MERCADO FINANCEIRO MERCADO MONETÁRIO E DE CRÉDITO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fontes de Recursos e Custos de capital
Advertisements

Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Administração amintas paiva afonso.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Administração Financeira
Fundamentos de Economia
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
“Investimentos – Parte 2 ”
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
MERCADO FINANCEIRO.
5. Ações Ações: Definições SAs
Mercado de Capitais Brasileiro
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Fontes de Financiamento
Instituições Financeiras do SFN
Demonstrações Contábeis
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
FORMAS DE INVESTIMENTO
Mercado de Capitais.
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
SOCIEDADE ANONIMA.
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
AULA 2 – Mercados Financeiros
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Mercado de Crédito Objetivo:
Mercado Financeiro: noções
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
AÇÕES Mercado de Capitais
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Anna Beatriz Santos Varjao Elisangela Cristina Ortolan Ingrid Caroline Simielli de Araujo Alves Paolla Cardozo Wesley Rufino da Silva 1 Grupo 2 – Anna,
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
1 Out / 2010 BRASIL – FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade.
Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Fundo de Financiamento 1 Fundo de Financiamento para Pequenos e Médios Fornecedores Belo Horizonte, 05 de Abril de 2006.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Comissão Valores Mobiliários. O que é CVM ? A CVM é orgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministéria da Fazenda.
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
O setor externo Aula 11.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
RELATÓRIO DE INFLAÇÃO Setor Externo ( 대외 부분 ) 브라질 학과 김지수.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS- parte 2 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações cambiais, mais especificamente:  Mercado de câmbio  Classificação das operações.
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
Transcrição da apresentação:

MERCADO FINANCEIRO MERCADO MONETÁRIO E DE CRÉDITO: Monetário: operações de curtíssimo prazo, para suprir necessidades momentâneas do caixa. Crédito: atende necessidades de crédito (financiamentos) a curto e médio prazo.

captação: quando o agente financeiro recebe fundos e os remunera. destinação: quando o agente financeiro empresta fundos e cobra juros e taxas.

Os mercados monetário, de crédito, capitais e cambiais operam através de títulos de crédito, que são documentos representativos de uma operação de crédito, e podem ser:

nominativo: quando são emitidos em nome do titular do direito, do direito de crédito, sua transferência somente se efetua mediante registro. ao portador: emitido sem nome do beneficiário, concluindo-se que o portador e que tem a posse do mesmo. a ordem: emitido em favor de determinada pessoa e transferida a outra através de endosso (assinatura do beneficiário).

MERCADO DE CAPITAIS Opera com títulos de médio e longo prazo e com participação no capital da empresas. É subdividido em dois segmentos: Mercado de recursos para financiamentos a médio e longo prazos; Mercado de ações.

política de investimentos 1.Dimensionar o fluxo de caixa de cada proposta Avaliar os fluxos de caixa definir a taxa de retorno avaliar o risco.

política de investimentos Definir o motivo do investimento: Ampliação reposição/modernização de ativos fixos arrendamento e/ou aquisição de ativos fixos.

política de investimentos E as alternativas disponíveis: Imobilização mercado financeiro mercado de capitais.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Quando o capital próprio é insuficiente, a empresa obriga-se a busca de crédito no mercado. Dependendo da finalidade (curto, médio ou longo prazo) ela busca recursos nos mercados monetário, de crédito e de capitais.

OPERAÇÕES DE CRÉDITO curto prazo médio e longo prazo: operações do exemplo de busca de recursos de médio e longo prazo.

O mercado de ações está subdividido em: ·   Segmento não institucionalizado: não está sujeito a regulamentação e ao controle das autoridades (negociação direta);

Segmento institucionalizado: é regulamentado e controlado, as negociações são feitas por intermédio da Bolsa de Valores, compõe-se das seguintes partes 1.       Mercado primário/mercado de balcão: mercado organizado, porém sem um local determinado, as negociações são realizados por telefone (operadores); 2.       Mercado secundário/mercado secundário da bolsa: são efetuadas nas Bolsas de Valores, mas comente com ações de empresas registradas na Bolsa de Valores e na CVM.

BOLSAS DE VALORES Ações Ações são títulos representativos de contas (partes) em que se divide um Capital Social. São certificados que conferem ao seu possuidor uma parcela de participação na empresa. Este título pode ser transferido a qualquer tempo pelo proprietário e podem ser divididas em:

ordinárias: dão direito a voto, ou seja, a administração real da empresa, e suas responsabilidades são de acordo com o montante de ações que possuem. Podem ser nominativas, endossáveis e escriturais. preferenciais: não dão direito a voto, e tem prioridade no recebimento de dividendos ou reembolso de capital, em caso de dissolução da empresa. Podem ser nominativas e nominativas endossáveis.

No mercado de negociação, as ações são ainda subdividas de acordo com os critérios abaixo: ações de primeira linha (Telebrás (agora privatizada e subdividida), Vale do Rio Doce, Eletrobrás e Petrobrás ); ações de segunda linha (Souza Cruz, Brahma, Belgo Mineira ); ações de terceira linha ( Inepar, Lojas Americanas, Duratex).

Índice da Bolsa O Recinto da Negociação (Pregão) Comum Direta Por oferta

MERCADO A TERMO É a operação em que o comprador e o vendedor formalizam um contrato de compra e venda de um ativo financeiro para liquidação futura com preço e prazo pré-determinados no presente.

MERCADO FUTURO DE AÇÕES   No mercado futuro, o investidor pode comprar ou vender ativos financeiros para entrega futura, numa data de vencimentos pré-determinada. Há vencimentos em aberto para todos os meses. Os vencimentos serão sempre nas terceiras segundas-feiras de cada mês.

MERCADO DE OPÇÕES DE AÇÕES É o mercado onde não se negociam ações e sim direitos sobre elas. São direitos de uma parte comprar ou vender a outra, até determinada data, uma quantidade de ações a um preço pré-estabelecido. Neste mercado podem ser negociadas Opções de Compra e Opções de Venda de Ações.

PRINCIPAIS TÍTULOS NO MERCADO DE CAPITAIS   As opções de investimento estão normalmente distribuídas em dois mercados: renda fixa (pré e pós-fixada) e variável.

Mercado de Renda Fixa   É o mercado mais tradicional, sendo que sua remuneração visa basicamente: proteger o capital investido dos efeitos da inflação; proporcionar um pequeno ganho adicional.

Mercado de Renda Variável   Suas principais “mercadorias” são as ações negociadas em bolsas de valores. Oferece possibilidade de obtenção de grandes rentabilidades, o risco, por outro lado, é alto.

Fundos de Investimento O fundo de investimento é uma concentração de recursos financeiros fracionados em cotas, captados de pessoas física nacionais ou estrangeiras e jurídicas nacionais, e destinados a aplicação em títulos públicos e privados, e/ou outros ativos financeiros, tais como ouro, ações e mercados futuros.

Cada fundo tem um regulamento, registrado em cartório, que contém todas as informações sobre o seu funcionamento. Ele deve estar disponível para todos os quotistas. As principais informações que constam neste regulamento são:

·        identificação do administrador do fundo e suas responsabilidades; ·        política de investimentos; ·        composição básica da carteira (onde podem ser aplicados os recursos captados dos investidores, quais os limites para a aplicação em determinados papéis, etc...);

·        forma de apuração do valor das cotas; ·        prazos para resgates e aplicações; ·        periodicidade do crédito dos rendimentos aos investidores (por exemplo: de 30 em 30 ou 60 em 60 dias); ·        qual taxa de administração ou performance será cobrada pelo administrador por seus serviços.

MERCADO DE CÂMBIO É o mercado que envolve a negociação de moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentar essas moedas. No Brasil, as operações de câmbio não podem ser praticadas livremente e devem ser conduzidas através de um estabelecimento bancário autorizado a operar em câmbio.

Os elementos que participam do mercado de câmbio são divididos em: produtores de divisas: exportadores, devedores de empréstimos e investimentos, turistas estrangeiros, destinatários de transferências do exterior.

receptores de divisas: importadores, devedores de empréstimos que remetem ao exterior o principal e os juros, os tomadores de investimentos que remetem ao exterior os rendimentos do capital investido (lucros/dividendos), os que fazem transferências para o exterior.

O mercado de câmbio no Brasil está oficialmente divido em: Mercado de Câmbio de Taxas Livres (Dólar Comercial): Instituído pela Resolução 1.690, de 18/03/90, do CMN e destinado às operações de câmbio em geral, enquadrando-se neste segmento as operações comerciais de exportação/importação e as operações financeiras de empréstimos e investimentos externos bem como o retorno ao exterior da remuneração destas operações.

Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes (Dólar Flutuante): Instituiído pela Resolução 1.552, de 22/12/88, do CMN, legitimando um segmento de mercado que era até então considerado ilegal, enquadrando neste segmento as operações de compra e venda de câmbio a clientes e outras operações entre instituições financeiras como definidas pelo BC.

Estas operações são, basicamente, a troca (conversão) da moeda de uma país pela de outro. Em relação ao estabelecimento operador, elas se classificam como:

compra: recebimento de moeda estrangeira contra entrega de moeda nacional venda: entrega de moeda estrangeira contra recebimento de moeda nacional arbitragem: entrega de moeda estrangeira contra recebimento de outra moeda estrangeira.

As necessidades destas conversões podem surgir em função de: exportação: venda ao exterior de mercadorias e serviços com preço ajustado para pagamento em moeda estrangeira. importação: compra de mercadorias e serviços com preço ajustado para pagamento em moeda estrangeira. transferências: movimentação financeira de capitais de entrada ou saída do país.

A Resolução 63 de 21 de agosto de 1967, do Banco Central, que regulamenta os empréstimos do credor internacional a um banco estabelecido no Brasil, que por sua vez repassa os recursos às empresas brasileiras, estabelece os movimentos dos capitais estrangeiros das seguintes formas:

empréstimos: sua característica básica é a de ser um capital transitório e restituível. investimentos: consistem no chamado capital fixo ou capital de risco financiamentos: estão relacionados à compra ou venda de mercadorias, bens ou máquinas a médio ou longo prazo, vinculando-se, portanto, à exportação ou importação.

Nossa legislação proíbe o uso de moedas estrangeiras nas transações internas, bem como o seu depósito em contas correntes junto aos bancos do país. Por este motivo, os pagamentos e recebimentos relativos às operações cambiais são efetuados entre estabelecimentos bancários, sem que ocorra transferência física da moeda.

As principais linhas de negociação neste mercado são: o Finamex; o Proex; as Export Notes; as Debêntures Cambiais e as Cartas de Crédito. Outra linha de crédito bastante utilizada são os chamados ACC/ACE, que são adiantamentos sobre contratos de exportação.