A RUA COMO UNIDADE BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Advertisements

Camille Monet e a Criança
Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Do individual ao colectivo
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PLANO DE GESTÃO.
Avaliação do projeto pedagógico:
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
Outubro-2006.
CAPITALISMO SOCIALISMO
O Mundo Urbano Brasileiro
Prof. Everton da Silva Correa
O Liberalismo e os Socialismos
Sociologia
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Autor: Pricila Arrojo da Silva
O pensamento revolucionário do século XIX
Pensamento e cultura no século XIX
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA Parceria Público Privado (PPP)
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
CRIAÇÃO DE UMA HORTA SOCIAL EM BRAGA.  O município de Braga cresceu imenso nos últimos anos. Um crescimento ímpar a nível nacional e uma aposta clara.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Para uma visão marxista das relações internacionais
A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Liberalismo e Socialismo
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O Socialismo Utópico de Owen, Saint-Simon e Proudhon
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: o uso político de suas ideias Sérgio Praça edspraca.wordpress.com.
P3 Escola de segundo grau - padrão FDE 2007 bruno | natalia | rafaela | tarciso | tassia Marcelo Tramontano | Renato Anelli Projeto 3.
Doutrinas sociais.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
Teorias Sociais no século XIX
PRELIMINAR ESTUDO CENTRO-DIA. PRELIMINAR ESTUDO CENTRO-DIA.
ATIVIDADE URBANISTICA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Políticas Públicas de Saúde: PSF
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Socialismo.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
REFORMA AGRÁRIA E POLITICAS PÚBLICAS Junho de 2015 Brasília/DF.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA Paris Charles Fourier (1722-1837) – Falanstérios Acreditava que a humanidade, ao atingir sua fase mais elevada de desenvolvimento, iria viver de forma comunal em unidades para 1.600 pessoas chamadas “falanstérios” (1822). Este palácio social, abrigaria dormitórios, refeitório, biblioteca e nas alas junto ao pátio central, igreja, bolsa de valores, teatro, a torre de controle, além do telégrafo. Ao seu redor 400 hectares de terra destinados a cultivo e pastagens.

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA Londres – UK / Harmony - USA Robert Owen (1771-1858) - Os direitos sociais Além de instalar moderna maquinária, providencia bons salários e moradia, diminui o número de horas de trabalho e complementa as atividades fabris com estudo e lazer, em especial às crianças. Em 1817, propõe a cidade da harmonia e cooperação, com população por volta de 1.200 acres destinados à produção agrícola e mesmo sua parte central ligada à habitação, aos serviços comunitários e à administração seria permeada pela natureza próxima. Trata-se de uma comunidade auto-suficiente na qual “o excedente produzido pelo trabalho da comunidade, após as necessidades básicas terem sido atendidas, poderia ser livremente negociado, usando-se o trabalho como termo de comparação monetária.” Uma vez estabelecido e atingido seu limite de população, mais unidades semelhantes seriam implantadas no campo. Pioneiro do socialismo e do cooperativismo

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA 1848 – O manifesto comunista Publicado o manifesto comunista de Marx e Engels. Nele critica-se a realização de reformas parciais dentro do regime capitalista e propõe-se a sua mudança. Assim as relações propostas pelos socialistas utópicos sofrem fortes críticas, pois não atingiriam as causas mas sim os efeitos do processo social vigente. A Comuna de Paris – primeiro governo comunista da história Karl Marx Friedrich Engels

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA 1848 – Iniciam-se as leis sanitaristas Primeira lei reguladora introduzindo um método de controle na construção das edificações e das ruas: o 1º Public Health Act, esta lei é complementada pelas de 1851, 1858 e 1875, esta última dando poderes às autoridades locais para elaborarem regulamentos de controle para a construção de casas e os espaços entre elas. São as Leis Sanitárias os primeiros instrumentos práticos de urbanismo moderno. 1852 – Ascensão de Napoleão III 1853 a 1869 – Plano Haussmann – reestruturação de Paris – adapta o já existente Aspectos preponderantes : Isolar edifícios Saúde – saneamento Paz pública – circulação (ar livre, paisagem) Execução em 3 etapas 1. Criação do Bois de Bologne (leste) Criação do eixo leste/oeste Financiamento : Estado francês 2. Criação do Bois Vincennes (oeste) Criação do eixo norte/sul Criação de novas áreas de expansão urbana Financiamento : Estado francês mais o município 3. Criação de Zona Verde – circundante Criação dos boulevards Financiamento : município mais a iniciativa privada

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA BARRICADAS EM PARIS BECO MEDIEVAL EM PARIS

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA INTERVENÇÕES DO PLANO HAUSSMANN

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA INTERVENÇÕES DO PLANO HAUSSMANN

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA INTERVENÇÕES DO PLANO HAUSSMANN

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA

A RUA COMO UNIDADE BÁSICA Jean Baptiste Godin (1817-1879) – Familistérios Coloca em prática as idéias de Fourier criando o “familistério” em Guise (1859), abolindo o sistema comunal e alojando famílias em apartamentos instalados nos edifícios para habitação, atendidas por serviço coletivo. Especial atenção é dada ao ensino, desde a creche até a formação dos futuros trabalhadores e dirigentes da fundição