b) Largura do Canal de Navegação: trechos retos

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Transcrição da apresentação:

b) Largura do Canal de Navegação: trechos retos Medida em relação ao pé das encostas laterais ou da faixa correspondente a maior profundidade (talvegue). Fatores a considerar: Direção e velocidade das correntes; Cruzamentos e ultrapassagens das embarcações; Ventos; Lamina d’água abaixo da quilha (fundo da embarcação); Grau de confinamento (Fatores de bloqueio f); Geologia da calha; Alinhamento do canal (talvegue) (embarcação sempre navega no eixo).

FIGURA 33: Largura do canal de navegação: Trechos Retos e em Curva

Critérios de dimensionamento: PIANCO (Permanent Internacional Association of Navigation Congress): Canais com cruzamento e ultrapassagem 6B ≤ L ≤ 7B   Canais sem cruzamento e ultrapassagens 3B ≤ L ≤ 4B

FIGURA 34: Características Geométricas da Embarcação Tipo

Método Canal do Panamá Considerar: Folgas laterais (1) (faixa da largura devido a: ângulo de derivada da embarcação, profundidade e largura do canal, velocidade do navio, direção e intensidade das correntes, ventos e ondas e características físicas das encostas: talude). Faixa de manobra (2) (controlabilidade da embarcação); Folga entre navios (3) (forças hidráulicas de sucção e repulsão entre embarcações nas ultrapassagens e cruzamentos);

FIGURA 35: Canais com e sem Cruzamento – Método Canal do Panamá

c) Largura do canal de navegação: trechos em curvas Características: Nesses trechos a embarcação navega fora da linha do centro da via navegável; A força centrífuga tende a deslocar a popa para a parte externa da curva (côncava), contrariamente ao movimento da proa (convexa); As correntes do deslocamento e o vento afetam a manobra.

FIGURA 36: Navegação em Trecho Curvo

Le=l²/8R (unidades em metro) Classificação da curva: Se R < 1500 (m) curva fechada Se R ≥ 2500 (m) curva suave Se 500 < R < 2500 (m) curva normal Le=l²/8R (unidades em metro) Le = largura extra ou sobre largura (m) (para segurança do tráfego) l = comprimento da embarcação (m) R = raio da curva

d) Lay-out do Alinhamento do Eixo de Navegação FIGURA 37: Eixo do CN

Direção do eixo preferencialmente reta; Curvas com raios longos; O eixo do Canal de Navegação é definido tendo em vista realizar-se navegação mais cômoda, com menos manobras. O eixo do CN é definido com base: Na planimetria (sondagem feita de 50 em 50 metros) do rio (talvegue) ou canal artificial e das singularidades hidráulicas (bancos de areia, etc.); Direção do eixo preferencialmente reta; Curvas com raios longos; Região meândrica: prever a instabilidade do leito e a retificação da calha, ou a implantação de canal artificial (lateral).

C. 6 - Capacidade de tráfego em hidrovias Objetivo: definir as atividades de transporte (tipos de carga) e conseqüentemente a embarcação do projeto. É analisado com base no mercado atual e futuro a ser atendido pela via navegável. Tipos de carga: Carga a granel Sólido: minérios, soja, carvão, milho. Líquido: petróleo, óleo, álcool, gases.

FIGURA 38: Características Físicas da Embarcação Cargas gerais: produtos empacotados em unidades (container, pallets). Embarcação FIGURA 38: Características Físicas da Embarcação

Características físicas: LBP: comprimento (motor); L: comprimento total; Calado (d): distância entre NA e quilha (navio totalmente carregado); B: boca de embarcação; Pontal: distância entre convés e quilha; Borda livre (h): distância entre NA e convés; Pontal = d + h

PB = DM - DL (pesos: combustíveis + lubrificantes+ tripulação + ...) Características de peso: Deslocamento da embarcação: peso do volume de água deslocado; Deslocamento Leve (DL) (ou deslocamento mínimo): deslocamento sem combustível, lubrificantes, tripulação, passageiros, mantimentos, bagagens, cargas, lastro; Deslocamento Totalmente Carregado (DM): deslocamento com o máximo de carga; Porte bruto (PB): PB = DM - DL (pesos: combustíveis + lubrificantes+ tripulação + ...)

Porte líquido: peso comercializado; DL: Peso próprio (PP); DM: PP + carga + gerais + combust. + lubrificantes + tripulação + ...; PB: DM – DL (corresponde aos pesos: comb. + lastro + tripulação + passageiros + carga + ...).

Tipos de embarcação: Marítima:

FIGURA 39: Arranjo Comboios Tipos (Hidrovias) Fluvial: Comboios tipo (VN natural – rios de corrente livre; VN artificial – rios regularizados e/ou canalizados) FIGURA 39: Arranjo Comboios Tipos (Hidrovias)

Proposta de Classificação das Hidrovias (referência: Plano Nacional das VN’s):

FIGURA 40: Aplicação da CPNA’s para Hidrovias