EMILE DURKHEIM POSITIVISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Sociologia Émile Durkheim ( ).
Morreu Whitney Houston...6:01
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
O que é uma instituição social?
Liberdades Individuais
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
Profª: Gabrielle Bertolli
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
Émile Durkheim
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia Cursinho Popular Paulo Freire. Cidade- Ervália. Professora: Iasmine Ferrari. Contato: Tema (s): Tempos Moderno: Durkheim.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Estrutura e Dinâmica Social
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
DURKHEIM Fundador da sociologia, Durkheim foi quem primeiro teorizou sobre a nova ciência, tanto sobre o objeto de estudo como sobre o método de pesquisa.
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria de Émile Durkheim
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Aula 2 – Liberdades individuais e coerção social
A sociologia de Emile Durkheim.
Fato social.
Emile Durkheim e o fato social
Émile Durkheim
Então vamos para a prova final!
Émile Durkheim (1858 —1917) “Não poderíamos pretender sair da sociedade sem querermos deixar de ser homens” As Regras do Método Sociológico.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A sociologia de Émile Durkheim
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Durkheim.
Os teóricos da Sociologia e suas obras
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
A sociologia como ciência
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Émile Durkheim
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
A divisão do trabalho social parte 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
Divisão social do trabalho
Émile Durkheim.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Max Weber.
Émile Durkheim Prof. Edson Fernando Meirelles
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
A sociologia durkheimiana | 1 Para compreendermos a sociologia durkheimiana, ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade: «As representações.
Weber | «Individualismo metodológico»
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

EMILE DURKHEIM POSITIVISMO

* O que é Sociologia: É a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, de toda crença, todo o comportamento instituído pela coletividade.

* Objeto da Sociologia: São os FATOS SOCIAIS, que compreendem toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter. São também aquelas maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem ou maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares.

* A sociedade não é o resultado de um somatório ou de uma mera justaposição das consciências, ações e sentimentos particulares: ao serem associados, combinados e fundidos fazem nascer algo novo e externo àquelas consciências (fenômeno sui generis). A vida está no todo e não nas partes. * A internalização dos fatos sociais próprios de uma sociedade precisam ser transmitidos por meio da aprendizagem (socialização) porque são externos aos indivíduos.

* A responsável pela coesão social é a solidariedade social, que varia segundo o tipo de organização social (divisão social do trabalho) e de uma consciência mais ou menos similar entre os membros de uma sociedade.  * Para Durkheim, possuímos duas consciências: a) Uma é comum com todo o nosso grupo e, por conseguinte, não representa a nós mesmos, mas a sociedade agindo e vivendo em nós (consciência coletiva). b) A outra, ao contrário, só nos representa no que temos de pessoal e distinto, nisso é que faz de nós, um indivíduo (consciência individual).

* Os laços que unem cada elemento ao grupo constituem a solidariedade que pode ser de dois tipos: solidariedade mecânica (suas consciências se assemelham, as pessoas – tipo coletivo – são pouco ou quase nada desiguais entre si e por isso são solidários devido às suas similitudes) e solidariedade orgânica (os membros são solidários porque têm uma tarefa e, além disso, cada um dos demais depende das outras partes que compõem a sociedade).

* Essas duas formas de solidariedade evoluem em razão inversa: enquanto uma progride,a outra se retrai, mas cada uma, a seu modo, cumpre a função de assegurar a coesão social nas sociedades simples ou complexas. * Somente existem indivíduos quando se vive numa sociedade altamente diferenciada, ou seja, onde a divisão do trabalho está presente, e na qual a consciência coletiva ocupa um espaço já muito reduzido em face da consciência individual.

MORAL, ANOMIA E VIDA SOCIAL * Moral é tudo o que é fonte de solidariedade. Consiste em um sistema de normas de conduta que prescrevem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas circunstâncias. É a sociedade a autoridade moral, é ela que confere às normas morais seu caráter obrigatório.

* São três os casos que ocorre anomia (falta de moral): a) Nas crises industriais e comerciais. b) Nas lutas entre o trabalho e o capital. c) Na divisão extrema de especialidades no interior da ciência.   * O homem só é humano porque vive em sociedade e sair da sociedade é deixar de sê-lo. É a sociedade que ensino aos homens a virtude do sacrifício, da privação e a subordinação de seus fins individuais a outros mais elevados.