Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Lógica Matemática
Advertisements

Introdução a Lógica Matemática
Aritmética Computacional
Lógica booleana e implementação de funções booleanas
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
Capítulo 2 - Introdução aos Circuitos Lógicos
Portas lógicas
Lógica Fuzzy Aplicada a Sistemas de Diagnóstico
Lógica Booleana A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas.
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
PORTAS LÓGICAS Prof. Wanderley.
Eletrônica Digital Funções e Portas Lógicas
Circuitos aritméticos
Simplificação de Expressões Lógicas Mapa de Karnaugh
Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
Introdução a Lógica Matemática
Ivan Saraiva Silva Aula 1 - Álgebra Booleana
Simplificação de Expressões Lógicas Mapa de Karnaugh
A Álgebra de Boole e a Simplificação de Expressões Lógicas
FAFIMAN – Prof. Flávio Uber FAFIMAN – Departamento de Informática Curso: Ciência da Computação Professor: Flávio Rogério Uber Arquitetura e Organização.
Introdução a circuitos lógicos
Soma de Produtos Soma de produtos é uma forma padrão de representação de funções Booleanas constituida pela aplicação da operação lógica OU sobre um conjunto.
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
FLG Análise Espacial e Geoprocessamento
Uma chave é normalmente aberta e a outra normalmente fechada
VERILOG HDL (HARDWARE DESCRIPTION LANGUAGE)
Eletrônica Digital Circuitos Combinacionais: O seu estado (os valores) de todas as saídas depende apenas dos valores das entradas neste mesmo instante.
Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais
Circuitos Combinacionais Portas Lógicas
Organização e Arquitetura de Computadores
Fundamentos do Projeto Lógico
Simplificação de Expressões Booleanas e Circuitos Lógicos
Arquitetura de Computadores
Minimização de Circuitos Lógicos
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 5
ÁLGEBRA DE CHAVEAMENTO
CIRCUITOS LÓGICOS UNIDADE 1 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Conceitos de Lógica Digital
Teoremas Booleanos e Simplificação Algébrica
SISTEMAS DIGITAIS CIRCUITOS COMBINACIONAIS
Conceitos de Lógica Digital
Infra-Estrutura de Hardware
ELETRÔNICA DIGITAL II PORTAS LÓGICAS Prof.: Leo
Circuitos Lógicos e Álgebra de Boole
Circuitos Combinacionais Exercícios 2 POSCOMP e ENADE
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores - SDAC
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
CIRCUITO ELÉTRICO.
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
Lógica Booleana IES-2015a George Simon Boole ( )
Introdução a Lógica Matemática
Introdução à Engenharia de Computação
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof.: Jean Carlo Mendes
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Álgebra de Boole.
Álgebra de Boole Circuitos Digitais
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica, que é.
Cap. V – Análise e Síntese de Circuitos Sequenciais Síncronos
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
C suporta algumas Constantes de caráteres especiais de barra invertida (backslash) que são usados em funções de saída. Constantes de caráteres especiais.
Circuitos Lógicos Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM.
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 03 – Circuitos Lógicos e suas Representações.
Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte I
Subtratores e Comparadores
Unidade 1 – Portas Lógicas Básicas – NOR, NAND, XOR e XNOR.
PORTAS LóGICAS Samuel S. S. Sistemas para internet
Transcrição da apresentação:

Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo Curso de Engenharia Elétrica Introdução à Lógica Matemática Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos João Marques Salomão Curso de Engenharia Elétrica Coordenadoria de Eletrotécnica CEFET-ES Introdução a Lógica Matemática - 2007/1

Circuitos Lógicos ou combinacionais Um circuito combinacional é um circuito cujas variáveis de saída são função do estado atual do conjunto de variáveis de entrada. As variáveis de entrada X1, X2,.... Xn, são variáveis digitais binárias (ou variáveis lógicas) que assumem um dos valores binários (ou valores lógicos) representados por 0 e 1. A cada combinação das variáveis de entrada, o circuito faz corresponder uma combinação nas variáveis binárias de saída Y1, Y2, .... Yn, de acordo com uma lei específica (ou função).

Tabela de verdade A tabela verdade: permite representar e traduzir o comportamento que deverá ter o circuito em função de uma lei específica. Cada variável binária de saída tem associada uma função lógica, realizável através das operações elementares E (AND), OU (OR) e NÃO (NOT). Cada uma destas operações elementares é implementada em um circuito através de uma porta lógica.

Portas lógicas elementares (1/3) Uma porta lógica é um dispositivo que opera sobre uma ou mais entradas binárias e produz um sinal binário na saída.. Porta lógica E (AND): A operação E (AND), designada por interseção, conjunção ou produto lógico, é representada por um ponto (ou pela sua omissão como em um produto de variáveis). Considerando X e Y as entradas, a saída Z pode ser expressa por Z=X.Y, Z=X^Y ou Z=XY, isto é, verbalmente, “ Z é igual a X e Y” . A saída Z é igual a 1 se e só se X=1 e Y=1; caso contrário Z é igual a 0.

Portas lógicas elementares (2/3) Porta Lógica OU (OR): A operação OU (OR), designada por união, disjunção ou soma lógica, é representada por + como em uma soma de variáveis. Considerando X e Y as entradas, a saída Z pode ser expressa por Z=X+Y, isto é, verbalmente, “ Z é igual a X ou Y” . A saída Z é igual a 1 se X=1 ou Y=1 ou X=1 e Y=1; caso contrário Z=0.. Porta Lógica NÃO (NOT): A operação NÃO (NOT), designada por complemento, inversão ou negação lógica, é representada por ‘ ou por uma barra horizontal sobre as variáveis (ex: a). Considerando X a entrada, a saída Z é expressa por Z = X’ ou Z = X, isto é, verbalmente, “Z é igual a não X”.

Portas lógicas elementares(3/3) Existem também portas lógicas AND e OR com mais de 2 entradas: Diagrama temporal: Representa a evolução temporal das saídas em função das entradas. O eixo horizontal representa o tempo e no eixo vertical o sinal muda de estado entre os dois níveis admissíveis.

Portas lógicas derivadas (1/2) Porta NÃO-E (NAND): Considerando X e Y as entradas, a saída Z pode ser expressa por Z = XY, isto é, verbalmente, “ Z é igual a não de X e Y”. A saída será 0 somente quando ambas X e Y forem iguais a 1. Tabela Verdade Sua função lógica é dada por: F(X,Y) = Z = (X.Y)’= X.Y Porta NÃO-OU (NOR): Considerando X e Y as entradas, a saída Z pode ser expressa por Z = X+Y, isto é, verbalmente, “ Z é igual a não de X ou Y”. A saída será 1 somente quando ambas X e Y forem iguais a 0. Tabela Verdade Sua função lógica é dada por: F(X,Y) = Z = (X +Y)’= X+Y

Portas lógicas derivadas (2/2) Porta OU-EXCLUSIVO (XOR): Considerando X e Y as entradas, a saída Z pode ser expressa por Z = XY, isto é, a saída será igual a X se X=1 e Y=0 e igual Y se X=0 e Y=1 e zero em caso contrário. Tabela Verdade Sua função lógica é dada por: F(X,Y)=Z= (X ⊕Y)= X’Y + XY’ Porta NÃO OU-EXCLUSIVO (XNOR) OU COINCIDÊNCIA OU EQUIVALÊNCIA: Sendo X e Y as entradas, a saída Z pode ser expressa por Z = XY, isto é, a saída será igual a 1 se X=Y e zero em caso contrário. Tabela Verdade Sua função lógica é dada por: F(X,Y)=Z= (X ⊕Y)’= X’Y’ + XY

Síntese de circuitos lógicos (1/2) A síntese de circuitos lógicos ocorre após uma formulação do problema e seu comportamento a partir de uma TV que irá originar uma expressão lógica. Dado uma tabela verdade, a obtenção da expressão lógica para as saídas pode ocorrer de duas formas distintas: FND ou soma de produtos (MINTERMOS) FNC ou produto de somas (MAXITERMOS).

Obtendo a expressão lógica: FND ou soma de produtos Leva em conta na saída os valores lógicos iguais a 1 e efetua o produto das variáveis de entrada para cada linha da tabela, somando-os em seguida. Exemplo, dado a TV, temos: Expressão lógica dada por: F(A,B,C)= A B C + A BC + A B C + A B C A B C Circuito lógico dado por:

Expressão lógica: FNC ou produto de somas Leva em conta na saída os valores lógicos iguais a 0 e efetua a soma negada das variáveis de entrada para cada linha da tabela, multiplicando-as em seguida. Exemplo, dado a TV, temos: Expressão lógica dada por: F(A,B,C)= (A+B+C). (A+B+C).(A+B+C).(A+B+C) A B C Circuito lógico dado por: Obs: as expressões e circuitos lógicos obtidos pela aplicação da FND (Mintermos) e da FNC (Maxtermos) são equivalentes.

FIM