Códigos e linguagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Professora Iracema de Souza Mendonça
Advertisements

Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
Um vocabulário para a interpretação
E C O Por uma montanha, caminhavam pai e filho.
Texto, contexto & interlocução
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Sérgio Elias Vieira Cury
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Texto Definição de texto Texto em prosa Características Exemplos
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Revisão 7º ano INÍCIO.
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
HAPPY FEET.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Amor sem Limite!.
DISSERTAÇÃO.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
Desenvolvimento de Pessoas
o Bom Humor, a Tristeza, o Saber...
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria... como também todos.
Eu desejo o suficiente para você.
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
O dia de hoje.
Verbo Língua Portuguesa.
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
Maggy Barankitse. O projeto começou quando Maggy assistiu cenas de violência e morte. Isso mexeu com ela! Por isso, quando teve a oportunidade resolveu.
WebQuest elaborada pelos alunos do 4° ano A da Escola Municipal Professor Benedito de Andrade – Piracicaba/SP.
Língua Portuguesa Profª Joelma
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
LOIRAS Infames.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
A LIÇÃO DO JARDINEIRO.
"Dá a quem te pede...".
Passado por: Adaptado para slide por:
Lição de um jardineiro.
(Sal 89,12). O que quer dizer bem contar os nossos dias? Se essa palavra chega fundo ao meu coração e entendo que com ela o Senhor me chama O que quer.
ILHA DO AMOR.
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
E se... a história tivesse outro fim?
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Era uma vez uma menina chamada Flori.
A patricinha na escola de samba Rolagem Automática Ligue o som.
Instrumentos avaliativos
SITUAÇÕES.
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
De onde vem o som do samba ?
Porquê será que quando os anos nos chegam, sempre entramos em uma fase de reflexão de tudo o que fizemos e deixamos de fazer ao longo de nossa existência.
Efeitos de sentido Capítulo 16- Pág. 207.
A Ilha dos Sentimentos.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Para reflexão...neste dia....nest a semana.....nesta vida‏
Carta jamais enviada.  Identifique alguém com quem você esteja tendo algum conflito ou dificuldade na relação interpessoal.  Escreva uma carta para.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Leia a tirinha:.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Códigos e linguagens

Cuidado com as palavras “Uma moça se preparou toda para ir ao ensaio de uma escola de samba. Chegando lá, um rapaz suado pede para dançar e, para não arrumar confusão, ela aceita. Mas o rapaz suava tanto que ela já não estava suportando mais. Assim, ela foi se afastando e disse: -Você sua, hein!!! Ele puxou-a, lascou um beijo e respondeu: -Também vô sê seu, princesa!!!" (www.mundodaspiadas.com/arquivo/2006-2-1.html. Adaptado)

1)Tendo como base a frase da moça, explique o que ela quis dizer e o que o rapaz entendeu. 2) Explique, do ponto de vista fonológico, o que gerou a interpretação do rapaz.

1-Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão “bom pra burro” é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. Qual é essa representação? Ela é adequada ou inadequada? Justifique. - Como a polissemia é usada em textos publicitários? Quais os aspectos que podem gerar humor e chamar a atenção dos leitores?

Analise a charge acima: a) Que resposta o professor esperava ouvir? b) Como a frase foi interpretada pelo aluno? c) Qual a crítica implícita na resposta do aluno?

Explique de forma objetiva e clara as frases abaixo Não, tá calor! Não tá calor!