FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA ANO I – Nº 1. APRESENTAÇÃO Para qualificar a fiscalização sobre as empresas de ônibus que operam no município, a SMTR desenvolveu.

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Transcrição da apresentação:

FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA ANO I – Nº 1

APRESENTAÇÃO Para qualificar a fiscalização sobre as empresas de ônibus que operam no município, a SMTR desenvolveu a metodologia da Fiscalização Direcionada que proporcionou a elaboração de ranking periódico. O ranking negativo é apresentado em ordem decrescente, destacando-se as 5 (cinco) empresas com mais pontos em multa virtual. A entrada de dados ocorre por meio de reclamações efetuadas na Ouvidoria, que são ponderadas de acordo com o IDH do bairro do reclamante e valoradas, conforme o Código Disciplinar de Ônibus. O ranking apresenta o resultado do trimestre e reflete o nível de satisfação do serviço por ser estabelecido segundo o ponto de vista da população ao fazer do próprio usuário um fiscal virtual.

FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA M etodologia RECLAMAÇÃO VALORAÇÃO MULTA VIRTUAL PONDERAÇÃO IDH FROTA EMPRESA TOTAL PONTOS EMPRESA MÉDIA DAS EMPRESAS RANKING FASE 1 ENTRADA FASE 2 PROCESSAMENTO FASE 3 CLASSIFICAÇÃO GERAL __________________________________________________________________________________________________________________ Metodologia desenvolvida pelo Engenheiro Marcos Muralha tendo como colaboradores o Economista Marcelo Cabreira Bastos e o Engenheiro Rômulo Dante Orrico Filho.

TOTAL DE MULTAS VIRTUAIS _________ _ __________________________________________________________________________________________________________________ Outros: Artigos 5; 6.3; 9.1; 9.3; 9.4; 11; 12.4; 12.6; 12.7; 12.9; 13.1; 13.7; 14.2; 14.5; 14.6; 15.11; 19; 22; 24; 99.1 do Código Disciplinar. Total de multas virtuais aplicadas: Multas virtuais aplicadas por tipo: Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque Falta de limpeza interna e externa do veículo 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 17.2 Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente 12.8 Mau estado dos bancos

TOTAL DE MULTAS VIRTUAIS _Por AP

MULTAS VIRTUAIS _Bairros mais reclamados AP-1 AP-2 AP-3 AP-4 AP-5

CLASSIFICAÇÃO GERAL______________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________ A Classificação Final apresenta o resultado da aplicação da metodologia no trimestre de novembro de 2009 a janeiro de Os índices variam de 0,5 a 30 pontos em multa virtual. A média entre empresas é de 12,45.

RANKING DAS EMPRESAS Na Média ou Acima da Tolerância _____________________________________________________________________________________________________________________ Pontuação total: 510,70 Total de empresas: 41 Média: 12,45 Linha de Tolerância: 13,69

RANKING DAS EMPRESAS Abaixo da Média ____________________________________________________________________________________________________________________ Pontuação total: 510,70 Total de empresas: 41 Média: 12,45 Linha de Tolerância: 13,69

1º BREDA Itens Reclamados ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque Falta de limpeza interna e externa do veículo 17.2 Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha 25.1 Alterar / não concluir itinerário autorizado do veículo 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 25.3 Falta de urbanidade 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente 9.2 Vozerio, algazarra / atitude inconveniente empregados empresa

2º CAMPO GRANDE Itens Reclamados ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque 12.8 Mau estado dos bancos Falta de limpeza interna e externa do veículo 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 18 Desrespeito, desatenção com idosos, gestantes, cegos, deficientes 21 Descumprir legislação que proíbe o uso de fumo no veículo 12.6 Falta ou mau estado do balaustre externo 25.3 Falta de urbanidade 12.9 Mau funcionamento das portas 13.7 Balaustre, corrimão/coluna quebrados/soltos oferecendo perigo 14.2 Falta de motor de arranque 15.1 Inoperância sistema de freio mecânico ou de estacionamento 15.4 Falta de frisos em pneumático 17.7 Determinar entrada/saída do carro pela porta indevida 25.1 Alterar / não concluir itinerário autorizado do veículo 12.5 Falta de cigarra ou lâmpada de aviso ao motorista 6.8 Retardar viagem para angariar passageiro

3º ZONA OESTE Itens Reclamados ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque Falta de limpeza interna e externa do veículo 12.1 Alteração das características aprovadas do veículo 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente 12.8 Mau estado dos bancos Recusar passageiro em ponto terminal, exceto artigo Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 12.7 Mau funcionamento de janelas ou falta de vidros 13.1 Piso furado, cortado ou rasgado 17.3 Arrancar ou frear bruscamente o veículo 17.9 Retardar/prolongar viagem com fim de angariar passageiros 25.1 Alterar/não concluir itinerário autorizado do veículo 25.3 Falta de urbanidade 9.2 Vozerio, algazarra / atitude inconveniente empregados empresa

4º AMIGOS UNIDOS Itens Reclamados _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque 12.8 Mau estado dos bancos 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 15.1 Inoperância sistema de freio mecânico ou de estacionamento 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente Falta de limpeza interna e externa do veículo 17.2 Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros 17.3 Arrancar ou frear bruscamente o veículo 17.7 Determinar entrada/saída do carro pela porta indevida 25.1 Alterar não concluir itinerário autorizado do veículo 12.5 Falta de cigarra ou lâmpada de aviso ao motorista 12.9 Mau funcionamento das portas 15.4 Falta de frisos em pneumático 17.9 Retardar/prolongar viagem com fim de angariar passageiros 6.3 Paralisar operação por 24 horas ou mais sem prévia autorização 6.8 Retardar viagem para angariar passageiro 9.2 Vozerio, algazarra / atitude inconveniente empregados empresa

5º ESTRELA AZUL Itens Reclamados ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque Falta de limpeza interna e externa do veículo 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente 9.2 Vozerio, algazarra / atitude inconveniente empregados empresa 25.1 Alterar não concluir itinerário autorizado do veículo 25.3 Falta de urbanidade 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha 14.8 Fumaça expelida em excesso 18 Desrespeito, desatenção com idosos, gestantes, cegos, deficientes 12.1 Alteração das características aprovadas do veículo 12.4 Insuficiência iluminação interna ou na vista do veículo 12.8 Mau estado dios bancos Recusar passageiro em ponto terminal, exceto artigo Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros 17.4 Obstruir a via com veículo parado 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 17.7 Determinar entrada/saída do carro pela porta indevida

RANKING POSITIVO 5 Melhores Empresas

1º PENHA RIO Itens Reclamados _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque17.3 Arrancar ou frear bruscamente o veículo

2º VILA REAL Itens Reclamados _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque 17.2 Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha Recusar passageiro em ponto ou terminal, exceto artigo 24

3º BARRA Itens Reclamados _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque 17.3 Arrancar ou frear bruscamente o veículo 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 25.3 Falta de urbanidade 9.2 Vozerio, algazarra / atitude inconveniente empregados empresa 12.8 Mau estado dos bancos

4º CAPRICHOSA Itens Reclamados _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 17.1 Não atender sinal de parada para embarque ou desembarque Falta de limpeza interna e externa do veículo 17.5 Comprometer a segurança de terceiros 6.7 Não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente 17.2 Dificultar embarque ou desembarque seguro de passageiros

5º REDENTOR Itens Reclamados _____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6.4 Transportar passageiros em excesso por linha