CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Climas do Continente Americano
PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE
Reto Stockli & Alan Nelson/NASA
Climas brasileiros e domínios climáticos
América Latina : Quadro natural
Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)
As formas de relevo Prof. Neno
Clima e Vegetação da América
A Terra era sem forma e vazia... Gênesis 2
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
CLIMATOLOGIA.
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Ecossistemas Luciano Garcia.
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Domínios Naturais I e II
CAPÍTULO 1.
Os oceanos e os mares Planeta água..
ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
FALHA TRANSCORRENTE.
ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA O CONTINENTE GELADO
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
Os Biomas O que são os biomas?
Climas do Brasil.
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Placas Tectônicas e Magma
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Relevo e estrutura geológica
Professor Luiz Felipe Geografia
Professora Carol/Geografia
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Professora Carol/Geografia
BOM DIA.
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Atmosfera, clima e tempo.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Mata Atlântica.
HIDROGRAFIA.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
CLIMA DESÉRTICO.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Grandes formações vegetais.
Agentes Modeladores do Relevo
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Transcrição da apresentação:

CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS

Os continentes originaram-se da divisão da superfície terrestre em partes líquidas e sólidas. As partes líquidas são os oceanos, os lagos e os mares, e sólidas os continentes e ilhas. Os continentes são os alvos dos estudos geográficos, afinal é nesse espaço que o homem ocupa, vive e o modifica.

ILHAS E CONTINENTES, QUAL É A DIFERENÇA?

A RESPOSTA ESTÁ NO TAMANHO. A AUSTRÁLIA TEM 7. 692 A RESPOSTA ESTÁ NO TAMANHO. A AUSTRÁLIA TEM 7.692.000 Km², SENDO O MENOR CONTINENTE DO MUNDO. JÁ A GROENLÂNDIA TEM 2.175.600 Km², SENDO A MAIOR ILHA DO MUNDO.

Ilhas e continentes são porções de terras cercadas de água por todos os lados. Geralmente de origem natural, principalmente por movimentos tectônicos. Porém, não podemos esquecer que o homem com sua cultura tecnológica está criando ilhas artificiais. Exemplo: Dubai – Emirados Árabes

VELHO MUNDO GEOLÓGICAMENTE É CONSTITUÍDO POR DOIS CONTINENTES, ÁFRICA E EURÁSIA. POLÍTICO E ECONOMICAMENTE SÃO TRÊS CONTINENTES: ÁFRICA, EUROPA E ÁSIA (ISSO PORQUE SÃO PALCOS DE DIFERENTES POVOS E FATOS HISTÓRICOS).

VERIFICANDO O QUE APRENDEMOS PÁGINA 22 Os continentes originaram-se da divisão da superfície terrestre em partes líquidas e sólidas.As partes líquidas são oceanos, lagos e mares, e as sólidas, os continentes e ilhas. 73% oceanos e 27% continentes. 3) Os continentes e as ilhas, afinal o homem vive de forma permanente nessas áreas, alterando o espaço constantemente. 4) Velho Mundo: (África,Europa e Ásia) são os povos mais antigos da história da Terra. Novo Mundo: (América) colonizada pelos europeus no século XV. Novíssimo Mundo: ( Oceania ) colonizada no século XVIII. Antártida: território não ocupado pelo homem. 5) África, Europa e Ásia. 6) Novo Mundo.

ORIGEM DOS CONTINENTES

Cerca de 150 a 200 milhões de anos havia apenas um continente chamado de Pangea. Também havia um oceano chamado de Pantalassa. Com o passar do tempo, as placas tectônicas se separaram e formaram os seis continentes atuais. Ainda hoje, a América do Sul e a África se separam cerca de três centímetros ao ano.

No interior da Terra há mais de 5000ºC exercendo uma forte pressão sobre a crosta. Por essa razão a crosta terrestre ficou fraturada e está em movimento constante. No interior da Terra há mais de 5000ºC exercendo uma forte pressão sobre a crosta. Por essa razão a crosta terrestre ficou fraturada e está em movimento constante. Dobramentos modernos crosta

Como vimos no slide anterior, nas regiões de encontros de placas tectônicas temos formações de dobramentos modernos (montanhas jovens), terremotos e são áreas de possíveis tsunamis. Veja o Japão, está em área de instabilidade tectônica. Japão

RELEVO DO MUNDO. OBSERVE AS ÁREAS MONTANHOSAS, SÃO OS LOCAIS DE ENCONTRO DE PLACAS TECTÔNICAS.

Tsunami no Japão, março de 2011.

NOVO E NOVÍSSIMO MUNDO A América é um continente novo porque foi colonizada pelos europeus somente no século XV. Já a Oceania, somente no século XVIII. Até então, o mundo era constituído apenas pelos europeus, africanos e asiáticos.

ANTÁRTIDA

A ANTÁRTIDA É UM TERRITÓRIO NÃO HABITADO PELO HOMEM, MAS POVOADO POR ANIMAIS COMO PINGUINS, LEÕES MARINHOS, FOCAS E OUTROS ANIMAIS QUE SUPORTAM BAIXAS TEMPERATURAS.

Identificar o tamanho real da Antártida é difícil, afinal o gelo se estende sobre o oceano. Mas a estimativa é que o continente tenha 14.000.000 km². Em alguns pontos da Antártida o gelo chega a 4 km de espessura, dificultando qualquer atividade econômica como a agricultura. Segundo a base de Vostok, a 1300 km do polo Sul a temperatura mínima da Antártida chegou a -89,2ºC e ventos de 300 km/hora.

Mesmo com condições naturais péssimas, muitos países disputam terras da Antártida. Por quê?

1) SUA LOCALIZAÇÃO É IDEAL PARA INSTALAÇÃO DE BASES MILITARES E AEROESPACIAIS. IMAGEM DE UM OBSERVATÓRIO NA ANTÁRTICA, JUNTAMENTE COM O FENÔMENO AURORA AUSTRAL.

2) RECURSOS ECONÔMICOS NO SUBSOLO CARVÃO MINERAL MINÉRIO DE OURO MINÉRIO DE FERRO

3) SUAS ÁGUAS QUE ABRIGAM UMA RICA FAUNA, QUE INCLUI DESDE BALEIAS ATÉ ESPÉCIES DE CRUSTÁCEOS, ESPECIALMENTE O KRILL. KRILL BALEIA E FOCA

A Antártida não pertence a nenhum país, porém desde 1991 os países interessados em pesquisar o continente teve o direito de instalar bases de estudos científicos. O Brasil tem uma base desde 1984, porém os mais interessados são EUA, Reino Unido, Rússia, Noruega, Japão, Argentina, entre outros.

De acordo com o Tratado da Antártida em 1991, o seu território não pertence a nenhum país. Isso se prorrogará até 2041. Será?

Verificando o que aprendemos p.30 Os continentes se formaram a partir da movimentação das placas tectônicas sobre o manto. Formavam um único continente até que há 150 milhões de anos essas placas começaram a se separar e formar os atuais continentes. As áreas onde há terremotos são faixas de contato ou de colisão entre as placas tectônicas. Ocidentalização porque o Japão mudou seus hábitos de modo de vida tradicional de uma sociedade, incorporando valores e tecnologias da cultura ocidental. Exemplo: os japoneses usam ternos, gravatas, calça jeans, investem na industrialização, ou seja, hábitos ocidentais, inicialmente europeus. Foto A: A megacidade de Tóquio extremamente urbanizada com arranhaceus e sem cobertura vegetal, característica típica de uma cidade ocidental. Foto B: Grande circulação de pessoas nas ruas movimentadas de Tóquio, usando trajes típicos do mundo ocidental. 5) Sua localização é ideal para instalação de bases militares e aeroespaciais. Seu subsolo é rico em recursos minerais valiosos como o petróleo. Suas águas oceânicas apresentam uma fauna riquíssima.

Influência do relevo no clima Conforme subimos 1000 metros de altura, a temperatura diminui 6ºC. Observe que conforme a altura muda, o clima altera e com ele a vegetação.

As montanhas impedem a circulação dos ventos, desviando ou barrando as massas de ar. Exemplo: Acredita-se que a Serra da Borborema na Paraíba seja uma das causas da existência do clima semiárido nordestino. As massas de ar úmidas vindas do oceano Atlântico são barradas pela Serra da Borborema, gerando chuvas no litoral e secas do outro lado da serra. Serra da Borborema

Influência do clima no relevo Regiões mais chuvosas os morros são mamelonares (arredondados) Região de clima seco os relevos são planos ou ponteagudos.

VEGETAÇÃO E SOLOS

O SOLO DA AMAZÔNIA É POBRE, AS FOLHAS DA FLORESTA CAEM NO SOLO, SE DECOMPÕEM E FORMAM HÚMUS, OU SEJA, A PRÓPRIA FLORESTA SE AUTOSUSTENTA. AS ÁRVORES SERVEM COMO PROTEÇÃO DO SOLO, CASO AO CONTRÁRIO ESSE SERÁ FACILMENTE ERODIDO PELAS ÁGUAS DAS CHUVAS. AS FLORESTAS SÃO RESPONSÁVEIS EM GERAR ALTOS ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS (CHUVAS), GRAÇAS AO PROCESSO DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO. CONCLUSÃO: COM O AUMENTO DO DESMATAMENTO HÁ REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE CHUVAS E O SOLO ESTARÁ MAIS SUJEITO A EROSÃO.

HIDROGRAFIA Bacia hidrográfica Os rios nascem em regiões mais altas, juntam-se a um rio principal em destino a uma região baixa, geralmente o oceano.

Os rios modelam o relevo, por onde passam vão erodindo o terreno, provocando a formação de vales. Meandros de um rio só aparecem nas regiões planas

Grand Canyon (Estados Unidos), é uma região de rochas sedimentares esculpidas pelo Rio Colorado.

Obviamente onde há grande concentração de massas líquidas há o aumento na evaporação e consequentemente na formação de chuvas.

Verificando o que aprendemos p.37 O Pólo Norte é constituído pelas águas do Oceano Glacial Ártico congeladas, enquanto no Pólo Sul a Antártida é um continente congelado. Clima, relevo, vegetação original, o solo e a hidrografia. As plantas precisam de água, algumas mais, outras menos; precisam também de luz e de calor em quantidades apropriadas. Certos tipos de vegetais são mais adaptados a climas úmidos, outros vivem em climas áridos. Dessa forma, os elementos minerais fornecidos pelo solo, como o cálcio, o ferro, o potássio, o fósforo e o nitrogênio, são indispensáveis para a vegetação. Regiões temperadas, áreas tropicais, zonas polares, desertos, altas montanhas. Os países de clima temperado tem um a população com boa renda e melhor qualidade de vida do que os países dos trópicos (tropicais). Mas esse fato não tem relação com a natureza e sim com os fatos históricos. Os países cujo o clima temperado tiveram rapidamente a sua Revolução Industrial com alto desenvolvimento tecnológico, assim como a Europa foi colonizadora e exploradora da maior parte dos países do mundo.

6) a) Resposta pessoal. b) Clima frio polar, com inverno rigorosíssimo e verão brando. Os ventos são frios e intensos e a queda de neve é constante. c) Nesse tipo de clima chove pouco (menos de 500 mm ao ano) e as chuvas são irregulares. A temperatura varia muito, dia com temperaturas altíssimas (50ºC) e a noite o frio é intenso (0ºC ou menos). d) De 0 a 300 m = presença de matas e pastos, de 300 a 1000m = florestas de folhas caducas; de 1000 a 2400 m = pinheiros; de 2400 e 3000m = campos alpinos; acima de 3000 m = rochas nuas e geleiras. Exercícios das páginas 37 a 41 corrigidas na lousa em sala de aula.