Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catástrofes Naturais.
Advertisements

Trabalho realizado por:
Catástrofes Naturais Ciências Naturais 08/09.
INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.
Os Vulcões.
Agentes modificadores do relevo
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Ciências da Vida e da Terra 10ºano
Quais os fenómenos precursores de actividade vulcânica?
Câmara Municipal de Felgueiras
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
METEOROLOGIA.
FURACÃO.
O Aquecimento Global..
Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva
Mudança GLOBAL 8º ano.
Riscos e Catástrofes Naturais
Tempestades e Inundações
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Palestrante: José Eustáquio Viola
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
Riscos e catástrofes.
Professora Fernanda Landim
Catástrofes naturais.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11.
Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M.
Erupções vulcânicas Mariana 4º a Nº19.
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
BOM DIA.
Revista Eletrônica Evair 6ºano B.
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
Trabalho de geografia Equipe01
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Vulcanismo.
Raphael e Gabriel Professores: Ailton Barbosa (geografia),Arthur Costa (história),Gisele (ciências)
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Vulcões.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
no Brasil e em Bebedouro
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2° BIMESTRE – 6°S ANOS
Atmosfera, clima e tempo.
O IMPACTO DOS RISCOS NATURAIS
Erik dos Santos Fernandes
Catástrofes Naturais - Vulcões
Vulcanologia.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Geologia, problemas e materiais
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB

Neste trabalho vou falar de Catástrofes Naturais. Introdução Neste trabalho vou falar de Catástrofes Naturais. Como se formam, o mal que cometem à população mundial e como minimizar as suas consequências.

Catástrofe Natural Uma catástrofe natural, é um desastre que ocorre quando um evento físico perigoso, faz danos extensivos de área e/ou faz um grande número de vítimas.

Deslizamentos de terra Catástrofes naturais Vulcões Sismos Deslizamentos de terra Avalanches Tempestades Incêndio Florestal Cheias Secas Vagas de calor Vagas de frio

São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Vulcão Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. São frequentemente considerados causadores de poluição natural.

Perigo dos vulcões associado ao tipo de lava. Lava muito fluida - Desloca-se rapidamente. As pessoas não têm tempo de fugir. Ex. Vulcão do Vesúvio em Pompeia Lava muito viscosa - Forma uma nuvem ardente que se desloca a grande velocidade e perto do solo queimando tudo por onde passa até grandes distâncias.

Consequências dos vulcões Perda de habitações; Perda de bens pessoais; Queima da floresta; Destruição dos ecossistemas; Mortes; Como minimizar as consequências: Não existe forma de evitar; Acatar as orientações dos geólogos e da protecção civil quando está eminente uma erupção;

Sismo   Um sismo, também chamado de terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano.

Consequências dos sismos: Destruição de casas; Destruição de pontes; Perde de bens e de habitações; Isolamento; Mortes; Apesar dos progressos, é impossível determinar, com exactidão, a ocorrência de um sismo. Como minimizar este problema: Fazer um estudo geológico dos terrenos; Construções anti-sísmicas; Formação do pessoal; Planos de evacuação; Educação da população; Manter a calma;

Para minimizar as consequências devemos: Deslizamento de terra Um deslizamento de terra é um fenómeno geológico que inclui um largo espectro de movimentos do solo (tais como quedas de rochas, queda de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos). As consequências deste problema são: Morte de seres vivos; Edifícios destruídos; Destruição dos Ecossistemas. Para minimizar as consequências devemos: Repor a vegetação para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade ou infiltre no solo. Construir terraços em forma de degraus afim de proteger o solo da acção das águas pluviais

Avalanches São fenómenos que se verificam quando uma massa acumulada de neve, rochas ou outros detritos repentinamente se movimenta de forma rápida e violenta e se precipita em direcção ao vale.

Causas: Para prevenir: Condições meteorológicas As características de relevo Temperaturas baixas, vento intenso e grande acumulação de neve. (Um pequeno movimento ou ruído pode soltar uma placa de neve que começa a rolar arrastando atrás de si uma quantidade cada vez maior de neve) Para prevenir: Proibir a construção junto de vertentes de perigo. Monitorizar as áreas em perigo.

Tempestade Uma tempestade ou um temporal é um estado climático de curta duração marcado por ventos fortes (como nos tornados e ciclones tropicais), trovoadas, e precipitação forte - geralmente, chuva, ou, em alguns casos, granizo, ou neve, neste último caso, a tempestade sendo chamada de tempestade de neve ou nevão.

As consequências deste problema podem ser: Inundações Destruição de habitações Desalojados Destruição de ecossistemas Mortes Para minimizar este problema devemos: É possível prever uma tempestade partir dos mapas meteorológicos. Informar os cidadãos do local da sua passagem para que estes possam proteger os bens e abandonarem as suas habitações, evitando assim mais mortes. Obedecer às ordens dos bombeiros e da protecção civil.

Ciclone Um ciclone (depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar, relativamente quente, se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Pode alcançar vários milhares de quilómetros de diâmetro e ser muito profundo. É tanto mais violentos quanto maior for a diferença de pressão entre a periferia e o centro da depressão – maior velocidade do vento.

As consequências podem ser: Destruição de pontes Destruição de habitações; Perda de bens. Provoca a destruição dos ecossistemas. Morte É possível prever um ciclone a partir dos mapas meteorológicos. Para minimizar este problema devemos: Informar os cidadãos do local de passagem do ciclone para que estes possam proteger os bens e abandonarem as suas habitações, evitando assim mais mortes. Obedecer às ordens dos bombeiros e da protecção civil.

Destruição dos ecossistemas Incêndio Um Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos. Consequências: Destruição dos ecossistemas Desflorestação Queimaduras graves Morte Causas: Origem humana: negligência e acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas eléctricas); intencionalmente. Os incêndios de causas naturais correspondem a uma pequena percentagem do número total de ocorrências.

Para minimizar este problema devemos: Manter as florestas limpas Construir caminhos de corta fogo e com acessibilidade para os bombeiros.

Conclusão Gostei de fazer este trabalho porque foi interessante e produtivo. Aprendi as diferentes catástrofes naturais que existem no mundo e a força que cada uma pode ter.