Computador
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
PERT/CPM Histórico; Motivação; Gráfico de Gantt (conceitos e exemplo);
PERT-CPM Diagrama de setas (Resolução de exemplos)
Técnicas Gráficas de Planeamento
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
PROF. PAULO ROBERTO LEITE
Prof. Miguel Antonio Pelizan
- Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos - Fatores: prazo, custo e qualidade - Aplicado a produtos.
Planejamento Detalhado
Gerenciando o Progresso e Garantindo o Sucesso dos Projetos
Gerenciamento do Prazo do Projeto
Gerenciamento de projetos
Curso UML Diagramas de Atividade
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA PERT/CPM - VII Bibliografia: GOMES, Carlos – Apendice C Prof. Felipe Figueira
Gerenciamento de Tempo e Custo de Projeto AULA 1 Março/2011
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
Gerenciamento do Escopo
Prof. Bruno Samways dos Santos
Trabalho de FES PERT/CPM Alunas: - Debora Theodoro A. da Silva
PERT CAMINHO MAIS LONGO
Rede Pert/CPM.
Fundamentos da Engenharia de Software
Diagramas de Atividade
Gerenciamento de Tempo do projeto
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
CAMINHO CRÍTICO.
Gestão por Processos (GP)
Project Time Management (GESTÃO DE PRAZO)
Metodologias de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
REDES PERT/CPM CURSO DE GESTÃO ESTRATÉTICA DE PROJETOS
Silas Serpa de S. Junior Janeiro, 2007
MONITORAMENTO E CONTROLE
Planejamento e Controle e obras
Planejamento e Controle e obras
Planejamento e Controle e obras
Conceitos de Gestão de Projetos
Gerência do tempo do projeto
GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS (DBA-3)
As Ferramentas de Planejamento e Controle
Planejamento e Controle e obras
Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti.
Gestão de Projectos ADSA António Câmara. Gestão de Projectos Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
UNIDADE 2.3 GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira.
PERT/CPM.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Redes de transporte Uma rede ou grafo consiste num número finito de pontos chamados nós ou vértices interligados por arcos. Muitos sistemas, físicos ou.
ENEGEP 2002 Curitiba - Paraná O uso da DSM no Processo de Projetos de Edificações Prof. Antonio Carlos Peralta, M.Sc. - UEM Prof Dálvio Ferrari Tubino,
As Ferramentas de Planejamento e Controle
Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique
Gerência de Projetos (Rede Pert/CPM)
Planejamento de Tempo e Escopo do Projeto
Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos
Gerenciamento dos Prazos do Projeto
Gerenciamento de Projetos
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 23 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia.
AULA 12 – turma T Gestão de Operações Prof. Ms. Teodoro Guimarães (19)
O MÉTODO PERT-CPM. Em 1958 foi desenvolvido o método do PERT – Program Evaluation and Review Technique. Esse método permitiu instituir uma linguagem de.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle e obras PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II Planejamento e Controle e obras Precedência Rede PERT/CPM _____________________________________________________ Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

Planejamento e Controle e obras Precedência A sequencia lógica das atividades do projeto recebe o nome de precedência. É preciso estabelecer a sequencia das atividades, a ordem em que elas ocorrem e que tipo de dependência existem entre elas.

Planejamento e Controle e obras Atividades predecessoras O importante é identificar bem as predecessoras de cada atividade, que são aquelas cuja conclusão deve necessariamente ocorrer para que a atividade em questão possa começar. Para cada atividade deve identificar e registrar quais as predecessoras, ou seja, de que outra atividade ela depende imediatamente ou diretamente.

Planejamento e Controle e obras Quadro de sequenciação: É a tabela em que se define e se registram as atividades e suas relações de interdependência . Tipicamente possui três colunas. Exemplo a seguir.

Planejamento e Controle e obras

Planejamento e Controle e obras Interpretar o quadro de sequenciação das atividades referentes a concretagem de um bloco de fundação: Código Atividade Predecessoras A Locação da fundação -- B Escavação da fundação C Montagem das formas D Obtenção do aço E Preparação da armação F Colocação da armação C, E G Mobilização da betoneira H Concretagem F, G

Planejamento e Controle e obras Diagrama de rede É a representação gráfica das atividades, levando em conta as dependências entre elas – transformar as informações de duração e a sequenciação em um diagrama. O diagrama PERT/CPM permitem que sejam indicadas as relações lógica de precedência (inter- relacionamento) entre as inúmeras atividades do projeto e que seja determinado o caminho crítico. Cálculos numéricos permitem saber as datas mais cedo e mais tarde em que cada atividade pode ser iniciadas, assim como a folga de que elas dispõe.

Planejamento e Controle e obras Origens do PERT/CPM 1957 – Indústria química norte americana- Univac I - Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), cuja sigla é CPM. 1957 – Marinha americana – míssil balístico – Program Evaluation and Review Technique (Técnica de Avaliação e Revisão de Programas), cuja sigla é PERT.

Planejamento e Controle e obras Tipos de diagrama Há dois tipos de diagrama de rede: 1 – Método das flechas – ADM 2- Método dos blocos - PDM

Planejamento e Controle e obras Método das Flechas As atividades são representadas por flechas que conectam eventos ou instantes do projeto. Cada atividade é representada por uma flecha ( ou linha orientada ) que parte de um evento e termina em outro.

Planejamento e Controle e obras

Planejamento e Controle e obras Atividade – é a tarefa a ser executada, o trabalho a ser feito. A cada atividade se atribuem duração e recursos ou seja a atividade consome tempo e recurso. Por convecção a flecha sempre é orientada da esquerda para a direita. O comprimento da flecha NÃO é proporcional a duração da atividade a flecha apenas defini o vinculo.

Planejamento e Controle e obras Evento - é um ponto no tempo, um momento que baliza o projeto. Ele caracteriza instantes do projeto. Por não ser uma operação física, o evento não consome nem tempo nem recurso. Um evento é atingido quando todas as atividades que convergem para ele são concluídas, a partir desse instante, todas as atividades que partem deles estão livres para começar.

Planejamento e Controle e obras Diferenças entre atividade e evento Atividade Evento É uma tarefa a ser desempenhada É um ponto, um instante do projeto Possui duração Não possui duração Recursos (mão de obra, material equipamento) podem ser atribuídos Não possui recursos Representada por flecha entre dois eventos Representada por círculo (nó)

Planejamento e Controle e obras Regras do traçado em Flechas A rede começa em um evento inicial único desenhado a esquerda; Do evento inicial partem as atividades iniciais, ou seja, aquelas que não tem predecessoras; As demais atividades são desenhadas partindo de suas predecessoras; A rede termina em um evento final único, desenhado na extremidade direita do diagrama.

Planejamento e Controle e obras Montar o diagrama de rede através do método das flechas (ADM) para o exemplo de fundação: Código Atividade Predecessoras A Locação da fundação -- B Escavação da fundação C Montagem das formas D Obtenção do aço E Preparação da armação F Colocação da armação C, E G Mobilização da betoneira H Concretagem F, G

Planejamento e Controle e obras Código Atividade Predecessoras A Locação da fundação -- B Escavação da fundação C Montagem das formas D Obtenção do aço E Preparação da armação F Colocação da armação C, E G Mobilização da betoneira H Concretagem F, G

Planejamento e Controle e obras Código Atividade Predecessoras A Locação da fundação -- B Escavação da fundação C Montagem das formas D Obtenção do aço E Preparação da armação F Colocação da armação C, E G Mobilização da betoneira H Concretagem F, G

Planejamento e Controle e obras Código Atividade Predecessoras A Locação da fundação -- B Escavação da fundação C Montagem das formas D Obtenção do aço E Preparação da armação F Colocação da armação C, E G Mobilização da betoneira H Concretagem F, G

Planejamento e Controle e obras Numeração dos eventos: Numerar os eventos que são os nós, devem ser numerados sequencialmente e em ordem crescente. Normalmente o evento inicial é batizado de zero e a numeração procede da esquerda para a direita e de cima para baixo, preferencialmente de 5 em 5, isso porque caso haja necessidade de introduzir posteriormente novo evento no meio da rede é possível.

Planejamento e Controle e obras Numeração dos eventos:

Condições que devem ser satisfeitas em qualquer diagrama de flechas são:

Atividades em série e paralelo Diz –se que as atividades são realizadas em série, quando uma é executada após a outra, ou seja, a execução de c depende da execução de b, que depende da conclusão de a. em outras palavras, a é predecessora de b, que é predecessora de c. É uma cadeia linear.

Atividades em série e paralelo Quando atividades podem ocorrer simultaneamente, diz-se que estão em paralelo, surgindo um ganho de tempo. Na representação abaixo , C não depende de A, nem de B, nem de D, nem de E, podendo ser realizada concomitantemente a elas.

Planejamento e Controle e obras Método dos blocos – PDM Cada atividade é representada em um bloco ou caixa. As atividades são unidas entre si por setas que representam a ligação entre as atividade. No método dos blocos não há o conceito de evento.

Planejamento e Controle e obras Regras do traçado: A rede começa com uma barra vertical de início, desenhada a esquerda. Da barra inicial partem as atividades iniciais aquelas que não tem predecessoras. Desenhar as demais atividades partindo de suas predecessoras. A rede termina em uma barra vertical, desenhada na extremidade direita do diagrama.

Planejamento e Controle e obras

Planejamento e Controle e obras Código Atividade Predecessoras A Locação da fundação -- B Escavação da fundação C Montagem das formas D Obtenção do aço E Preparação da armação F Colocação da armação C, E G Mobilização da betoneira H Concretagem F, G

Planejamento e Controle e obras Comparação entre os métodos Aspecto Método das flecha ADM Método dos blocos PDM Atividade Flecha Bloco Evento Círculo (nó) Não há Facilidade de traçar Menor Maior Outras denominações ADM, ADA PDM, AON