Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 9
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Letramento: um tema em três gêneros
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Silvia Tatiana Maurer Lane
A Psicologia Sócio-Histórica
Secretaria de Políticas para as Mulheres
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
O processo Grupal UNIFRA.
O Plano de Ação Curricular na Escola
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
Fórum Saúde da Mulher século XXI
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Gênero!!! GÊNERO.
Estrutura familiar e dinâmica social
Corpo e Sexualidade : Uma questão de género na Publicidade
Educação Ambiental.
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Da natureza da cultura ou Da natureza à cultura
Quem sou eu? Será que me conheço?
Educação Ambiental.
A produção do fracasso escolar
TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO
O psicólogo e as relações de trabalho
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Como definir você: homem, mulher ou outra orientação
Projeto Tecendo Laços – Corsa
Dimensões Sociais da Vida com HIV/AIDS e a Prevenção “Positiva”
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
GÊNERO.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Amor e Sexualidade.
Estrutura, estratificação e desigualdades sociais
Gênero: masculinidades
IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
O conhecimento científico
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
Como se reproduzem os animais?
Educação Sexual “Sexualidade e Género”
Os teóricos da Sociologia e suas obras
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Sociologia Clássica e Educação II
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
IDEOLOGIA.
SEXUALIDADE ….
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
T HE CREATION OF PATRIARCHY Gerda Lerner. C APÍTULO 1 - O RIGENS Modo de interpretação determina os resultados, de acordo com os valores dx cientista.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento e Feminismo.
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Género, Poder e Gestão do Ensino Superior: os gestores usam calças (masculinidade) e as gestoras usam capulanas (feminilidade) Dulce Maria Passades Recife,
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Psicologia da Educação
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
Identidade de Gênero e Orientação Sexual.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Transcrição da apresentação:

Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada de acordo com o sexo. As características de gênero são construções sócio-culturais que variam através da história e se referem aos papéis psicológicos e culturais que a sociedade atribui a cada um, naquilo que considera “masculino” ou “feminino”.

SEXO São características físicas, biológicas, anatômicas e fisiológicas dos seres humanos, aquilo que os definem como macho ou fêmea. Reconhece-se a partir de dados corporais, genitais, sendo o sexo uma construção natural, com a qual se nasce.

Relações Sociais de Sexo e de Gênero As relações sociais de sexo ou as relações de gênero travam-se no terreno do poder, onde tem lugar a exploração dos subordinados e a dominação dos explorados, estas são faces do mesmo fenômeno, segundo SAFFIOTI (1992). A mulher, graças ao sistema de representações e de atribuições, ao nascer torna-se um ser submisso à supremacia masculina. É importante sublinhar que podemos atribuir um mesmo estatuto teórico ao conceito de classe social e ao de opressão do sexo feminino pelo sexo masculino, ou seja, há relações sociais de sexo e relações de gênero.

O que é Gênero? É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para compreender: As relações sociais entre mulheres e homens. As relações de poder entre mulheres e homens, mulheres e mulheres, homens e homens.

Poder Capacidade de agir sobre a ação do outro, reconhecido como sujeito da ação DOMINAÇÃO Conjunto de relações de poder, fixas, assimétricas, onde a possibilidade das resistências (reação) deixa de existir.

Sexo # Gênero SEXO - Diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres GÊNERO - Maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades, no transcorrer da história. Refere-se ao SEXO SOCIAL

Assumindo Gênero Sexo: de variável demográfica (biológica, natural) a variável social. “Ninguém nasce mulher, mas se faz mulher” Identidade feminina / Identidade masculina Gênero como realização cultural Gênero # Mulher Origem das desigualdades de gênero: Divisão sexual do trabalho

O Gênero é relacional O gênero é relacional e o seu conceito deve ser capaz de captar a trama de relações sociais, bem como as transformações históricas vividas através dos mais variados processos sociais. Segundo SAFFIOTI (1992, p. 188):“O sistema de sexo/ gênero constitui a grelha através da qual o self desenvolve uma identidade incorporada, uma certa forma de ser no seu corpo.(...) O sistema de sexo/gênero é a grelha através da qual as sociedades e culturas reproduzem indivíduos corporificados”.