ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS COMPRAS

COMPRAS Etapas do processo Atividades Informações básicas Informações de mercado Indicadores de desempenho Cadastro de fornecedores

ETAPAS DO PROCESSO  Reconhecimento da necessidade do material/serviço.  Formalização da solicitação - requisição.  Aprovação a autorização para compra.  Estudo de possíveis fornecedores. Seleção de fornecedores para cotações. Solicitação de cotações.  Recebimento de ofertas dos fornecedores.  Análise e julgamento das propostas – mapa comparativo.  Escolha do(s) fornecedor(es).  Negociação.  Ordem de compra.

ATIVIDADES DE PESQUISA E ANÁLISE Estudo de mercado – variedades e escalas. Estudo de materiais – originais, similares e substitutos. Análise de custos – aquisição, manutenção, descarte. Investigação de fontes de fornecimento – fornecedores, parceiros. Desenvolvimento fontes de fornecimento. OPERACIONAIS Contatos com fornecedores e vendedores. Cotação e Negociação. Emissão de pedidos. Acompanhamento de pedidos e contratos. Recepção e Controles Qualitativos e Quantitativos DE APOIO Manutenção de registros. Operação do cadastro de fornecedores. Arquivo de catálogos.

INFORMAÇÕES INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MATERIAIS E COMPONENTES Cadastro de Materiais - Registro padronizados de materiais. Registro de especificações de materiais. Cadastro de fornecedores – informações básicas e operacionais. Arquivo Movimentação - Registro de compras efetuadas. Arquivo de catálogos. INFORMAÇÕES DE MERCADO E FORNECEDORES Quem produz ou comercializa o produto? Qual a concorrência de oferta? Quais podem ser fornecedores? Qual a posição dos mesmos no mercado? Qual o nível de utilização da capacidade produtiva instalada dos fornecedores? Há grande diferença nas ofertas dos fornecedores? O preço é onerado pelas distâncias dos locais de produção ou comercialização? Qual a concorrência de procura? Quais as facilidades/dificuldades de obtenção? Há materiais similares/substitutos?

INDICADORES DE DESEMPENHO Solicitações de compras recebidas. Solicitações de compras atendidas. Pedidos emitidos/atendidos.  Pedidos em aberto.  Pedidos com prazo esgotado/cancelados. Prazo para processamento de compras. Prazos de pagamento. Condições de frete e seguro. Fornecedores cadastrados. Fornecedores ativos.  Custo do pedido/compra.

CADASTRO DE FORNECEDORES Razão Social, nome fantasia , CNPJ, Inscrições, Endereço e telefones. Controle acionário e decisório. Estrutura organizacional. Composição da diretoria. Situação econômico-financeira, Balanços, Cartas de Recomendações. Clientes mais importantes. Contatos técnicos e comerciais. Linha de fabricação. Produtos fornecidos à empresa. Capacidade de produção. Área construída. Instalações e equipamentos. Controle de qualidade. Pedidos e contratos efetivados. Avaliação de Fornecedor. Cumprimento de prazos. Cumprimento de especificações. Relacionamento em geral. Projetos e ações conjuntas.