Prof. Ms. Camila Sieburger Tessmann 02 / 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ergonomia prof. mauro pinheiro histórico e conceitos básicos
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Engenharia e Segurança do Trabalho
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Análise e descrição de cargos
Escola das Relações Humanas
Teoria da Administração Científica
Escola das Relações Humanas -
1. FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA Origem e evolução da ergonomia
Projeto do Trabalho Abordagem Histórica
Abordagens do trabalho.
Trabalho Infantil no Estado de São Paulo
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Fundamentos da Ergonomia
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DISCIPLINA: Teorias da Administração
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Revolução Industrial.
Ergonomia.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Administração Científica
O que é Administração? Definições:
ERGONOMIA. ERGONOMIA HISTÓRICO A ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental,
O que é a ergonomia? O termo Ergonomia, deriva do grego,' "ERGON", que significa Trabalho e "NOMOS" que significa Leis ou Regras.
Cristian de Souza Freitas, MSc
Disciplina ADPO Capítulo 9 – Projeto do Trabalho
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Escola Clássica da Administração
As novas conquistas sociais
Administração Científica
Teoria geral da administração
Teoria Geral da Administração
A Teoria da Administração Científica
Engenharia de Software
O Histórico da Saúde Ocupacional
Ergonomia I.
Administração Científica
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
A partir do século XVIII
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Ergonomia Kevin Gabriel Goetz RA
Administração Científica
AULA 10 ERGONOMIA.
Escola da Administração Científica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão
ERGONOMIA.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Ergonomia.
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo
A Sociologia das Organização O fator humano na organização.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ms. Camila Sieburger Tessmann 02 / 2011 UNIFRA – CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA OPTATIVA - ORQ 009 Estudos ergonômicos Prof. Ms. Camila Sieburger Tessmann 02 / 2011

CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO Conceitos “É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento” (ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY apud IIDA, 2005, p.2). “ESTUDO DA ADAPTAÇÃO DO TRABALHO AO HOMEM” (IIDA, p.2). A Ergonomia estuda: HOMEM AMBIENTE INFORMAÇÃO MÁQUINA ORGANIZAÇÃO CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO

Objetivos da Ergonomia A Ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as consequências nocivas causadas sobre o trabalhador: FADIGA, ESTRESSE, ACIDENTES. Procura proporcionar: SEGURANÇA SATISFAÇÃO SAÚDE. Organização do trabalho Atendimento às necessidades e expectativas do trabalhador. Exigências do trabalho e ambiente não ultrapassam as limitações energéticas e cognitivas do trabalhador. EFICIÊNCIA = consequência, porém, não é objetivo primordial da Ergonomia.

história da Ergonomia Ergo = trabalho Nomos = regras, leis naturais. Inglaterra, 12 de julho de 1949: nascimento da Ergonomia. Surgiu logo após a II Guerra – estudos interdisciplinares. Década de 50: definiu-se como uma disciplina mais formalizada, com a fundação da Ergonomics Research Society, na Inglaterra. ANTES: Ergonomia aplicada à indústria = binômio homem x máquina. Havia muito esforço físico repetitivo. HOJE, a Ergonomia é mais abrangente = sistemas mais complexos, quase todos os tipos de atividades humanas. Existem também os aspectos cognitivos = aquisição e processamento de informações.

precursores A preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às conveniências do homem sempre esteve presente nos seres humanos. O homem pré-histórico já tinha a preocupação da melhor escolha de uma pedra que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão. Na Era da produção artesanal, também havia a preocupação em adaptar as tarefas às necessidades humanas. Século XVIII – Revolução industrial: -as primeiras fábricas eram escuras, barulhentas e perigosas. -jornada de trabalho de 16 horas, sem férias. -regime de semi-escravidão, castigos corporais.

http://www.youtube.com/watch?v=XolZOPk533w

Final do séc. XIX – EUA: movimento denominado TAYLORISMO Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro, iniciou o movimento de “administração científica” do trabalho. Questionou: os métodos de execução das tarefas -uso de ferramentas corretas -divisão de responsabilidades -incentivos salariais. Surgiu dentro das fábricas, da observação do trabalho. Sem bases científicas, que se desenvolviam paralelamente em laboratórios. PORÉM, houve resistência por parte dos trabalhadores. -ocorreu uma separação muito rígida entre a gerência e os trabalhadores. -o trabalho prescrito não considerava as condições reais de cada trabalhador. -surgiram, após quase um século, mudanças neste movimento.

1920 – ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS. Elton Mayo Realizou pesquisa sobre os níveis de iluminamento em sua indústria, a Western Electric, nos EUA e a relação com a produtividade. AUMENTO DO NÍVEL DE ILUMINAMENTO, AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. Aumentou também a produtividade com a diminuição do iluminamento = RESULTADO DA ATENÇÃO DADA AOS TRABALHADORES. Importância do ambiente social e relacionamentos humanos. PROPÔS: humanização da produção Incentivos morais Atitude coletiva Criação de um departamento de aconselhamento.

ANTES Linha de produção Divisão de tarefas DEPOIS Grupo autônomo Tarefas integradas

aplicações da Ergonomia CADA PROBLEMA É ÚNICO = não existe solução trivial para problemas ergonômicos. No SETOR DE SERVIÇOS = mais novidades e tendências, setor mais amplo, abrangendo: comércio, saúde, educação, escritórios, bancos, lazer, prestação de serviços. Na VIDA DIÁRIA = comodidade, segurança, eficiência, meios de transporte, mobília, eletrodomésticos, etc.

http://sorisomail.com/email/59829/vou-contactar-um-designer-destes-e-fora-de-serie.html