A INDUSTRIALIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Segunda Revolução industrial
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃO
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVISÃO 6ª série P1 3º trimestre
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
2ª série Professora: Janiere Mendonça
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Século XIX Educação Nacional.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Espaço urbano e suas paisagens
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Industrialização.
BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A Segunda Revolução Industrial
A globalização econômica nos anos 1990
Professora Carol/Geografia
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
A indústria e a transformação da natureza
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Evolução Industrial.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O processo de Industrialização do Brasil
Sudeste.
A partir do século XVIII
Tendências Recentes do Investimento Industrial
Geografia Econômica III
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Cap. 7 – Indústria e sociedade
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
INDÚSTRIA NO BRASIL.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Industrialização brasileira
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Geografia Rede SESI de Educação.
Industrialização Brasileira
A Industrialização Brasileira:
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Região e divisão regional do Brasil
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A INDUSTRIALIZAÇÃO

A INDUSTRIALIZAÇÃO FOI RESPONSÁVEL EM ATRAIR MUITAS PESSOAS DO CAMPO PARA AS CIDADES, AUMENTANDO A URBANIZAÇÃO. A MESMA INDÚSTRIA FEZ DO CAMPO O SEU SUBORDINADO, OU SEJA, A PRODUÇÃO DO CAMPO DEPENDE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL. CAMPO INDÚSTRIA CIDADE

A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL, ASSIM COMO EM TODOS OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS FOI TARDIA, ELA TEVE INÍCIO NO FINAL DO SÉCULO XIX, EMBORA A ATIVIDADE AGROPECUÁRIA TENHA PREDOMINADO ATÉ O MEADOS DO SÉCULO XX. NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS COMO, REINO UNIDO, FRANÇA, ALEMANHA, A INDUSTRIALIZAÇÃO COMEÇOU NO SÉCULO XVIII. Revolução Industrial, na Inglaterra. Indústria têxtil.

FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL. ACÚMULO DE CAPITAIS PROPORCIONADA PELA EXPORTAÇÃO DE CAFÉ. A SUBSTITUIÇÃO DA MÃO- DE- OBRA ESCRAVA PARA A MÃO-DE-OBRA ASSALARIADA PERMITIU O CRESCIMENTO DO MERCADO CONSUMIDOR INTERNO, EMBORA OS SALÁRIOS FOSSEM BAIXOS. =

A REGIÃO CENTRO-SUL DO BRASIL, ESPECIALMENTE SÃO PAULO, FOI A REGIÃO QUE MAIS SE DESENVOLVEU, GRAÇAS A LAVOURA CAFEEIRA . COMO O CAFÉ ERA A PRINCIPAL RENDA ECONÔMICA DO BRASIL ATÉ 1930, E O ESTADO DE SÃO PAULO FOI O QUE MAIS INVESTIU NESSA LAVOURA, FOI NELE ONDE SURGIRAM OS BENEFÍCIOS COMO, SURGIMENTO DE RODOVIAS, FERROVIAS, BANCOS, USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE, ENTRE OUTROS ASPECTOS. ESTAÇÃO DA LUZ, NA CIDADE DE SÃO PAULO. ARQUITEURA CONSTRUÍDA GRAÇAS AOS CAPITAIS DOS BARÕES DO CAFÉ.

SÃO PAULO SE DESENVOLVEU PORQUE ERA PASSAGEM OBRIGATÓRIA DAS LAVOURAS DE CAFÉ DO INTERIOR DO ESTADO PARA O PORTO DE SANTOS. ERA O PONTO DE ENCONTRO ENTRE OS BARÕES DE CAFÉ E DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE CAPITAL.

POR VOLTA DISSO SÃO PAULO ACUMULOU MUITO CAPITAL OBTIDO PELA LAVOURA DE CAFÉ, ASSIM COMO UM GRANDE MERCADO CONSUMIDOR. ESSES FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O INÍCIO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA, BASEADA EM BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS, OU SEJA, ALIMENTOS, CALÇADOS, TECIDOS. INDÚSTRIAS QUE NÃO NECESSITAM DE MUITOS INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA, MAS QUE GERAM BONS LUCROS.

Por volta de 1930, o Brasil sente a necessidade de ampliar sua produção industrial, afinal os bens de consumo não duráveis já apresentavam bom crescimento, por isso começaram a importar máquinas para aumentar a produção e criar novos produtos. Em 1946, o Brasil passou a produzir aço em quantidade relevante, com a primeira grande Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no município de Volta Redonda – RJ. Por que Volta Redonda foi escolhida para sediar a CSN? Fica entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, grandes consumidores de aço e ferro do país. Localizam-se próximo a portos e estradas de ferro. Rio Paraíba do Sul, fornece água necessária para a produção de ferro e aço.

Município de Volta Redonda CSN Município de Volta Redonda

A produção de ferro e aço em quantidade expressiva, a industrialização do Brasil se consolidou e expandiu-se. Aos poucos foram instaladas indústrias de bens de consumo duráveis como, eletrodomésticos, automóveis... Em 1953 Lúcio Meira e Getúlio Vargas foram apresentados aos modelos VW que seriam produzidos no Brasil seis anos mais tarde.

Com o passar do tempo a concentração de indústrias na cidade de São Paulo foi atingindo os municípios vizinhos, como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema (o chamado ABCD paulista) e a Baixada Santista.

DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL EMBORA O ESTADO DE SÃO PAULO ABRANJA GRANDE PARTE DA INDUSTRIALIZAÇÃO, OS ESTADOS DE MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO, BAHIA, PARANÁ, RIO GRANDE DO SUL E AMAZONAS TAMBÉM COMEÇAM A SE INDUSTRIALIZAR. ESSE DESLOCAMENTO DA INDÚSTRIA POR OUTRAS ÁREAS DO PAÍS É CONHECIDO COMO DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL.

MOTIVOS QUE LEVARAM A DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL. NAS GRANDES REGIÕES INDUSTRIAIS COMO SÃO PAULO HÁ UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PROBLEMAS QUE IMPEDE O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO COMO: DEMORA NOS CONGESTIONAMENTOS NO TRÂNSITO. FALTA DE ÁGUA MÃO DE OBRA CARA

POR ESSA RAZÃO MUITAS INDÚSTRIAS SE DESLOCAM DA CAPITAL SÃO PAULO PARA O INTERIOR DO ESTADO, BUSCANDO FUGIR DESSES PROBLEMAS QUE ATRASAM A PRODUÇÃO INDUSTRIAL E A CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS.

GUERRA FISCAL OUTRO FATOR QUE CONTRIBUI PARA A DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DE UM PAÍS É A GUERRA FISCAL ENTRE OS ESTADOS. ISTO É COM OBJETIVOS DE ATRAIR INDÚSTRIAS PARA SEUS TERRITÓRIOS, OS ESTADOS OFERECEM VANTAGENS PARA QUE AS INDÚSTRIAS SE INSTALEM NO SEU TERRITÓRIO. EXEMPLOS: REDUÇÃO DE IMPOSTOS. DOAÇÃO DE TERRENOS INFRAESTRUTURA PARA A INSTALAÇÃO DA INDÚSTRIAS (RODOVIAS ASFALTADAS, REDES ELÉTRICAS, ÁGUA, ESGOTO).

O BRASIL INGRESSANDO NA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu entre o século XVIII até 1870, no Reino Unido. As técnicas industriais ainda eram simples. Predominava a máquina a vapor e as indústrias têxteis. principal fonte de energia era o carvão mineral. as empresas e médias, quase não havia monopólio. Era o próprio capitalismo concorrencial. Carvão mineral, principal fonte de energia Indústria têxtil

DESTACA A DESCOBERTA DA ELETRICIDADE, MOTORES ELÉTRICOS, GERANDO GRANDES INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. SURGE O PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA (AINDA O CARVÃO MINERAL É IMPORTANTE), DANDO ESPAÇO PARA O SURGIMENTO E CRESCIMENTO DAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS, TRANPORTES, SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS, PETROQUÍMICAS.

COM O SURGIMENTO DA ELETRICIDADE ATRAVÉS DE CABOS E FIOS E O AVANÇO NOS MEIOS DE TRANSPORTES, AS INDÚSTRIAS TIVERAM MAIOR MOBILIDADE ESPACIAL. AO CONTRÁRIO DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ONDE OS MEIOS DE TRANSPORTES ERAM PRECÁRIOS E O CARVÃO MINERAL TINHA QUE SER LEVADO ATÉ A INDÚSTRIA PARA GERAR ENERGIA A EMPRESA.

Também conhecida como Revolução Técnico Científica, teve início nas últimas décadas do século XX, 1970. É a etapa da industrialização com tecnologia avançada como, a informática, robótica, telecomunicações, química fina, biotecnologia, tecnologia genética... Nos estamos vivenciando essa Terceira Revolução Industrial.