Idade Moderna Renascimento e Utopia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
MODOS DE PRODUÇÃO.
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Pecado/Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
Por :Natania Nogueira Professora de História
Humanismo Período literário.
Literatura Informativa
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA E OS DESCOBRIMENTOS
Chegamos mais uma vez ao final do ano
Dominação da terra à força do capital
Quinto Império.
QUASE SALVOS Clique para passagem de slides Ligue o som Clique para passagem de slides Ligue o som.
CIDADANIA.
A descoberta do caminho marítimo para a Índia
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
O RENASCIMENTO (SÉCULO XVI).
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Satchidananda, o mestre do Yoga Integral
As Grandes Navegações EUROPA: IDADE MODERNA Séculos XVI - XVII
A ESTRELINHA.
VAMOS JUNTOS PARA A MESA DO BAQUETE DA ALIANÇA QUE O SENHOR NOS PREPAROU ESTA MESA NOS SUSTENTA NOS CAMINHOS DA ESPERANÇA NAS ESTRADAS DO AMOR.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A ESTRELINHA.
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
(Lucas 10:38) - E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; (Lucas 10:39)
Como Portugal foi navegar pelo tenebroso mar-Oceano
ARTE DA PAZ Morihei Ueshiba Crystal 2006.
“Isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim.”
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Como pode?!.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
A dimensão utópica do ser humano.
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
"Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá. Admire a lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a terra. Curta.
APÓS AS INVASÕES BÁRBARAS, OS EUROPEUS REFUGIARAM-SE NOS FEUDOS, ONDE EXISTIAM CASTELOS QUE ERAM VERDADEIRAS FORTALEZAS.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
"Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada
As Primeiras Comunidades Recolectoras
Carta do Apóstolo Paulo
Século XVIII Século das Luzes
FELIZ OLHAR NOVO!!!. FELIZ OLHAR NOVO!!! O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento.
Grande Chicão, fique com Deus!
Movimentos sociais.
O ÚLTIMO SOCIALISTA A. Lana.
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
8. Tempo esgotado! 21 DE NOVEMBRO DE 2015
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
O conhecimento dos Europeus era muito limitado e baseava-se em mapas e descrições criados a partir de: relatos mais ou menos precisos, mitos e lendas,
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Idade Moderna Renascimento e Utopia

O Maravilhoso Medieval A Cingapu de Marco Polo As Ilhas Afortunadas O El Dourado O País da Cocanha O País da Cocanha, lugar utópico festivo, onde a comida era abundante e o trabalho não era necessário, onde existiam rios de leite e de vinho, queijos e pães eram obtidos sem dificuldade era não apenas uma utopia strictu sensu, mas um sonho que, às vezes, era perseguido como real pelos europeus.

Com a descoberta do novo mundo, criou-se uma possibilidade de reprodução do paraíso na Terra, sonho perseguido pelos cristãos, recém saídos da Idade Média e que agora poderiam enfim encontrar a Cocanha, a terra abundante de alimentos, festas, orgias que agora poderia lhe pertencer.

O Novo Mundo trás um exercício de realismo O Novo Mundo trás um exercício de realismo. Ele deslumbrava e ao mesmo tempo atemorizava. Por volta do século XVI, ele começa já ser visto por sua verdadeira roupagem, embora a mitificação continue com o mito do “bom selvagem”.

Milenarismo Heresias Anabatismo Medo do Inferno e o Céu como evasão das dificuldades cotidianas

Em tempos de miséria e perdição, os mitos ganham uma força extraordinária, levando em seu bojo todas as esperanças das classes desfavorecidas. Porém, como os mitos são, em sua essência, ilusórios, eles se desfazem como fumaça, deixando toda uma classe órfã de esperanças. Ainda hoje os mitos, de diferentes formas, são utilizados para conter ou provocar tensões sociais. Muitas vezes são utilizados como compensações ou recompensas pela luta empreendida. Como um objetivo que nunca será alcançado. Na verdade, não há diferenças concretas entre o homem moderno e o homem medieval, somos praticamente o mesmo homem, com a mesma crueldade, o mesmo egoísmo e a mesma ingenuidade. A única diferença é que o homem medieval não tinha como comprovar a existência ou inexistência de um reino perdido nos limites do mundo onde há fartura e igualdade só esperando a chegada de quem os encontrar. Nós homens modernos já sabemos que esse reino não existe, mas continuamos crendo nele mesmo assim.

Sonhos O mundo fora da Europa – o maravilhoso terrestre A vinda do Juízo – Milenarismo Ascenção do romance: cavalaria e pastoril – evasão Visões de pesadelo Os sonhos dos pobres As Utopias

Retorno à Antiguidade Mitologia Época de Ouro Futuro dourado Edenização X Infernalização Visões deste mundo, do outro e do novo mundo

Literatura Utópica Espelho Inverso – Rabelais Utopia – Thomas Moore Cidade do Sol - Campanella