EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Advertisements

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Custos ... afinal, o que é isto?
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Avaliação de Resultados
Contabilidade e custos
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Ativo Imobilizado e Amortização Afonso Rodrigo de David
CONCEITOS E APLICAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
ATIVO IMOBILIZADO - HITEC
Contabilidade Básica - Patrimônio
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Aula 08 Revisão para AV1.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Custo do Capital Próprio
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Fluxo de operações e de fundos
Gestão de Custos André Amorim.
Depreciação, exaustão e amortização
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Introdução à Contabilidade Capítulo 5
Fluxo de Caixa - Construção
Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras Prof.: José Roberto Pires Analista do Banco Central desde 1998 – Desup (Supervisão de.
Prof. Doutor Raimundo Nonato Rodrigues
Técnico em Administração
Depreciação Contábil Celso Mesquita1. Representa toda a perda do valor do bem, em decorrência do seu uso e ou ação do tempo. A depreciação deve ser registrada.
ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Avaliação econômica do projeto
Aluna: Cláudia Cristina Rockenbach Professor Orientador: Carli Rücker
Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Depreciação
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
DEPRECIAÇÃO E EXAUSTÃO
Contabilidade Introdutória Parte III
DEPRECIAÇÃO Prof. Alessandro.
Leasing Arrendamento Mercantil
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Ativo Imobilizado Fontes bibliográficas:
WESLEY DO PRADO MARQUES MBA – ADM. PUB. GESTAÕ DE CIDADES
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
Histórico Competência Contribuintes Fato Gerador Base de Cálculo
TRABALHANDO COM AS CONTAS REDUTORAS DO IMOBILIZADO -DEPRECIAÇÃO -EXAUSTÃO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Metodologia do Valor Patrimonial de Mercado  
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Contabilidade Intermediária
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Depreciação Conceito “Depreciação é a despesa com a perda de valor de bens tangíveis do ativo imobilizado, sujeitos ao desgaste pelo uso, ação da natureza.
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Prof. Aldo Ferreira.
Exercício 6. Apuração do Resultado – Questões 1 – De que maneira sabemos se o maior objetivo da empresa foi atingido? 1 – De que maneira sabemos se o.
Transcrição da apresentação:

EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL

EQUIPAMENTOS PROJETO OBRA MÉTODO DE TRABALHO GERÊNCIA

integração PROJETO MÉTODO DE TRABALHO GERÊNCIA

INDUSTRIALIZAÇÃO Características Capital Equipamentos Política Demanda racionalização

Industrialização Características Custos elevados Maior necessidade supervisão Ociosidade de equipamentos Mobilização equipamentos & tempo Melhoria produtividade ativ. Simples Descontinuidade do processo Prazos menores não valorizados Depreciação dos equipamentos

DEPRECIAÇÃO Fenômeno contábil que expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego na gestão. Conceitua-se depreciação como sendo a diminuição do valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente, em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência. Depreciação contábil Empresa: Há interesse em mostrar que receitas foram comprometidas com custos. Adia-se a determinação de lucror e o pagamento do IR. Receita federal - regras

Depreciação Não é admitido o registro de quota de depreciação em relação aos seguintes bens: terrenos, salvo em relação aos melhoramentos e contruções; prédios e construções não alugados nem utilizados por seu proprietário na produção de seus rendimentos ou imóveis destinados à venda; bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obras de arte ou antiguidades; bens em relação aos quais seja registrada quota de exaustão.

Depreciaçao - Tabela Taxa anual Anos de vida útil Edifícios 4% 25 4%  25 Máquinas e Equipamentos 10%  10 Instalações Móveis e Utensílios Veículos  20% 5 Computadores e periféricos

Depreciação & amortização depreciação atinge a perda de valor de coisas materiais, como máquinas, móveis, etc., e a amortização destina-se apenas a significar perda de valor de coisas imateriais ou de imobilizações financeiras; são objeto de amortização: despesas gerais de instalação, aviamentos, dívidas a longo prazo etc.  

Exemplos - período Elevadores – 4 – 5 anos Escavadeiras – 5 anos Betoneiras – 3 anos Ferramentas elétricas – 3 anos Martelete – 3 anos Tratores até 50 HP – 5 anos Veículos utilitários – 3 anos Vibradores – 3 anos

Depreciação Poderá ser acelerada se turno for de 16 horas ou 24 horas. É contada a partir do momento da instalação do bem. Pode ser calculada em duodécimos

Custos contábeis Toda empresa que apura lucro deve pagar IR Compra de um bem que integra o ativo imobilizado não é considerado custo, mas pode ser depreciado.

Venda de um bem Valor residual real maior que valor residual contabil – lucro Valor residual real menor que valor residual contabil – prejuizo Valor residual real maior que valor residual contabil – não altera fluxo de caixa

Vida útil É o prazo de duração de um bem durante o qual existe a possibilidade de sua utilização (Hirschfeld) Vida util real – É o prazo real de duração de um bem até o efetivo desgaste. Vida util contábil – É a duração de umbem até se alcançado o prazo resultante de regulamentação oficial.

Vida de serviço É o prazo durante o qual determinado bem será utilizado podendo ser menor que a vida útil.

Métodos de depreciação Apresentado no quadro negro FIM