Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
POR QUE PLANEJAR!.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
“Propostas de Projetos para os Territórios Rurais de Sergipe”
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Luciana de Paiva Luquez
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
Caracterização do Problema:
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
PROGERIRH / PRODHAM.
“O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra”
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Organização política o segmento agropecuário
Sustentabilidade.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Agência Goianésia (GO)
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Sub-Rede: Os efeitos das intervenções antrópicas na Bacia do Purus: análise das relações entre as funções ambientais, atores sociais e gestão das águas.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ PROJETO COMPONENTE 3 Desenvolvimento e Validação de Estratégias Participativas.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
SUBTEMA: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PROJETO DE PESQUISA 3: Desenvolvimento e validação de estratégias participativas de recuperação de áreas agrícolas.
Segurança alimentar e mercados institucionais
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
« Agricultura e desenvolvimento sustentável nas problemáticas das « Políticas Baseadas em Evidências » - 28 de agosto de , M.J CARNEIRO, R. GUEDES-BRUNI,
Coordenação geral: Ima Célia Vieira – CBO / MPEG
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
SUBTEMA: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADS
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Estratégias para a Amazônia
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono
Projeto de extensão Capim Limão
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
A EMBRAPA E AS AÇÕES DE P & D NA AMAZÔNIA NEWTON DE LUCENA COSTA EMBRAPA AMAPÁ.
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia

Aumentar a resiliência (ecológica e social) de agricultores da Amazônia, com ênfase no segmento da agricultura familiar, a processos de degradação ambiental advinda de adoção de práticas agrícolas inadequadas e a mudanças ambientais associadas a processos em escala mais ampla. Contribuir à ampliação na adoção de sistemas agroflorestais como opções à ocupação de áreas já desmatadas na Amazônia, em especial aquelas em diferentes graus de degradação,

PROJETOS COMPONENTES DA SUBREDE: PROJETO 1 - Espacialização e diagnóstico da situação atual e das causas de degradação em diferentes sistemas de uso da terra em áreas desmatadas na Amazônia. PROJETO 2 - Uso de sistemas agroflorestais e alternativos para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia. PROJETO 3 – Desenvolvimento e validação de estratégias participativas de recuperação de pastagens e áreas agrícolas degradadas na Amazônia. Projeto 4 - Definição e validação de indicadores de degradação e de sustentabilidade para diferentes sistemas tradicionais e alternativos de uso da terra na Amazônia.

Individualmente, os projetos componentes desta sub-rede têm o seguinte potencial: O projeto 1, contemplando ações de diagnóstico em distintas situações em que se evidencia processo de degradação, apontará a natureza deste processo, sugerindo assim formas de evitá-lo e de mitigá-lo O projeto 2 proverá opções de espécies arbóreas e arbustivas e de arranjos espaciais e temporais para os componentes de sistemas agroflorestais a serem propostos para diferentes cenários avaliados. O projeto 3 viabilizará a aplicação de estratégias participativas no delineamento e implantação de sistemas agroflorestais como opções de recuperação de áreas degradadas, contribuindo, assim, para um processo mais realístico de validação de sistemas agroflorestais em diferentes realidades regionais. Este projeto também oferecerá indicações sobre a adequação de métodos de pesquisa participativa em contextos complexos como os a serem abordados. O projeto 4 oferecerá um conjunto de indicadores de degradação ambiental de sistemas de uso da terra vigentes, bem como um conjunto de indicadores de sustentabilidade aplicáveis a sistemas agroflorestais propostos como opções viáveis à recuperação de áreas degradadas, o que viabilizará a implantação de políticas de fomento à adoção desses sistemas alternativos de uso da terra, como é o caso de políticas de créditos para custeio da implantação desses sistemas.

Os projetos componentes desta sub-rede, em seu conjunto, têm o potencial de: (a) oferecer informações com embasamento científico a tomadores de decisão e às organizações de produtores sobre os atuais processos de degradação ambiental associados a usos correntes da terra e sobre opções passíveis de resultarem em serviços ambientais e em melhoria das condições socioeconômicas dos produtores. (b) oferecer opções para harmonizar políticas ambientais com preocupações relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável. (c) ampliar o nível de informações sobre opções sustentáveis de uso da terra na Amazônia.