I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE ASPECTOS DA AUTOPATOGENESIA Aluízio de Assis Abreu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

O método científico em Psicologia
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Publicidade e escondimento.
HOMEOPATIA - ARTE DE CURAR
UTILITARISMO.
Sofrimento Psíquico e Trabalho
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Helpdesk-3 A partir deste ponto você conhecerá os inovadores conceitos de nossa solução. Tecle Enter para Avançar ou Esc para Sair.
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
Elaboração: Sensibilizar-se Elaboração:
Técnicas para Desenvolvimento de Parágrafos CASDVest 2013.
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
Texto formal e coloquial
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
O que é Aprendizagem?.
Pesquisa: Conceitos e Definições
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Princípios Gerais de Administração
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Ah! O amor... Mario Quintana.
Recompensa mal o mestre quem se contenta em ser discipulo
Kant e a Crítica da Razão Pura
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL II
Esclarecimento aos Espíritos que sofrem (Parte 2)
XX JORNADA DOCENTE DO SERVIÇO PHÝSIS DE HOMEOPATIA DO IMH Novembro 2009 Rodrigo Martins Pimenta.
A INSTINTIVIDADE VITAL E A SAÚDE ANIMAL Ítalo Astoni.

Homeopatia : O Bem Estar da Vida Animal XVIII Jornada Docente - IMH.
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
XVIII JORNADA DOCENTE DE HOMEOPATIA DO SERVIÇO PHÝSIS IMH HOMEOPATIA: EXPERIMENTANDO A NÃO VIOLÊNCIA “O Bem Estar da Vida Animal” Mônica Beier.
USO HOMEOPÁTICO DE VACCININUM EM DOENÇAS OCULARES – RESULTADOS INICIAIS.   Local: Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais e Serviço.
Cesium chloratum aplicação clínica
A Psicologia ou as Psicologias
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
ADAMUS – Potenciais Shoud 3 - Os Potenciais do Futuro - Série dos Mestres – 07/11/2009 Canalizado pr Geoffrey Hoppe Então, o que está lá? [A plateia responde:
A Arte de Não Medicar I Simpósio Mineiro de Homeopatia Gilson Freire
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
AS EMOÇÕES.
A EXPERIMENTAÇÃO E A ÉTICA XVIII Jornada Docente do Serviço Phýsis de Homeopatia Instituto Mineiro de Homeopatia 10 de novembro de 2007 Soraya Cássia Ferreira.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Individualização e Homeopatia
Direito de Opção pela Homeopatia Giovano de Castro Iannotti.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 15 Páginas 01, 02, 03, 04 SET/2011.
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
O Estabelecimento da Nova Luz Mashubi Rochell.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Força Vital princípio, espírito, poder vital
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Mecanicismo cartesiano
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
O MECANICISMO DESCARTES.
Aristóteles.
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Aristóteles Para melhor compreender Aristóteles Para explicar uma coisa deve-se chegar à sua “causa”.
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aristóteles de Estagira
O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.
Transcrição da apresentação:

I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE ASPECTOS DA AUTOPATOGENESIA Aluízio de Assis Abreu

DISPONIBILIDADE Condição particular que se coloca o provando para disponibilizar seus sintomas próprios (nenhum indivíduo é perfeitamente são) quando estimulado (afetado, contagiado) por uma potência medicamentosa em dose infinitesimal.

CORRELAÇÃO DE SIMILITUDE Compreende-se que os sintomas latentes desse provando tenham um grau de similitude com o potencial mórbido do medicamento.

Isto explica o fato de o experimentador apresentar sintomas que o mesmo já havia manifestado espontaneamente há algum tempo em sua vida (Hahn. § 138 do Organon) e de que nem todo experimentador manifeste todos os sintomas do medicamento, disponibilizando somente aqueles lhe são particulares e semelhantes aos do medicamento. (Hahn. § 134 a 136).

ATENTIVIDADE... O experimentador pode ir e vir, cuidar de seus afazeres, e não é senão graças à sua assiduidade e ao seu desvelo que pode registrar os sintomas que nele se produzirão. B. Mure. Patogenesia Brasileira, cap. I Da Experiência Pura...escolha de uma pessoa amante da verdade, moderada em todos os sentidos, sensíveis e que preste a máxima atenção ao que se passa com ela Hahnemann (Organon § 136)

SINTOMAS ELEMENTARES O ESSENCIAL DO MEDICAMENTO Os sintomas experimentados são, na sua maioria, sintomas elementares, sensações isoladas, impressões subjetivas do psiquismo, impressões oníricas e observações circunstanciais próprias ao mundo do experimentador. Estes sintomas se reconduzem ou se complementam nos outros companheiros de prova, revelando o que há de essencial do medicamento no sintoma.

O que há aí de notável é que os sintomas mais particulares e mais característicos dos medicamentos estudados pelo próprio Hahnemann foram quase todos obtidos por doses tão débeis, que frequentemente eram incapazes de produzir mais do que alguns sintomas isolados. Jahr APrática da Homeopatia, princípios e regras, § 68, Da ação patogenética dos medicamentos.

Posto que o sintoma é uma disponibilização própria do experimentador e que se reconduz a cada nova experimentação, de outro medicamento ou do mesmo, este essencial do medicamento é de fato o modo ou a modalidade do sintoma recondutor, que caracteriza a assinatura do medicamento. MODO OU MODALIDADE

IDIOSSINCRASIA ( § do Organon) É um estado de hipersensibilidade da Dynamis do experimentador ao medicamento experimentado manifestando uma condição excessivamente mórbida (EMI). É uma condição relativamente rara durante a prova. Poucos experimentadores a vivenciam.

PATOGENESIA Estes sintomas, particulares ao experimentador e semelhantes ao medicamento, registrados de cada experimentador, comporão a patogenesia do medicamento experimentado.

FONTE PRIMÁRIA – matéria médica primária – são os registros que o experimentador tem de sua própria prova e os aplica na clinica. FONTE SECUNDÁRIA – matéria médica secundária – são os registros de vários experimentadores passiveis de serem esclarecidos pelos próprios experimentadores quando consultados FONTE TERCIÁRIA – matéria médica terciária – são os registros dos experimentadores publicados e nem sempre passiveis de serem esclarecidos pelos experimentadores, como acontece com as patogenesias fósseis.