Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

Os primórdios da sociologia no Brasil
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
Humanismo Século XV.
O Quinhentismo no Brasil
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974)
FABIANA SANTOS RODRIGUES
Vestido de Noiva Nelson Rodrigues
Teatro no Brasil.
O ILUMINISMO.
Literatura Informativa
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Dom Helder Câmara . “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Helder.
Literatura Ariano Suassuna
Cultura, Linguagem e Língua
O Brasil que se vê Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Textos Informativos: – Cinema – história do cinema Conjunto de títulos que merecem ser vistos Contexto.
Olhar crítico; pensamento único
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Professsora: Aíla Rodrigues
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A origem do teatro.
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
Uma arte voltada para as mudanças sociais?
“Ágora” Atividade - STC.
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Curso Direito à Memória e à Verdade
O teatro brasileiro no século XIX
TEATRO.
Pose para a capa do álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
O período humanista na Literatura
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Organização social política e econômica
Teatro.
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Contextualização Histórica da Obra
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Professor Douglas Pereira da Silva
Socialismo.
Produção literária no Brasil-colônia
Teatro no Brasil.
Gêneros Teatrais.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Teatro.
Aula 01 - A ciência geográfica
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
1ª AULA CICLO DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO DA VIDA - CEEV
Martins Pena.
O universo do cinema mudo no teatro
Presidenciáveis 2014 Beatriz 6º e Viviane 32º 706.
Movimento Antropofágico
Positivismo.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Surgimento de autores e grupos politicamente engajados e irreverentes (anos 50/60): Augusto Boal (teatro.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula
Pedagogia Progressista Libertadora
Transcrição da apresentação:

Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen Kelly Cabral, Lucas Nolasco, Mariana Lopes e Paulo Salomão

Características do teatro Tem como objetivo presentificar o passado. Causa reflexões e mudanças na realidade social. No Brasil, o teatro nunca atingiu uma produção regular que lhe garantisse independência e estabilidade. A palavra teatro deriva do grego theaomai- olhar com atenção, perceber, contemplar. Acredita-se que o teatro surgiu a partir de rituais primitivos.

Peças importantes Autos de Anchieta: foi a primeira produção registrada em território brasileiro. De autoria do padre Anchieta, durante o período colonial, tinha como objetivo a catequização. Liberdade! Liberdade!: peça de Milôr Fernandes e Flávio Rangel, escrita em 1965, era uma denúncia contra a ditadura militar. Era uma mistura de teatro e musical, que por meio de ironias e comparações criticava o regime.

Locais e movimentos teatrais Teatro Oficina: fundado em 1958 e ainda existente. É uma mistura de escola de teatro e grupo teatral. Forma atores e diretores. Teatro de Arena: existiu da década de cinquenta até o início da década de setenta. Tinha como objetivo nacionalizar o teatro brasileiro, já que até então a maioria das peças era europeia. Esse grupo abordou, pela primeira vez, problemas sociais ligados aos moradores de cortiços, às greves operárias e realidades brasileiras. Teatro do Oprimido: movimento de democratização e popularização do teatro. Defendia a ideia de que todos podiam e deviam fazer teatro, uma vez que qualquer um é protagonista da sua própria vida. É um teatro popular, que podia até ser apresentado na rua.

Teatro Oficina

Diretores importantes Ziembinski: conhecido pela forma como estudava e esmiuçava todas as implicações da peça de sua direção. José Celso Martinez Correia: até hoje líder da mais antiga instituição teatral brasileira, o Teatro Oficina. É diretor, autor e ator. Personalidade no teatro marcada por criatividade, originalidade e ousadia. A atitude política é uma de suas mais constantes marcas teatrais. Oduvaldo Vianna Filho: autor e diretor, além de pensador e da evolução e da inovação teatral. Concluiu que o teatro deveria refletir os problemas das classes sociais populares.

Ziembinski Oduvualdo José Celso

Autores importantes Martins Pena: utilizava linguagem coloquial. Explorava temas cotidianos, como intrigas familiares, brigas por heranças etc. Criticou a Igreja Católica e abusos de políticos. É considerado o fundador da comédia no Brasil. Uma de suas peças mais populares é O Juiz de Paz na Roça. Jorge Andrade: tem como tema principal o ambiente social da cultura cafeeira, do qual foi testemunha. Algumas de suas peças tornaram-se filmes. Nelson Rodrigues: tinha como tema principal as tragédias comuns do homem comum. Focava na vida do subúrbio carioca. Plínio Marcos: tinha como tema principal as condições degradantes em que vivem muitos seres humanos. O cenário mais comum de suas peças era o submundo. Mistura linguagem cheia de gírias e palavrões, com uma linguagem literária. Acreditava que não fazia ficção, e sim, reproduzia a realidade. Foi preso por perseguição da ditadura e teve peças censuradas.