UNIÃO EUROPÉIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Blocos Econômicos.
Projeto de Geografia.
UNIÃO EUROPÉIA UNIÃO EUROPÉIA.
Uniões aduaneiras e áreas de comércio livre
Alargamento Vs Aprofundamento
A EUROPA DOS 27.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
CE_16_União_Europeia DISCIPLINA: Comércio Exterior
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
A cidadania europeia.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A formação da União Europeia
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
União Européia: Sonho ou Realidade
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Tratados da União Europeia
Sistemática de Importação e Exportação
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
União Européia.
União Europeia.
Trabalho Elaborado Por: Beatriz Gateira João Piteira.
FASE DO CAPITALISMO FINANCEIRO DOUTRINA: NEOLIBERALISMO
UNIÃO EUROPÉIA.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
União Europeia Sílvia Neto.
Objectivo - Eliminar progressivamente os controlos das fronteiras internas e estabelecer um regime de Livre Circulação para todas as pessoas que sejam.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Integração Econômica.
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPÉIA

O QUE É O Tratado de Maastricht, assinado por representantes dos países da Comunidade Européia em fevereiro de 1992, marcou um extraordinário progresso no sentido de unificar a ação econômica, política e social dos países da Europa. Esse projeto, no entanto, enfrentou a mesma dificuldade que qualquer proposta política de unificação: convencer os interessados de que é conveniente abrir mão de certas vantagens particulares em benefício do conjunto.

PROPOSTA PRINCIPAL Entre os objetivos que a União Européia pretendia conquistar até o fim do século XX eram: ampliação da Comunidade para 27 membros, com inclusão dos países do leste europeu, Chipre e Malta; adoção de uma moeda única para todos os membros; redução do índice geral de desemprego para menos de 5% da força de trabalho; estabelecimento de uma política conjunta de defesa e de relações exteriores; preservação dos acordos já postos em prática mesmo com a inclusão de novos membros; e integração da população de cada membro aos mecanismos de decisão da Comunidade.

A União Européia anulou as fronteiras da cidadania e se propôs aumentar a cooperação transnacional no que se refere a assuntos econômicos e monetários, estabelecer uma política externa e de defesa comuns, e estender a cooperação a assuntos internos e à justiça. Em 1º de janeiro de 1995 aderiram Áustria, Finlândia e Suécia.

PAÍSES MEMBROS A União Européia tem como membros: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Suécia, Áustria, Dinamarca, Grécia, Finlândia, Portugal, Irlanda e Luxemburgo.

FUNDAÇÃO A União Européia foi fundada em 1957 por seis países da Europa ocidental com assinatura do Tratado de Roma, que entrou em vigor no ano seguinte. Foi denominada Comunidade Econômica Européia (CEE) desde a fundação até 1993, quando passou a se chamar União Européia ( UE). Sua sede fica em Bruxelas na Bélgica. O Tratado de Maastricht, que criou a União Européia e entrou em vigor em 1º de novembro de 1993, transformou formalmente a CEE em Comunidade Européia (CE), embora esse nome já estivesse em uso para designar o conjunto dos três acordos vigentes.

PRINCIPAIS PROBLEMAS Principais dificuldades. A oposição à União Européia manifestada por amplos setores da população, -- como por exemplo na Dinamarca, em que o Tratado de Maastricht só foi referendado num segundo plebiscito -- e por partidos políticos dos países signatários mostrou que nem todos acreditavam na possibilidade de uma Europa unida em torno de objetivos comuns. Os chamados "eurocéticos", entre os quais se destacou a ala mais direitista do Partido Conservador britânico, viam a União Européia como mecanismo capaz de se sobrepor às tradições de cada país,

eliminar dispositivos protetores das indústrias nacionais, obrigar a uma unificação monetária prejudicial para as moedas mais fortes e permitir o acesso de contingentes de desempregados provenientes dos países menos desenvolvidos da Comunidade aos empregos oferecidos pelos países econômica e socialmente mais estáveis.

PONTOS POSITIVOS -Fortalecimento Político e econômico dos países membros -Supressão de tarifas aduaneiras -Livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. -Criação de moeda única

RELAÇÃO COM O BRASIL Em 15 de dezembro de 1995, assina um tratado com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que prevê a criação de uma área de livre-comércio entre os dois blocos até 2005. Juntos, esses blocos têm quase 600 milhões de habitantes e a soma de seus Produtos Internos Brutos (PIB) atinge US$ 7 bilhões.